quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SUS terá que iniciar tratamento do câncer até 60 dias após o diagnóstico

Notícia publicada no site ABRALE:


"Os senadores aprovaram nesta terça-feira (30) e agora segue para sanção presidencial o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei que estabelece o prazo máximo de 60 dias, contados na data do diagnóstico, para o início do tratamento de pacientes com câncer pelo Sistema único de Saúde (SUS). 
Considera-se iniciado o tratamento somente com a realização de intervenção cirúrgica, radioterápica ou quimioterápica, de acordo com a indicação para o caso. A lei entrará em vigor 180 dias após a sua publicação. 

O texto prevê ainda o acesso "gratuito e privilegiado" a analgésicos, derivados de ópio, para os portadores de câncer que estejam sofrendo dores. Os Estados devem dispor de instalação de serviços especializados em oncologia, de modo que áreas não contempladas passem a ter acesso a esses serviços. O descumprimento será punido com penalidades administrativas. 

De iniciativa do ex-senador Osmar Dias (PDT-PR), a proposta foi ampliada na Câmara dos Deputados para fixar o prazo máximo do tratamento. A relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), lembra no seu parecer que a demora em começar o tratamento é o principal problema na terapêutica de câncer no Brasil. Ana Amélia reconhece que a simples conversão da lei não resultará no fim das mortes por câncer no Brasil, mas que representará um marco histórico para a terapêutica oncológica no País. 

Fonte: UOL"

Fico em dúvida se é pra comemorar ou não tal direito. Embora seja um pequeno degrau alcançado, 60 dias é muito tempo para um paciente com câncer! Muito mesmo! E como fica o psicológico da pessoa, de saber que está doente e esperar todo esse tempo pra iniciar um tratamento?

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Reações quimioterápicas

Oi gente!

Ontem eu estava pensando e resolvi postar aqui, como cada sessão de quimioterapia traz reações semelhantes e diferentes ao mesmo tempo.

Primeiro, existem vários protocolos (combinação de medicamentos) para cada tipo de câncer ou de estágio da doença. Cada protocolo vai trazer reações diferentes, por serem drogas diferentes se combinando. Segundo, mesmo utilizando o mesmo protocolo, o organismo dos pacientes também reage de forma diferente.
Por exemplo, o cabelo. Pessoas que fizeram ou fazem o mesmo protocolo que o meu, chamado ABVD, podem perder o cabelo. Li pessoas que perderam um pouco, outros que perderam quase tudo e no meu caso, perdi muito pouco. O próprio médico, em toda consulta, fala do meu cabelo, acho que ele fica espantado de não ter caído quase nada mesmo após 8 sessões.

Além de todas essas diferenças, há a reação diferenciada do seu organismo. Nenhuma sessão traz reações iguais a outra, podem ser semelhantes, mas iguais não são. Nessas oito sessões, deu pra ter uma noçãozinha disso. Vejam o que já aconteceu comigo:

1. Estômago: Sinto enjoos moderados após todas as sessões, mas nunca cheguei a vomitar. Desde a quarta sessão não tomo mais remédios para enjoo, o médico havia me recomendado Nausedron, durante 03 dias após todas as sessões, mas percebi sozinha que ele mais me atrapalhava que ajudava. Prendia meu intestino e ai eu me sentia mais mal ainda. Dramin, Plasil também não fazem diferença no enjoo, me ajudam a dormir só, rs. 

2.Apetite: Eu sempre como bem, mas em algumas vezes não tinha vontade de certos alimentos. Acho que essa é a parte mais caixinha de surpresa. Eu já passei 3 dias sem querer tomar nada frio, nem água direito, gelado então nem pensar. Foi um pós-quimio de sopa, caldo e mingau. Mas eu também já sai da sessão direto pra comprar sorvete e comi quase metade do pote de uma vez.
Na sétima sessão, eu passei dois dias sem conseguir comer comida mesmo (almoço, jantar) só tinha vontade de comer lanches. Ontem, sai da sessão direto pro restaurante e enchi o prato de tudo que gosto. É ou não é uma caixinha de surpresas?

3.Cansaço e Fraqueza: O cansaço e fraqueza são sempre bem parecidos. Na primeira semana pós-quimio, fico mais cansada rapidamente, com esforços que antes não me cansariam. A única diferença entre as sessões é que teve vezes que sentia muito sono e conseguia dormir muito, outras vezes dormia o normal de sempre.

Fora esses sintomas mais frequentes, eu tive afta apenas uma vez, na primeira sessão. Tenho também uma coceira nas mãos, como uma dermatite, eu sei que é normal e devido a reação da medicação, pode irritar a pele mesmo. A coceira vem fica uns cinco dias e depois some, deixando as marquinhas castanhas no local onde coçou.

Acho que por hoje é só. Estou me sentindo bem após a oitava sessão, escrevendo aqui me distrai um pouco, o que é muito bom, porque nesses primeiros dias só quero que a hora passe rápido, rs.

Bjos 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Oitava sessão de quimioterapia

Oi gente, tudo bem?

Hoje fiz minha oitava sessão de quimio, achei que a imunidade nem estaria boa, mas o exame de sangue de ontem autorizou a sessão.
Estou cansada, um pouco fraca, mas consegui comer bem hoje. Também com Brasília a 34ºC e umidade do ar a 13%, todo mundo acaba sofrendo mesmo, e eu acabo sofrendo mais também.
Bom, não tenho muitas novidades, está tudo seguindo no tratamento. Fico bem quando as reações passam e sinto enjoo e cansaço durante as reações. Mas, ainda tenho que agradecer meus enjoos tranquilos, que permitem comer, não incluem vômito, sei que tem gente que sofre muito mais as reações que eu.

bjos

Obs: 120 dias em tratamento hoje!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

De onde vem a força...

Dia desses assisti um vídeo no blog da Sara e também quero reproduzi-lo aqui. É o depoimento de um médico que perdeu a esposa e as duas únicas filhas em momentos diferentes mas pelo mesmo motivo: parada cardiorrespiratória.


É claro que ele teve seu momento de luto, tristeza, desespero. Eu que nunca perdi uma pessoa querida, sou incapaz de imaginar a dor que ele teve que suportar. Como ele mesmo diz no relato, ele é forte. E de onde será que vem essa força? Claro que ela pode vir de Deus, das nossas crenças, da nossa fé. Mas ela também vem da nossa falta de escolhas. Quando a gente não tem mais alternativa, o jeito é ser forte. Vai fazer o que? Levantar a cabeça e recomeçar.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Macarrão com Almôndegas

Gente, 

eu sei que esse blog é sobre minha história com o Linfoma de Hodgkin, mas é porque fiz uma receita tão bacana ontem, que acho que merece ser compartilhada. A receita está no site TUDO GOSTOSO, acesse aqui.




Ingredientes:

Almôndega:
500g de carne moída (coxão mole)
2 ovos
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
1/2 cebola picada
Sal, pimenta e sazón a gosto

Molho:
1/2 cebola picada
1/2 alho picado
3 colheres (sopa) óleo
1 lata de molho de tomate
1/2 lata de água
1 cubo de caldo de galinha
1 pitada de açúcar
Sal, pimenta, salsinha desidratada, sazón a gosto


Modo de preparo:
Almôndegas
Junte todos os ingredientes em uma vasilha e misture bem
Pegue uma colher de sobremesa como medida e faça as bolinhas (rende em torno de umas 45 unidades)
Esquente uma panela com 2 a 3 dedos de óleo e frite as almôndegas até que fiquem levemente douradas (dentro poderá ficar crú, pois elas terminarão de cozinhar junto ao molho de tomate e ficarão mais suculentas)
Reserve-as

Molho
Refogue a cebola e o alho no óleo
Junte o molho de tomate, a água, o caldo de galinha, os temperos a gosto e deixe ferventar em fogo médio
Assim que o molho começar a borbulhar, junte as almôndegas (coloque também o caldinho que elas devem ter soltado no recipiente em que ficararm reservadas), tampe a panela e deixe em fogo baixo/médio por mais 5 minutos
Coloque em um prato, decore com salsinha desidratada e bom apetite


Eu deixei cozinhar mais que cinco minutos porque fiquei com medo de ficar crua por dentro e achei ótimo. Servimos com macarrão e o crédito da foto é de Bruno Lima, rs.


Bjos

Check-up Básico

Oi, 

Quando eu era criança, minha mãe tinha o hábito de me levar ao médico pelo menos uma vez ao ano para uma check-up básico. E eu aprendi com ela que cuidar da nossa saúde, mesmo que não tenhamos qualquer sintoma, é de suma importância. Nesses últimos dias eu fui ao oftalmologista, ginecologista e no pneumologista.

No oftalmologista, fiz uma consulta de revisão anual, pois fiz cirurgia de correção de miopia em dezembro/2010 e enxergo muitooooo bem. Depois de anos e anos de óculos e lentes de contato, a cirurgia a laser de 15 minutos, com anestesia local, me devolveu a perfeição da visão. Está tudo Ok com as minhas "vista".

Pela primeira vez, o ginecologista me pediu ecografia das mamas, não sei se porque estou ficando idosa ou por ter contado sobre o linfoma. Mas, felizmente, mamas, útero, ovários e etc estão todos bem também.

O pneumologista, eu fui tirar dúvidas na verdade, não é um médico que costumo ir anualmente. No meu PET de maio/2012 e na tomografia de outubro/2012 aparecem pequenos nódulos no pulmão direito, com 5mm e 8mm. Perguntei ao oncologista o que eram e ele disse apenas que eu não precisava me preocupar. Meu oncologista é simpático, gente boa, atencioso, mas não é muito didático. Fui eu então ao pneumologista  para que ele me desse uma aula sobre nódulos no pulmão, rs.

E não é que acertei um médico legal pela rede referenciada do convênio? O médico, com 30 anos de experiência em pneumologia, me disse que não se faz, em nenhuma hipótese, biopsia de nódulos tão pequenos, e o que deveríamos fazer era acompanhar semestralmente se esses nódulos não irão crescer.
Me explicou que certas pessoas têm nódulos benignos, que são como cicatrizes de gripes, tuberculose ou pneumonia. Ficam no pulmão pra sempre mas não crescem.




O gosto ruim na boca e o enjoo deram uma trégua, mas acho que a imunidade caiu esses dias porque senti bastante dor de cabeça. Nada que não fosse suportável, parece com aquela dorzinha de cabeça que a gente tem no inicio de um resfriado. Farei um hemograma no domingo, 28/10.

Outra coisa que já faz um tempo que vem acontecendo é uma coceira nas mãos. Começam a surgir bolinhas vermelhas que coçam bastante e depois que param de coçar deixam uma marquinha marrom. Falei pro médico na última consulta e estou usando uma pomada receitada por ele. Sei que é uma reação normal à quimioterapia, o próprio manual da clínica avisa sobre irritações na pele.

Bom é isso, não tenho mais nada a contar, rs.


Bjos =)


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Parece fácil mas é difícil...

Cinco dias após a sétima sessão, continuo cansada fisicamente e um tanto enjoada. Enjoada e chata. Muitas pessoas quando estão tristes conseguem escrever melhor pois desabafam. Eu sou o contrário, tenho mais facilidade em escrever quando estou alegre.

Não que eu esteja triste, estou apenas cansada emocionalmente também. Cansada de passar mal, cansada do tratamento, cansada de estar limitada. Pra maioria das pessoas o tempo tem voado, passado rápido, mas pra mim não. Vejo cada cm³ de hora passar devagarzinho. E as cinco sessões que faltam até o próximo exame não passarão rápido, pelo menos pra mim.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Lindo Vídeo! Mais lindo ainda é doar-se!

Oi Gente!

Me emocionei com este vídeo elaborado por pacientes do setor de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba-PR, inspirado no vídeo das crianças do Seattle Children's Hospital.


Antes de me descobrir com Linfoma, pensei muitas vezes em ir doar sangue, e nunca fui. Será que você já pensou também e nunca chegou ao hemocentro? Vá agora, vá dessa vez. Please! Ajude alguém, mesmo que não seja medula como é o apelo do vídeo, doe apenas sangue. 

Li o post de hoje da Christiane Diel, que está em tratamento contra o Linfoma de Hodgkin também, ela fala sobre a transfusão de hemácias que precisou fazer e de como foi importante receber essa doação. Leia aqui o post dela.

Bjos

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sétima Sessão Quimioterapia!

Oi Gente, 

Cá estou eu para trazer novidades. Fiz hoje minha sétima sessão de Quimio, é o inicio do 4º ciclo. Cada ciclo possui duas sessões e eu farei 6 ciclos (12 sessões), confirmei com o médico hoje.
Hoje foi mais difícil pra comer, não estou tãooo enjoada, mas estou sem vontade de comer, sem fome. Consegui fazer alguns lanches, comida mesmo não desce. E nenhuma, porque teve o almoço da clinica, o almoço que meu pai comprou e a comida da mamãe. Mas não consigo mesmo. Amanhã devo conseguir, comer é meu forte, rs.

Estou cansada, com moderação e com o rosto bem abatido dessa vez. Já estive pior e menos abatida. Vai entender, né?

Antes de ir pra quimio, passei cedinho pra pegar minha tomografia, e estava pronta! Pronta e linda, por dentro eu sou uma pessoa normal! kkkkk Fígado, pâncreas, intestino, etc, tudo normal. E o melhor de tudo, não há LINFONODOS AUMENTADOS. Explicando melhor, os nódulos que o exame PET-CT captou nas axilas e na virilha, em maio, antes de iniciar o tratamento, não foram localizados na tomografia. Isso quer dizer que o protocolo de quimio está sendo bem sucedido.

Próxima etapa: Mais cinco sessões de quimio, que devem durar entre 3 e 4 meses (levando em consideração os atrasos por causa da imunidade) e novo exame PET-CT. Se não detectar nada, paramos as medicações, vamos para os exames de controle e volto a vida semi-normal! Huruuuuuu

Só tenho a agradecer a Deus, por ter a oportunidade de ter saúde, a minha família, meus amigos que sei que sempre posso contar, meu namorado querido, lindo, que se preocupa muito comigo e está presente em todas as sessões.

bjos =)

PS: O blogger devolveu a minha contagem de visitas, rs. Retiro o bico do post anterior, rs.

domingo, 14 de outubro de 2012

Tô de bico com o Blogger!

Ahhhhh o senhor blogger zerou minhas estatísticas, eu acompanhava a contagem das minhas visitas com tanto carinho, rs. Hoje, pela manhã, eram 1270. E agora é Zero, rs. Ele se reiniciou, vai ver estava cansado de contar...hehehe

Já estou com o hemograma em mãos, tudo certo para fazer a sétima sessão de quimioterapia. Granulokine fez o seu trabalho e a imunidade está lá em cima. 

Antes da sessão, vou passar  na clínica pra ver se minha tomografia ficou pronta, mas o prazo é até terça. Então, se não estiver, terei que compreender.

Mais notícias de enjoos e cansaço em breve, rs.

Bjos 

Filme: Antes de Partir



Sinopse e detalhes

Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a "lista da bota", algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.

Esse filme passou na TV aberta ontem, é de 2007, mas eu não havia assistido ainda. Achei muito bacana e reforça convicções minhas. A primeira é de sempre lembrarmos que somos finitos neste plano, e por temos fim devemos aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece da melhor forma possível.
Eu já realizei muitos sonhos, fiz coisas que queria fazer, mas nos últimos tempos estava deixando algumas coisas de lado, algumas coisas para depois, as vezes porque queria economizar, outras vezes por pura preguiça mesmo.
Eu decidi que quero voltar a ser como antes, realizar mais e colocar menos no papel. Quero sonhos menores, porém mais rápidos. Não quero pensar em como será minha vida em cinco anos. É um horizonte muito longe. Quero meus planos pra essa semana, pra esse mês. 
Não quero mais trocar minhas férias por um cursinho pra concurso(fiz isso em jan/12), quero viajar, quero reprogramar a mente, desestressar. Claro que vou estudar, fazer as provas, buscar um cargo melhor. Mas acho que posso fazer isso com mais calma, não preciso sacrificar férias, não estou tão desesperada assim.
Não estou pensando em largar tudo, em ser extremamente imediatista. Só quero definir melhor o meu foco no presente. Acredito que dará certo, os olhos focados aqui e uma olhadinha de rabo de olho no futuro. Também não posso abandonar os planos que exigem mais tempo, que não podem ser realizados agora, há sonhos que precisam de um planejamento maior. Só não quero que isso seja meu foco. Não quero olhar láááá na frente e acabar tropeçando.

sábado, 13 de outubro de 2012

Linfoma, tipos, subtipos e o meu tipo

Olá, 

Encontrei um vídeo bem legal, principalmente pra quem não conhece a doença, que explica informações básicas sobre o Linfoma:




Há diversos tipos de Linfoma, divididos em dois grupos: Linfoma não Hodgkin (com mais de 30 subtipos, segundo o site da Abrale) e o Linfoma de Hodgkin (com 4 subdivisões), que é o meu tipo de linfoma. Abaixo um quadro com os quatro tipos de Linfoma de Hodgkin com o meu subtipo marcado em vermelho:




Como podem observar, eu fui extremamente sorteada com meu tipo de linfoma, apenas 3% dos casos são como o meu e também é um subtipo com evolução lenta. Acredito que por isso eu não tive sintomas da doença, mesmo passando 1 ano enrolando pra fazer a biopsia de um nódulo que eu achava que não era nada.



Além dessa divisão, também é feito o estadiamento da doença, como para saber até onde ela avançou, veja a tabela:



O meu estádio é o III, tenho gânglios aumentados na virilha e também na axila. Há também a divisão entre estádio A e B, sendo o A para pacientes sem sintomas e o B para pacientes com sintomas, então no meu caso sou III-A.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dia das crianças, dia de feira, dia de relembrar...

Quando eu era criança (o que não faz tanto tempo assim), lembro de irmos à feira muitas vezes, geralmente aos domingos. Íamos andar, olhar, comer (menos minha mãe que morria de nojo de comer na feira), fazer hora, sei lá qual era o objetivo, lembro que sempre gostei da muvuca de feira.
Ainda hoje aprecio as cores das frutas expostas, das verduras, dos temperos, ahh os temperos, a banca mais bonita.

Quando fiz meu trabalho de conclusão de curso na faculdade, tive a opção de elaborar um produto ao invés de uma monografia. Como meu curso é comunicação social, elaborei um suplemento jornalístico com tema Culinária Nordestina e como não podia faltar, fiz uma reportagem sobre as feiras de Brasília (que carregam muito das tradições do Nordeste). 

Hoje, revivi meu encanto com as feiras, fomos a feira da Torre de TV de Brasília. Lá tem muitos artigos de decoração, de artesanato, móveis e como não poderia faltar: comidas! Pra comer em feira não pode ter frescura, rs. Na feira da Torre tem barracas com comidas típicas de vários estados brasileiros. Baiana, paraense, goiana... Vi uma senhora comendo açaí com farinha de tapioca e só me lembrei da viagem que fiz em 2007 pra visitar uma amiga em Belém.

Que viagem deliciosa! Uma das culinárias mais diferentes que experimentei, pois moro no centro oeste e também estou acostumada com a culinária nordestina mas não conhecia nada do Norte. Provei de tudo, Maniçoba, Tacacá, peixe com açaí e farinha de tapioca, pupunha, e por ai vai...rs
Fui também visitar o Mercado Ver o Peso, muitas frutas e coisas que eu nunca tinha visto na vida, como por exemplo Pupunha, pra mim, frutinha com gosto de pamonha, essa amarelinha ai da foto:


O passeio de hoje, além de me fazer relembrar essa viagem que foi bem bacana, me fez ver várias crianças saltitantes pela feira com brinquedos parecidos com os que eu tive! Gente, que coisa boa relembrar isso! 
Quem não teve um passarinho de madeira que batia as asas quando a gente o empurrava pelo quintal? E o bichinho fazia tec, tec, tec, tec...





E esse cachorrinho, quem teve? Ele funcionava a pilha, ia latindo, sentando devagar, quando de repente dava um mortal pra trás kkkkk Eu tive! Por que não guardei? Acho ele muito legal. 




Bom mesmo foi ver os pais levando suas crianças pra feira no feriado, como meu pai fez comigo. Comprando pipa, passarinho de madeira, balão, pipoca e bola, ensinando que existe muito mais que televisão, computador, videogame e celular.
Melhor ainda foi distrair um pouco, esquecer tratamento, doença, nem que seja por alguns momentos, porque tem hora que tudo fica muito pesado. Os últimos dias foram um pouco ansiosos, um pouco de medo do que ainda vem por aí no tratamento, muita saudade da vida normal e de poder fazer planos, mudanças e repensar a vida que está em standyby.


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Tomografia e Blábláblá

Oi gente! 

Hoje, pela manhã, fui fazer a tomografia de abdômen e tórax pra vermos como está a situação do corpinho. Fica pronto em três dias úteis. Esses exames, pra mim, sempre são tranquilos, apesar de precisar de agulha para aplicar o contraste. Não tenho problemas com agulhas e seringas, ainda bem, porque a de hoje era grande viu, rs?

Quem nunca fez uma tomografia, o procedimento é bem simples. Você deita na "maca" da máquina e vai passando por dentro da máquina repetidas vezes, momento em que ela vai batendo "fotos" do seu corpo. Em determinado momento é injetado o contraste (feito de iodo) na corrente sanguínea e continua a sessão de fotos do nosso interior.

O contraste  serve para ver melhor coisas que sem o contraste passariam desapercebidos, ou seriam difíceis de ver. Várias doenças sofrem o que chamamos de realce com o contraste, ou seja, ficam mais visíveis. É o caso de alguns tipos de tumores e infecções. Quem tem alergia a iodo não pode fazer o contraste. Antes do exame fui orientada a tomar comprimidos de Allegra e de Tagamet, para inibir possíveis reações alérgicas ao contraste.


Mudando de assunto, quero registrar também que as injeções de Granulokine, dessa vez, não me causaram dor. Aliás, não me causaram qualquer reação. Domingo (14/10) vou fazer exame de sangue e saberemos como está a imunidade. Sétima sessão já está chegando, é dia 15, se Deus quiser. Gostaria que até lá a tomografia estivesse pronta, já mostraria para o médico. 

No mais, tudo bem. Essa semana é a semana boa, quando fico mais disposta e o enjoo passa. Como consigo me distrair mais, o tempo passa mais rápido. Deveria ser ao contrário, a semana má que deveria ser rápida em passar, rs.

Bjossss

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O protocolo ABVD


Oiiiii

Sempre falo ABVD pra lá, ABVD pra cá, sei que este é meu protocolo de quimioterapia, mas não tinha parado para pensar quais são essas quatro drogas e como cada uma delas age. Resumindo:

Atualmente, o ABVD, regime de quimioterapia, é o padrão ouro no tratamento da doença de Hodgkin. A abreviatura representa quatro drogas: adriamicina (Doxorrubicina), bleomicina, vinblastina e dacarbazina. Desenvolvido na Itália na década de 1970, o tratamento ABVD normalmente leva entre seis e oito meses, embora tratamentos mais longos possam ser necessários.

O que cada droga faz?

Adriamicina, também chamada Doxorrubicina, altera o funcionamento celular, evitando a proliferação de células malignas.

Bleomicina, Liga-se ao DNA provocando fragmentações.

Vinblastina, assegura que as células cancerígenas não continuem a crescer fazendo com que morram.

Dacarbazina, causa uma reação química que provoca danos ao material genético (DNA) das células tumorais, o que resulta em morte celular.

Será que escrevi tudo certo? Quanto nome difícil! Ainda bem que não li essas bulas antes, porque descreve tanta reação, contra indicação, efeito colateral e coisas prejudiciais que eu ia ficar com medo de fazer o tratamento, kkkkk.

Mas o importante é que elas são eficazes e se Deus quiser estão fazendo o resultado esperado em mim! Amém!

Bjos 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Oi, como está?

Oi, eu estou bem, obrigada.

Sentindo o finzinho das reações da última sessão. O enjoo deu lugar a uma moderada azia e o cansaço já me deixou ficar acordada o dia inteiro. 

Psicologicamente consegui ficar mais estável, bem melhor que os sentimentos da quinta sessão. Não tive minha TPM quimioterápica, dessa vez foi só físico mesmo. 

Minha tomografia está marcada para o dia 10/10, é ela quem vai dizer como está o corpitcho em relação ao Hodgkin. 

Tomei 4 injeções de Granulokine, falta uma amanhã, até o momento sem reações. Mas sei que não posso festejar, porque da última vez foi no quinto dia que as reações apareceram, e que reações! Uma dor no osso da bacia, sem comparação com nada que eu já tenha sentido. 


No mais, aproveitem o fds! 

Bjos

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Outubro Rosa!

Oiiii

O Outubro rosa vem para alertar as mulheres da importância dos exames de diagnóstico precoce para tratar e curar o câncer de mama. Por diversos cantos do mundo, vários prédios públicos são iluminados de rosa, intensificando o movimento. Olha como Brasília ficou linda:





Para conhecer a história, o objetivo e como participar do movimento é só acessar o site http://www.outubrorosa.org.br/.

Bjos 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sessão Seis de Quimioterapia!

Imunidade é algo que não dá pra perceber no rosto ou na disposição de um paciente em quimioterapia. Na última semana, eu fiz três hemogramas para a contagem dos Neutrófilos (tipo de célula de defesa) e me sentia extremamente bem e disposta nos três exames. Os neutrófilos de uma pessoa normal, com imunidade adequada, têm valor de referência acima de 1.500.

No meu primeiro exame eles contavam 830 e não fiz sessão de quimioterapia. O segundo, três dias depois, eles caíram ainda mais, chegando a 540. Passaram-se mais três dias e eis que ontem eu tinha 2360 neutrófilos. Agora me diz, dá pra entender? É minha medula quem manda minha gente, eu sou mera expectadora.

Enfim, ontem fiz minha sexta sessão, intervalo de 21 dias. Não fiquei ansiosa dessa vez, bem diferente da quinta vez. Acho que na quinta sessão, eu tinha passado um feriadão tão de gente normal, que não queria voltar a realidade do tratamento. Dessa vez não, eu fui tranquila, e o nosso psicológico ajuda demais.

Hoje estou me sentindo benzinha, já tomei café, estou tomando muita água, sem comprimidos de enjoo, e meu estômago só conversa comigo de vez em quando, ainda não tenho um gato brincando com a bola na barriga, daqui a pouco ele chega, rs.

Trouxe pra casa as cinco injeções de Granulokine (que ajuda a aumentar a imunidade), vou tomar de hoje até sábado. Meu plano de saúde gosta de fazer um charme para autorizá-las, mas sempre acaba autorizando. Graças a Deus é o único momento que o plano de saúde gosta de fazer dengo, o resto ele sempre autoriza prestativamente. Se houver reações da Granulokine eu conto depois.

Daqui a 10 dias farei uma tomografia de abdômen e tórax, para verificar se o tratamento está  dando o resultado esperado. Podemos estar na metade do tratamento. O médico preferiu não pedir o PET-CT, apesar de mais detalhado, ele disse que vai deixar esse exame para o final.

Descobri ontem que engordei 4kg desde o início das sessões, em três meses. Nunca fui magrinha, mas conseguia manter meu peso em 60, 62kg. Estou com 66kg. As enfermeiras sempre falam que está ótimo, a medicação incha, e que ruim é o paciente emagrecer, mas eu não estou muito adepta dessa teoria não, rs. Sei que o medicamento causa retenção de líquido mas também sei que sou maquininha devoradora de carboidratos, rs. E em casa, sem trabalhar, a cozinha logo ali, difícil resistir, rs.

Enfim, são essas a novidades! Até depois!

Bjos 

PS: Seis sessões de quimioteraia (protocolo ABVD), 97% do cabelo aqui, na cabeça!