domingo, 30 de dezembro de 2012

Feliz 2013!


Oi gente, 

Um ano novo está chegando. É o momento em que fazemos nossas resoluções, repensamos o que fizemos de errado e planejamos o que queremos de mudanças no novo calendário.
O ano de 2012 foi muito diferente para mim, principalmente pelo diagnóstico da doença em maio. Eu, sempre muito saudável, nunca tinha parado de trabalhar por tanto tempo por um motivo médico e não fazia ideia de como era um tratamento de câncer. Foram dias que oscilaram entre bons e ruins mas, na maioria deles, eu consegui ser otimista e perseverante.

Aprendi muita coisa nesse período, a valorizar de forma mais sensata cada dia, me importar menos com bobagens, tentar controlar menos minha vida tão planejadinha. Todos os meus planos do 2º semestre de 2012 levaram uma rasteira. De repente, vi o meu falso controle de tudo indo embora, que susto!

A partir daí, vieram muitas surpresas, uma calma e uma força perante o diagnóstico que eu nunca imaginei ter. Fui obrigada a inventar coisas pra passar meu tempo, voltei aos trabalhos manuais, estudei com mais concentração, vi muito mais filmes, aprendi muito sobre o linfoma, quimioterapia, transplante de medula e sobre o câncer em geral.

Termino o ano quase junto ao término do tratamento, janeiro ainda será um momento decisivo, com a última sessão de quimio e também os exames para certificar que tudo deu certo. Termino o ano mais atenta ao cotidiano, mais madura, mais realista, mais solidária. Termino o ano feliz com que tudo isso tenha acontecido, serviu para tirar minha vida do automático.

Em 2013 não tenho muitos planos, aliás não quero mais tantos planos como antes.  Em 2013 quero muita SAÚDE, é isso. Estando saudável decido aos poucos os planos e os sonhos. Por enquanto, SAÚDE é o que interessa e o resto não tem pressa, ié, ié,rs.

Eu desejo a todos um ótimo ano novo, repense suas atitudes e viva um ano melhor. Cuide da sua alimentação, beba muita água, faça atividades físicas, exercite seu cérebro, cuide do seu corpo, cuide de sua SAÚDE. Seja perseverante, busque seus desejos, seja menos ranzinza, mude o que não estiver bom, evite os engarrafamentos, preserve seus amigos, fique perto das pessoas que ama, doe sangue, reclame menos, agradeça mais, esbanje sorrisos, chore quando for preciso, diga o que sente, cante, dance, faça festa de aniversário, viaje, veja o mar, coma devagar, faça algo que nunca fez, compre um presente pra vc, enfim, faça essa vida curta ser o mais prazerosa possível.

Feliz 2013, 

Bjs

sábado, 29 de dezembro de 2012

Disposta e feliz

Oi gente, 

Passando só pra dizer que esses dias tenho me sentido muito bem e que as coisas estão caminhando como de costume. Me senti fraca pela última vez na quinta feira, ontem e hoje fiquei muito disposta. Fico tão feliz por isso, em minha mente repito várias vezes uma prece "Senhor, obrigada por não estar cansada".

Quando a gente está na vida normal, na correria, na saúde, não se lembra de agradecer por estar disposto, sem cansaço, pois isso é a coisa mais natural. Fazemos nossas atividades, nos cansamos, dormimos e voltamos ao normal. Mas, na quimioterapia, quando você sente uma indisposição que parece não ter fim, quando o mal estar acaba, dá vontade de dar cambalhotas de felicidade.

Outra coisa gente, eu não fazia ideia da quantidade de cabelo que eu tinha. Só agora, depois que ele caiu muito, muito, muito e mais muito, é que tenho noção de que meu cabelo passava bem longe de ser ralo. Mesmo após toda queda, não tenho nenhuma falha e ninguém percebe que caiu. Tá normalzinho, tirando a quantidade é claro.

Volto antes do Reveillon para desejar um feliz 2013,rs 

Bjos 


quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

E depois?

O texto abaixo não é meu, li neste link e resolvi reproduzi-lo aqui. É um texto para informar e não para se desesperar com as possibilidades pós tratamento. A informação é uma grande aliada. Segue:

"Meu tratamento está completo. E agora? 

O tratamento do câncer linfático (linfoma) geralmente leva meses para ser concluído. No final desta provação você quer saber como está. Você está curado? Por que alguns linfonodos ainda parecem inchados? A doença ainda existe? Ela pode voltar? Os médicos tentam explicar a situação usando termos como “remissão”, “recaída” e “cura”.
Mas o que eles realmente significam? Uma centena de perguntas enche a sua mente. Veja a explicação para essas e outras dúvidas que você pode ter.


A primeira visita de acompanhamento 

O dia que você receber o último tratamento não é o dia em que o médico irá avaliá-lo para dizer se você está curado ou não. Isso é porque os tratamentos de câncer, muitas vezes levam algum tempo para agir. Normalmente, o médico irá marcar uma consulta após 4-8 semanas. Isto dá a terapia algum tempo para agir sobre o câncer. O médico faz então alguns testes para avaliar se há “remissão”. 


O que é remissão? 

Remissão significa que o câncer linfático foi eliminado ou reduzido. Quando o tumor desapareceu completamente, os médicos chamam de “remissão completa”. Quando o tumor reduziu bastante, mas ainda permanece, é chamado de “remissão parcial”. No câncer linfático de Hodgkin e não-Hodgkin agressivo, os médicos sempre almejam uma remissão completa. Para um indolente ou NHL de baixo risco, muitas vezes, uma remissão parcial é suficiente. 


Quando uma remissão torna-se cura? 

Mesmo que sua doença esteja eliminada após o tratamento, ainda não é uma cura. O câncer linfático tem uma chance de retorno, e o médico, muitas vezes, esperará alguns anos antes de estar totalmente confiante que sua doença não voltará. Só depois disso é que ele pode lhe dizer que você está curado. Para linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin agressivo, a doença tem maior chance de retorno dentro de dois anos. NHL indolente, muitas vezes pode retornar depois de muitos anos. 


A importância de um acompanhamento regular 

Visitas regulares ao médico são a melhor maneira de manter-se a par de sua doença. O médico irá examiná-lo em cada visita. Ele também pode solicitar alguns testes e exames. A detecção precoce do retorno de sua doença muitas vezes pode resultar em melhores resultados com os tratamentos subseqüentes. Se a doença não for encontrada, você pode ficar tranqüilo sobre sua saúde. 


Recaída 

O câncer linfático podem voltar, isto é, o paciente sofre uma “recaída” depois de o câncer ter sido inicialmente eliminado. Isso só acontece na minoria dos pacientes. Se isso acontecer a recaída ainda pode ser controlada com um tratamento subseqüente. A recaída pode ocorrer nas mesmas áreas que foram anteriormente afetadas, ou pode ocorrer em novas áreas do corpo. Você deve relatar quaisquer novos inchaços ou problemas de saúde ao seu oncologista. 


Stress e pânico não ajudam

A remissão completa após o tratamento é um sinal muito bom. A maioria das pessoas permanecem livres da doença. Você não deve ter medo das visitas de acompanhamento e ficar apreensivo de que algo será descoberto. Essas visitas dar-lhe-ão a chance para falar com o médico e esclarecer suas dúvidas. Mesmo que ocorra uma recaída, não entre em pânico. Existem vários tratamentos eficazes disponíveis para controlar e curar o câncer linfático (linfoma)."

sábado, 22 de dezembro de 2012

11ª Agora foi!

Depois do atraso de alguns dias, fiz a sessão de quimio ontem. Tomei duas injeções de granulokine e as células de defesa foram lá em cima. Lá em cima mesmo, valores muito superiores ao máximo de referência de uma pessoa normal.
Daí hoje estou daquele jeito que já conhecemos, fraca, enjoadinha, cansaço rápido, gosto ruim na boca, o normal de sempre. É ter paciência e esperar passar, além disso, é hora de respeitar esse momento que deve ser de repouso.
Trouxe três injeções da granulokine para fazer em casa, de hoje até segunda-feira, tentativa de que a próxima sessão ocorra no dia certo, 4 de janeiro, sem atrasos por causa da imunidade baixa. 
Hoje eu mesma apliquei a injeção. Depois de ter tomado mais de 15, vendo e revendo a preparação e a aplicação pensei que não seria tão tonta a ponto de fazer errado. Enfim, deu certo. Nunca imaginei que teria coragem de me furar, mas depois de tudo que tenho passado, isso foi a coisa mais fácil do mundo.

Se eu não voltar antes do Natal, Feliz Natal a todos!
E que 2013 traga a todos nós que estamos em tratamento a palavra REMISSÃO!

Bjs

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Próximos rumos

Então, hoje pela manhã, a enfermeira da clínica me telefonou para avisar que as injeções de Granulokine já estavam autorizadas e que eu poderia tomar uma hoje e outra amanhã e refazer o hemograma na sexta feira pela manhã. Se a imunidade estiver boa, vamos fazer a sessão na sexta feira a tarde.
A principio eu faria cinco injeções de granulokine para depois fazer a sessão na semana que vem. Mas eu prefiro que dê tudo certo para sexta feira, quanto antes melhor, sempre.

Até mais,
Bjs

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O que não tem remédio, remediado está.

Oi, 

Hoje estou bem melhor que ontem. Obrigada a todos que deixaram seus comentários me fazendo ver que colocar as tristezas para fora é importante e faz bem. Obrigada por não fazerem pouco da minha dor e relatarem que com vocês já aconteceu da mesma forma. Me sinto normal, rs.

Engraçado que muitas pessoas se desesperam quando recebem o diagnóstico de câncer. Pensam: meu Deus, por que comigo? Desabam mesmo nesse primeiro momento. Depois se restabelecem e encaram o tratamento de frente. Comigo foi diferente, depois do diagnóstico de câncer, eu pensei  "acontece com tanta gente, por que comigo não?". Totalmente positiva comecei a ver o que poderia fazer pra tudo ser melhor durante o tratamento e sem desespero lá fui eu. Daí agora, no final praticamente, o desespero veio com tudo. Quanto mais perto de acabar, mais longe, e incertezas, incertezas... Nossa, pra mim o fim está sendo bem pior que o começo.

Massssss, já que não posso fazer nada pra mudar a situação do atraso, o jeito é procurar coisas boas a fazer, programar o Natal, estudar, cozinhar... 


Bjs

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Coisas da vida...

Bien, fui à consulta hoje pela manhã e não ficou decidido o dia correto da próxima medicação. Em tempos normais, seria na próxima segunda, mas dia 24 e 25 a clínica não vai funcionar. No dia 26 também não sabem se vai ter vaga, e ai fico aguardando para ser entre dia 26 e 28. Ahhh, quando eu vi as coisas se prorrogando, o fim do tratamento sendo adiado e adiado, abri o berreiro na frente da enfermeira, não aguentei não.

Eu sei bem que meu sofrimento físico é muito pequeno se comparado aos dos outros pacientes de linfoma (para falar especificamente do meu tipo de câncer), acompanho blogs de pessoas que fizeram transplante de medula e tenho consciência que essa quimioterapia que faço é fichinha perto das reações e das limitações que essas pessoas têm.

Agora a dor do seu emocional não pode ser comparada. Só você conhece, só você sabe. Por isso não adianta me dizer "não fique assim, fulano de tal está passando por uma situação muito pior que a sua". Sinto muito pro fulano de tal, mas no momento a minha dor é maior porque ela é minha, e se tem uma coisa que aprendi nesses meses é que ninguém, NINGUÉM, consegue imaginar a dor do outro.

Mudando de assunto, quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa chata politicamente correta. Não furo fila, não jogo lixo no chão, devolvo troco errado, devolvo o que eu encontro perdido na rua, evito sentar nos assentos preferenciais e se sentar levanto logo que algum idoso, gestante, etc entrarem, não estaciono em vagas reservadas, não trafego pelo acostamento, não corto ninguém pra fazer retorno, não estaciono em fila dupla, trafego na velocidade da via, etc e etc...

No meu histórico consta apenas uma multa, assim que eu tirei carteira, passei em uma barreira eletrônica a 50 km/h, quando deveria ter passado a 40 km/h. Daí, dia desses, sai de casa atrasada e resolvi deixar meu lado certinha de lado e passar por uma parte da pista que eu não poderia passar. Eu nunca tinha feito isso nessa pista, apesar de já ter vistos vários apressadinhos fazendo isso. Nesse dia eu fui, e não vi o fiscal de moto perto da árvore. Conclusão: multa.

Mas não é uma multinha qualquer não, custa R$ 574,00, transitar com o veículo em divisor de pista e marcas canalização. R$ 574,00. Melhor continuar politicamente correto e atrasado, pelo menos não dói no bolso.

Bjs e lembre-se: não trafegue no divisor de pistas!

domingo, 16 de dezembro de 2012

Hemograma dominical

Hoje fui fazer o hemograma necessário antes da sessão que seria feita amanhã. SERIA feita, pois a imunidade está super baixa de novo e essa será mais uma sessão atrasada. Ainda não conversei com o médico, irei à consulta amanhã pela manhã, aí saberei qual será a data  remarcada. Não sei se será antes ou depois do Natal, mas eu prefiro que seja o mais rápido possível, mesmo que eu passe a ceia grogue.

Não tenho muito a contar, depois de todos esses meses de tratamento, o dia a dia vai ficando muito parecido e não tenho mais tantas novidades. Não vejo a hora de tudo acabar, quanto mais perto chega do fim, mais longe parece estar. Enfim, só resta ter paciência.

Bjos e boa semana a todos!

sábado, 8 de dezembro de 2012

Programa Ser Saudável-Linfoma

Hoje, foi ao ar,  na TV Brasil, um programa sobre linfomas, bem explicativo e com a história de duas pacientes que passaram pelo tratamento. Uma delas, a Juliana Guerra, é dona do primeiro blog que consultei após o meu diagnóstico. Foi muito importante pra mim os posts dela, pois foi meu primeiro contato com a experiência alheia da quimioterapia. O blog dela você pode acessar aqui.

Gostei muito do programa e recomendo que todos assistam. 

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cKkMYzR4GTY


Bjs


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Cansaçooooo

Oi, 

em vários posts já tentei descrever o cansaço comum, que nós pacientes temos após a quimioterapia. Tentei, repito, pois é um cansaço inexplicável. Dessa vez, foi um pouco diferente, pois o auge desse cansaço aconteceu hoje, três dias após a sessão, e foi bem "estranho". 

Mesmo tendo dormido quase 10 horas seguidas, acordei como se não tivesse dormido. Sentia uma fraqueza, um sono e voltei pra cama. Dormi mais três horas. Dez passos entre o quarto e a cozinha já me deixaram com o coração acelerado, como se eu tivesse subido 10 andares de escada. Achei hoje que as forças iam zerar, estilo vídeo game.

Poucas vezes fiquei assim tão fraca e toda vez me dá um medo de não voltar a me sentir disposta. Sei que é exagerado, mas é um sentimento que chega, como se me dissesse: Você nunca mais será a mesma pessoa.

Fiquei feliz agora no final do dia, de ter me sentido um pouco mais disposta. Os braços e pernas que estavam pesados, estão mais ágeis e espero muito amanhã acordar melhor, como se o cansaço de hoje não houvesse existido.

Você pode até pensar: "Calma, já foram dez, só faltam duas. Você é forte, você consegue." Sou forte não, meu amigo, eu não tenho é escolha. 

bjs 

Obs: E, só pra descontrair, o senhor mundo que nem invente de acabar dia 21, porque eu não estou fazendo este tratamento a toa! Tenho dito!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Mais uma, menos uma... A décima sessão de quimioterapia!

Oi gente, 

ontem fiz minha décima sessão de quimioterapia, pela manhã. Enjoadinha e fraquinha, como de costume, passei a tarde descansando. A noite, fui no aniversário de uma amiga muito querida, que eu não perderia por nada. Lá, encontrei amigos que fazia tempo que eu não via, e cheguei até a esquecer que estava passando mal. Consegui comer bem ontem e hoje, diferente da última vez (sempre é diferente), e comi muitas bobaginhas deliciosas na festa, fugindo da reeducação alimentar.

Falando nela, mantive o peso em 64kg, o que me deixa contente, já entro em algumas roupas que não estavam servindo. Pro namorado, que também está pedalando, os novos hábitos alimentares fizeram sucesso, ele já perdeu 11kg em 20 dias, está cada dia mais lindo :).

Já se passaram mais de 6 meses de tratamento, e nesse período que foi tão longo e diferente na minha vida, pude me dedicar a coisas que nem me imaginava capaz. Sempre achei que eu não tinha a menor coordenação motora pra fazer as unhas, e dia desses resolvi apenas pintá-las (meus cutículas estão bem discretas, após 6 meses sem a manicure usar alicate). Pensei: com paciência consigo. E consegui! Após anos e anos tentando, borrando e desistindo logo, consegui porque tive paciência. É só um exemplo bobo de como podemos mudar o tempo todo e pra melhor. 

Tenho me distraído bastante cozinhando também. Sempre gostei da parte 'cozinha' da casa. Já aprovei várias receitas do site Tudo Gostoso, pra quem gosta de cozinhar o site é perfeito. Você pode até montar seu livro com suas receitas favoritas, eu já tenho o meu e tenho várias receitas na lista de espera pra sempre feitas. Semana passada, fizemos almôndegas, quibe, caldo de frango com abóbora... hummmm

Fui também ao ortopedista na segunda feira, estou com dor no ombro, mas eu já tive uma dor igualzinha no ano passado. Não é nada muito grave, fico tensa e acabo forçando os músculos dos ombros e deixando tudo dolorido. Tenho uma bursite no ombro direito, mas isso eu já sabia. Ele me passou um remédio fitoterápico pra desinflamar e algumas sessões de acupuntura, que começo na semana que vem. Não farei fisioterapia, nem RPG, por causa do cateter. 

No mais, é isso, espero voltar em breve sempre com notícias alegres.

Bjos =)