domingo, 23 de agosto de 2015

O que o linfoma me trouxe pra sempre

Oi gente linda, como estão?

Não cumpri minha promessa de fim de ano, né? Que era passar aqui uma vez por mês. Prometo que no fim deste ano não prometerei nada hahahahaha
Já pensei em encerrar as atividades do blog, fazer uma despedida, mas penso: e se me der na telha de escrever alguma coisa?
Então gente, ele continua aqui, sem postagens regulares, mas com todas as postagens que o meu coração pedir.

No primeiro ano do blog, todos os dias eu acessava o www.blogger.com e lia todas as novas postagens dos blogs que acompanho. Era como acessar o facebook ou instagram, um vício diário.
Com o tempo, esses acessos começaram a ficar espaçados e hoje passo muito tempo sem me atualizar dos blogs que sigo.

Hoje, fiz uma leitura em muitos deles, e me senti emocionada em vários relatos que vi. Gente que continua a vida sem câncer e cheia de coisa boa. Gente enfrentando novamente a doença, se separando, tendo filhos, viajando... Me coloquei no lugar de todas as pessoas, me emocionei com tudo. Com o bom e com o ruim.

Antes do assunto título da postagem, aviso que estou muito bem. Fiz controle em julho e todos os exames de sangue estavam ótimos. Tenho pequenos linfonodos palpáveis na virilha e próximo à mandíbula, a médica tem acompanhado e não vê necessidade de PET ou biopsia por enquanto. Me caso em 6 dias. Já estive ansiosa, tranquila, mas na média estou uma noiva calma. Hoje me bateu um frio na barriga e uma tremedeira. Faz parte, né? 

Agora, vamos ao tópico principal: O que o linfoma me trouxe pra sempre?

O diagnostico e o tratamento do linfoma me trouxeram muitas coisas, muitos sentimentos. Algumas foram passageiras e outras realmente ficaram como aprendizado. Mais coisas foram embora, mas o que ficou foi realmente significativo.

Ele me trouxe um medo enorme de planejar o futuro e me frustar com as expectativas canceladas. Porém, em alguns meses esse medo passou, voltei a ter planos, mas carrego para sempre a consciência de que não tenho o controle de fazer tudo dar certo. Posso ter que adiar o que planejei, e isso é normal e acontece na vida de todo mundo. Aprendi a não sofrer tanto por isso.

Ele me trouxe uma paciência enorme com os probleminhas do dia a dia. Trânsito, fila, troco errado...nada disso é problema quando sua saúde está abalada. Me trouxe também uma falta de paciência com os alvoroços por pequenas coisas e futilidades das pessoas. Na época, eu não conseguia ver um blog de maquiagem ou moda. Como assim, eu tava me enchendo de droga, enjoada, com medo e fulana de tal estava revoltada porque o rimel da marca XYZ borrava? Não tinha saco mesmo. Massss boa parte disso passou. Hoje eu estresso com trânsito novamente e até sigo instagram de maquiagem. 

O que ficou disso? Ficou uma gratidão imensa pelas pequenas coisas e uma olhar mais ameno sobre os problemas. Tento reclamar o minimo possível e evito julgar as pessoas (ô trabalho dificil). Me pego agradecendo por coisas que passam despercebidas no dia a dia. E não é um pôr do sol não, é um pão francês ou uma margarina mesmo.

Ficou pra sempre uma pressa de viver. Muito grande! Talvez seja essa a maior diferença da Cíntia antes e depois do linfoma. Sei o quanto a vida é curta e quanto precisamos aproveitar as fases boas que ela nos proporciona. Eu quero tudo de uma vez e quero AGORA, hahahaha.

O linfoma me trouxe um outro olhar sobre o paciente oncológico, para sempre. Sem estigma, sem sentença. Acredito na cura verdadeiramente, e em todas as possibilidades da medicina e da fé. Aprendi, para sempre, que sou humana e que posso ser fraca. Não preciso ser forte o tempo todo e resolver tudo. Posso chorar, posso pedir arrego, posso ficar triste pelo cabelo perdido. (Isso quem me ensinou foi a terapia oncológica)

Resumindo: se você está iniciando seu tratamento, saiba que muitas coisas vão mudar. Mas que a maioria delas vai voltar ao normal quando você estiver bem novamente. Acontecerá aos poucos e sutilmente. Tente agarrar e levar pra sempre as melhores mudanças. Você com certeza sairá uma pessoa muito melhor quando a tempestade passar.

Bjos