quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Adeus ano velho, feliz ano novo...

Desde 2012 criei o hábito de acompanhar vários blogs, sobre temas que foram me interessando ao longo do caminho. Alguns contando a história de pacientes de linfoma ou não, sobre roupas compradas na China, sobre culinária, bordados e mais recentemente sobre casamentos.

Algo comum entre os blogs é que as postagens começam a ficar mais raras quando o escritor se distancia do assunto. Também é nítido perceber que escrever não é tão fácil assim, e ter um blog perene é realmente um 'trabalho'. Foi o que aconteceu comigo em 2014. O linfoma se distanciou e os posts também ficaram mais escassos. No segundo semestre mais ainda.

Mas há outra coisa que aprendi nos blogs que acompanho: eu amo quando as pessoas sumidas reaparecem e contam como estão suas vidas. Me dá uma sensação de felicidade saber que está tudo bem, que os exames de controle estão sob 'controle', que elas vão casar, que elas vão ter um filho, ou simplesmente que elas compraram um lindo jogo de jantar novo.

Por isso, em 2015 pretendo escrever pelo menos uma vez ao mês. Contando como anda a vida pós- linfoma. Vamos deixar o blog mais atualizadinho, né?

Que em 2015 possamos realizar nossos sonhos diários, planejar sem deixar o hoje acontecer, dar importância às pequenas coisas, nos importar menos com os bens materiais. Que em 2015 as lutas contra o câncer possam ser mais cheias de esperança, que nos momentos difíceis cada um possa se apegar a Deus e crer em dias melhores. Que as medicações façam seu trabalho e tragam a cura a tantos que esperam.

Para finalizar deixo alguma fotinhas do ensaio que eu e Bruno fizemos em Aracaju em novembro. Sempre sonhei com fotos românticas na praia, e realizei um sonho neste dia. Eternizamos o amor em lindas imagens. Sou grata e feliz por ter realizado algo que pode parecer tão pequeno, mas que só foi possível porque Deus permitiu, assim como todas as coisas que acontecem em nossa vida!

Feliz 2015!!!












Se você for à Aracaju e quiser um ensaio lindo assim, procure o Marcelo Sousa e a Joelma Cedraz. Fotógrafos maravilhosos e hiper profissionais. Nunca imaginei ter fotos tão lindas. Mais que fotógrafos ganhamos amigos, foi um imenso prazer conhecer toda a família do Marcelo.

No site vocês consegue conhecer melhor o trabalho e entrar em contato www.msousafotografias.com.br.




segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Post Curtinho!

Oi gente!

Estou há algum tempo sem postar e venho rapidinho apenas dizer que está tudo bem.
A retirada do cateter foi a finalização de um ciclo, eu não tinha imaginado o quanto a pequena cirurgia refletiria nos meus próximos dias. Me sinto mais leve, mais desligada da palavra linfoma, virei uma página e muita coisa ficou para trás.

Percebi que me curar da doença, me trouxe a necessidade de curar outras coisas em minha vida e é nisso que tenho trabalhado. Lentamente, trabalho de formiguinha, errando e acertando, refletindo, entendendo e ficando feliz por entender. Há muitas curas necessárias em sua vida, e muitas vezes você nem as percebe. O câncer veio como uma bomba, mas limpou um grande terreno para que eu pudesse renascer.

Continuamos com os preparativos do casamento e vi que minha ansiedade é fichinha perto dos desesperos das outras noivas, rs. Tudo está caminhando e estamos muitos felizes em preparar esse momento. Só que minha euforia inicial de escrever sobre o processo casamentístico diminuiu bastante, e não estou com muita disposição para relatar por aqui como tem sido a escolha dos nossos fornecedores. 

Estou tão desligada que nem sei quando devo voltar à hematologista, acredito que seja no próximo mês. Engavetei tudo, não sei nem se ela já me deu pedidos de exames ou se tenho que buscá-los. Enfim, depois de mais de 2 anos, relaxei. Relaxei no sentido de não ficar preocupada fora do tempo, mas não quer dizer que eu não vá me cuidar. Só que agora esse cuidado está mais leve, e menos ansioso.

Um bjo a todos =)

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Como uma onda...

"Nada do que foi será

De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará

A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito"


Lindas e sábias palavras da música do Lulu Santos, assim mesmo é a nossa vida, um ir e vir infinito. Vivemos ciclos, momentos bons, prazerosos, calmos e outros mais difíceis, complicados, tristes. Nada é permanente, nem a felicidade e nem a tristeza.

Nossa noção de tempo também é diferente em cada etapa da nossa vida, um dia triste é longo, meses de tratamento parecem anos, minutos de aflição se assemelham a muitos dias de ansiedade. Já os momentos felizes passam voando, nem percebemos o tempo passar ao fazer algo que nos dá prazer.

Minha vida tem voado. Os dias têm passado apressados por mim, quando vejo já chegou a noite e é hora de se preparar para um novo dia. Tudo está tão perfeito, que queria o relógio cronometrasse os meus dias mais devagar, com mais paciência.

Eu estou com saúde, meus familiares estão com saúde. Preparo um casamento lindo e simples com a pessoa que amo. Meu trabalho me sustenta bem, não me falta nada. Não há luxos, mas há simplicidade que me traz uma felicidade infinita. 

Hoje, só quero que essa onda dure, fique assim por mais um longo período, me deixe agradecer por toda essa paz que tenho sentido. Probleminhas? Sim, eu os tenho. Mas não há nada que seja importante de verdade e nem que não tenha solução.

É isso!

Bjs

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Atualizando...

Meninos e meninas, tudo bem?

Fiquei aqui procurando um título para o post, mas pretendo falar sobre tantas coisas, que só posso dizer que estou atualizando vocês das coisas que estão acontecendo em minha vida.

A retirada do cateter foi um sucesso, não teve dor nem para tirar os pontos. Minha cicatriz do cateter é meio feinha, escura, e já marquei uma dermatologista para tentar amenizá-la um pouco. Nada que me incomode horrores, mas se tem como melhorar, por que não?

Passei 15 dias de férias do trabalho, e não viajei, apenas fiquei pesquisando e visitando fornecedores para o casamento. Fechamos contrato com o fotógrafo, com a banda da cerimônia e para as lembranças dos convidados. Essa parte dos preparativos é muito gostosa, e embora seja um pouco trabalhosa, é gratificante escolher os fornecedores que possuem o perfil que você quer dar ao seu casamento.

Comecei também a ir às lojas de vestido de noiva, dizem que não é a noiva quem escolhe o vestido, é o vestido quem escolhe a noiva. Pois bem, já fui a 10 lojas  e esse vestido ainda não me escolheu, e pra falar a verdade nem sei se ele vai me escolher. Gostei de alguns, já tenho mais ou menos um estilo formado, um modelo que me cai bem. Me achei linda em vários dos vestidos, mas paixonite ainda não rolou não. Já até pensei em mandar fazer, pois os modelos que tenho gostado são mais simples, e o preço dos alugueis não está muito atrativo (na faixa de 4 mil).

Voltei à terapia, percebi que preciso resolver alguns conflitos, que são antigos e que venho guardando ao longo dos anos. Resolver nossas "pendências" emocionais é um grande passo para vivermos melhor, e também com mais saúde.

Mudando de assunto, recebi um presente da minha querida amiga Alessandra, nos conhecemos apenas virtualmente por intermédio do blog, mas há um carinho imenso entre nós. A Alê fez um jogo americano super delicado e lindo, produzido nos intervalos de sua quimioterapia de preparação para o transplante. Imagine, alguém recebendo altas doses de quimio e se preocupando em te mandar um presente! Só a tenho a agradecer querida, estou aqui acompanhando e torcendo dia a dia por seu TMO. Finalizo com as fotos do meu lindo presente!  Bjs






sábado, 6 de setembro de 2014

Descatetizada!

Oi gente!

Retirei o cateter na quarta feira, 03/09, em uma cirurgia com anestesia local e sedação. A parte cirúrgica foi bem tranquila, não senti dor alguma, mão abençoada a do cirurgião. Nem uma dipironazinha no pós-cirúrgico está sendo necessária.

O que me deixou um pouco inquieta e agoniada, mas graças a Deus já passou, foi a sedação. E olha que é o quinto procedimento semelhante que eu faço, mas nunca tinha tido um mal estar após a sedação. Ou o anestesista diminuiu a dose, mudou o medicamento utilizado, ou minha ansiedade atrapalhou meu momento 'apagar'. Fico mais com a última opção, porque já entrei no hospital com vontade de sair, então inconscientemente, quanto menos eu dormisse, mais rápido iria embora. Mas isso me fez ficar meio zumbi, grogue, não sei se te explicar bem.Mas logo cheguei em casa, e consegui dormir a noite quase inteira e no outro dia acordei normalzinha.

E a vida continua seguindo seu rumo...

Continuamos com os preparativos do casamento, fechamos contrato com cerimonial e filmagem e já decidimos o fotógrafo e banda da cerimônia e quaseeee decidimos o buffet. A Igreja ainda não conseguimos fechar a data, pois as que mais combinam com a quantidade de convidados ainda não estão com as agendas abertas para 2015. Fico um pouquinho preocupada (no nível que sonha com igreja todos os dias), porque a cerimônia religiosa é a essência do nosso casamento, e não me vejo casando de outra forma.

No trabalho, optei por não assumir o cargo deixado pelo meu chefe, e passar a oportunidade a outra pessoa. Acho que foi a melhor opção no momento, ter mais tempo para cuidar de mim, corpo, mente e espirito, e ter um motivo a menos para me causar ansiedade. Novas oportunidades de carreira aparecerão quando eu tiver pronta, tenho certeza.

Bjos a todos =) Sem cateter!

sábado, 16 de agosto de 2014

Consulta com cirurgião e hematologista

Oi gente!

Fui ao cirurgião na terça feira (12/08) para que ele verificasse a possibilidade da biópsia por vídeo. Ele me explicou como é feito o procedimento, bem mais complicado que as biópsias que fiz anteriormente. Teria que utilizar anestesia geral, correria o risco de transformar a cirurgia por vídeo para cirurgia aberta, caso houvesse o rompimento de algum vaso. Além disso, ao retirar toda uma cadeia de linfonodos, eu ficaria com inchaço crônico da perna, uma sequela desta biópsia.

Na opinião dele, passar por todo esses riscos para tirar uma dúvida de um PET-CT estável não é uma vantagem para mim. Ele fez uma carta para hematologista detalhando todos os motivos para não fazermos a biópsia. E eu saí de lá com toda segurança e confiança de que esta cirurgia não é a melhor opção para mim no momento.

Ontem (15/08), fui à consulta com a hematologista, e ela já havia se reunido com a equipe hematológica da clínica para relatar o meu caso. Segundo ela, uma parte defendeu que deveríamos pesquisar melhor este linfonodo e outra, considerando as dificuldades e sequelas, defendeu que eu deveria ser acompanhada, inclusive fazendo exames e imagem apenas se realmente necessário.

Então ficamos assim: exames de sangue daqui a 3 meses, e daqui a 6 meses, caso seja necessário, faremos uma tomografia, que possui menos radiação que um PET-CT. Se eu estiver sem reclamações e os exames de sangue estiverem bons, nem tomografia faremos.

Já que passamos para essa fase mais light de acompanhamento, eu pedi para retirar o cateter e ela concordou. Já são 2 anos e 1 mês com o cateter implantado. Marquei a consulta para o dia 21/08 com o cirurgião, para tratarmos da retirada do cateter.

Gente, tô feliz demais!

bjs

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Resuminho da Segunda feira

Olá!

Hoje passei a manhã procurando locais para fazer a biopsia guiada por tomografia, pedi ajuda a alguns amigos e acabei encontrando uma clínica em Brasília mesmo. Estava bem tranquila até então.

Até que, no meio da tarde, a hematologista me telefona, informando que conversou com o restante da equipe médica e eles acreditam que o radiologista não deva fazer o exame, pois o local a ser biopsiado tem muitos vasos sanguíneos próximos. A sugestão foi fazer uma biopsia por vídeo.

Mais um procedimento desconhecido e toda minha calma foi embora. Pela tomo era algo muito mais simples, com anestesia local e volta à rotina no dia seguinte. E agora essa tal de video? Ahh nem gente, pensei em nem fazer, uma vontade de deixar pra lá e pronto. Um PET-CT estável, porque preciso ficar futucando as coisas? E se eu não futucar vou me arrepender?

Pela primeira vez eu senti raiva da palavra linfoma, de todas as oscilações que a sombra da doença trás pra nossa vida. Tive vontade de xingá-la de todos os palavrões que aprendi nos meus quase 30 anos.

Confesso que também fiquei bem confusa, pois como ex-paciente de um subtipo raro de Linfoma de Hodgkin me sinto cobaia de qualquer procedimento que sugiram que eu faça. Diferente do LH Clássico, as posturas diante do subtipo raro são sempre de 'vamos ver como o corpo se comporta'. 

Mas poxa, sou eu que entro na faca nessa brincadeira! Já foram três vezes e agora mais uma? 

Enfim, é só um desabafo. Mas já consegui a consulta com o cirurgião para amanhã e ele vai me explicar melhor a forma como esta nova biopsia poderá ser feita.

Bjs

sábado, 9 de agosto de 2014

6º PET-CT

Olá gente!
Então, na  quinta feira (07/08) realizei o meu sexto exame de Tomografia por emissão de pósitrons e fusão com Tomografia computadorizada, o nosso famoso PET-CT. Foi um dia muito tenso, sai de casa para a clínica com mega medo. Durante o repouso antes do exame, cheguei até a dar uma choradinha, ali sozinha, quietinha, pois a pressão estava muito grande. Nem sei quantas orações fiz enquanto passava pela máquina do tomógrafo, mas assim consegui ficar mais calma e voltar para o trabalho após o exame mais tranquila.O exame já ficaria pronto no dia seguinte, ontem, e eu poderia levar à médica na mesma tarde. 

Ontem, chegamos eu e meu noivo à clínica para buscar o exame e ir à consulta. Eu estava tão nervosa que tremia e tive que abrir logo o envelope, e começar a compará-lo com o exame anterior. O alívio foi imediato, pois os linfonodos captados em janeiro manteram ou diminuíram a captação e tamanho. O linfonodo que apareceu no meu pescoço, que eu comentei que fosse coisa da minha cabeça, realmente foi captado dessa vez, mas com um SUV tão pequeno que não dei bola pra ele. Sai da clínica com 100 kg a menos nos ombros, direto para consulta, com certeza de que com a estabilidade da captação minha médica não pediria biopsia novamente.

Na consulta, ao contrário do que eu havia imaginado, a hematologista sugeriu que fizéssemos uma nova biopsia no linfonodo com maior captação de todos, que está na região ilíaca direita. Ela foi falando os motivos e eu olhando e pensando: Ahh não vou deixar cortar minha barriga só pra tirar uma dúvida não, ainda mais para retirar um linfonodo que diminuiu pela metade após 7 meses. Isso mesmo, o linfonodo com maior captação regrediu de 21 mm para 10 mm, e manteve a captação. Quase dei a ideia de aguardarmos mais 6 meses e refazer o PET, vai que esse troço some?

Então ela me explicou que a biopsia não seria feita pelo cirurgião ,e sim por um radiologista intervencionista (oi?) e guiada por tomografia computadorizada. Ele vai retirar o linfonodo por meio de uma agulha, verificando na imagem se está retirando o local correto. Ahhh então é uma punção? Não, é uma retirada mesmo. Quero nem ver o tamanho dessa agulha. Biopsiaríamos este linfonodo e com a biopsia negativa (pela terceira vez) descartaríamos PETs semestrais e passaríamos a fazer apenas controles com exames de sangue.

Pesquisei sobre essa forma de biopsia, e vi que parece ser realmente um exame tranquilo. Pouco invasivo e muito eficaz. E se é para tirar a dúvida, sem bisturi, tá certo, vamos lá.

O próximo passo agora é procurar o médico radiologista intervencionista, para avaliar o meu caso e confirmar a possibilidade da biopsia guiada. 

Olha, estou vendo essa biopsia como um excesso de precaução, mas até o momento estou feliz pelo resultado e bem tranquila. Estou muito certa de que tudo está bem.

Bjos e vamos falar de casamento que é melhor hahahaha

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Diário de Noiva II

Olha, se há uma coisa que noiva nunca deixará de ser é indecisa, rs. Há muitas opções no mercado, e qualquer decisão leva tempo e gera dúvidas. Pode ser que exista por aí algum ser da espécie futura esposa que consiga ser prática, porém esse é um ser bem raro e até hoje não conheci nenhum.

Pois bem, desde o começo eu tinha a ideia do casamento pela manhã, lindo e alegre, com um céu maravilhoso e o sol nos abençoando. Começamos a pesquisar o local com essa finalidade, lugares mais abertos, arborizados, com mais cara de natureza. Entre todos que pesquisamos, um deles pareceu a melhor opção: bom preço, bonito, perto de casa, atendimento excelente. Depois de pensar bastante, decidimos fechar o contrato, mesmo ficando sempre uma dúvida: será que deixei de conhecer uma opção melhor? Detalhe que já tinha pesquisado pelo menos uns 20 locais diferentes. Mas acho que pela quantidade de opções que Brasília oferece essa dúvida acontecerá em todos os contratos, pois a variedade é enorme.

Contrato fechado, primeira parcela paga, Aêeeeeee! 

Mas as dúvidas sempre voltam, rs. Ontem a dúvida nem foi em relação ao local, que realmente gostei e me vejo casando ali, foi sobre o horário escolhido. Casando às 11h, os convidados chegarão à recepção ao meio dia e fiquei pensando no calor de agosto. Ontem fui a um evento durante a tarde no local, e achei quente. Fiquei com medo do calor incomodar os convidados. Mas também fez 30º em Brasília ontem, só não estava quente onde tem ar condicionado. Enfim, fui meio borocochô pra casa, pensando em modificar o horário do casamento para o fim da tarde, em alugar um ar condicionado ou botar metade das mesas para o lado de fora do salão, rs.

Vou deixar uma fotinha do nosso local em outro casamento, depois venho fazer um mega post sobre ele!

Fotógrafo: Anderson Marques

quarta-feira, 30 de julho de 2014

O tempo e as jabuticabas- Rubem Alves

Ontem li este texto, que até então não conhecia. E como ele fala dos meus sentimentos atuais! Não sei quantas jabuticabas faltam em minha bacia, mas tenho pressa de aproveitar cada uma delas. Não tenho mais paciência para certos assuntos e atitudes, principalmente aqueles que estão longe do essencial da vida e da simplicidade.  Vale a leitura!



O tempo e as Jabuticabas- Rubem Alves

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver 
daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela 
menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela 
chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. 
Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir 
quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos.
Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos 
para reverter a miséria do mundo. Não quero que me convidem 
para eventos de um fim de semana com a proposta de abalar o milênio.

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir
estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos.  
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, 
que apesar da idade cronológica, são imaturos.

Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões
 de 'confrontação', onde 'tiramos fatos a limpo'. 
Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo 
majestoso cargo de secretário geral do coral.
Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: 'as pessoas 
não debatem conteúdos, apenas os rótulos'. 
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a 
essência, minha alma tem pressa...
Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente 
humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta
com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não 
foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, 
e deseja tão somente andar ao lado do que é justo.

Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse

amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.'

O essencial faz a vida valer a pena...
e para mim basta o essencial.

domingo, 27 de julho de 2014

Ansiedade!

Oi gente!

Essa bichinha danada da ansiedade não me larga, como faz?
Existe uma manada de elefantes no meu estômago desde sexta feira.
Bom, primeiro porque na sexta feira fui levar o pedido de autorização do PET na clínica. Veja só, fui só levar o pedido e já fiquei com dor de barriga. E não ri não, que estou falando sério, rs.
Essa semana devem me ligar confirmando a autorização e marcando o exame que a gente passa fome, frio e que traz um enorme medo do resultado.

Ai começo a achar um monte de coisa estranha em mim: achei um carocinho perto da mandíbula e já fiquei pensativa. A médica olhou e acha que é um linfonodo normal, mas caso seja algo estranho o PET detectará. Outra, estou emagrecendo sem fazer nada para isso (1 kg) e já fiquei pensando no linfoma. Ai jesus, só Deus mesmo pra tirar essas esquisitices da cabeça de pós-quimio.

Também estou ansiosa porque meu chefe está indo embora, cedido para outro órgão, e pelo que tudo indica devo ficar com o cargo dele. Com o cargo, o dinheiro e toda a responsabilidade também. Conheço todo o trabalho, já estou lá há mais de um ano, o din-din a mais vai ajudar nos preparativos do casamento, porém, sempre fui "operária", e não estou acostumada a assumir todas as responsabilidades. Enfim, é uma mudança bem grande também.

Além disso, os preparativos para o casamento também geram ansiedade. Você vê milhões de coisas, pesquisa, pesquisa, pesquisa, e sempre está com medo de fechar um contrato e se arrepender depois.

É isso gente! Espero me acalmar na semana que vem pela frente!

Bjos =)


quarta-feira, 23 de julho de 2014

Bolo de Milho Rápido, fácil, barato e gostoso!

Oi gente!

Já fiz esse bolo várias vezes, é super prático, pois você mistura tudo rapidinho no liquidificador!


Ingredientes:

Medida: Copo de requeijão
1/2 copo de óleo
1 copo de leite
1 lata de milho verde com a água
3 ovos
1 copo de açúçar
1 copo de milharina
1 colher de fermento em pó

Modo de preparo:

1- Coloque todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento. Bata por uns dois minutos em velocidade média.
2- Acrescente o fermento e bata levemente por alguns segundos, apenas para misturar.
3- Coloque em forma de furo no meio untada com margarina e enfarinhada, para não grudar.
4- Asse em forno pré-aquecido, a 180º por 45 minutos, ou até que fique douradinho, a depender do forno.


Espero que gostem!  Bjos =)

domingo, 20 de julho de 2014

Diário de Noiva- I

Genteeeeee

Como estão?

Eu estou ótima, graças a Deus! Hoje vim contar pra vocês como está o inicio dos preparativos do nosso casamento. Tanta pesquisa gente, vocês nem imaginam! A internet ajuda demais, abre uma infinidade de opções, que você pode ir descartando por fotos ou pela opinião das outras noivas.
E com isso descobri que noiva é um ser solidário, viu? Comecei a participar de um grupo de noivas no facebook e outro grupo de e-mail, e todas estão sempre dispostas a indicar fornecedores, dar a opinião e ajudar no que for preciso.

Descobri também que casamento em Brasília é um mercado lucrativo, luxuoso e padronizado, e que nem sempre os fornecedores estão interessados a sair desse padrão. Muitos acham que você realmente PRECISA de tal serviço, mesmo que você não veja a menor utilidade do serviço para o seu casamento.

Enfim, começamos assim nossas escolhas:

DATA: Antes de tudo, começamos a pensar quando desejávamos realizar o nosso enlace. Alguns casais levam em conta datas importantes para a escolha do dia do casamento, como o aniversário de namoro, ou um acontecimento relevante que aconteceu em seus anos de convivência. Para nós, a escolha foi simples, optamos um por um mês em que a probabilidade de chuva em Brasília é praticamente zero: Agosto.
Sonhamos com um casamento durante o dia, com um linco céu azul da nossa cidade, com sol e sem chuva.
O prazo também é importante, com a antecedência de 1 ano fica mais tranquilo decidir tudo, já que as pesquisas serão intensas e muitas decisões precisarão ser tomadas, além do prazo para pagamento também.
Para os supersticiosos agosto é um mês de maus agouros, e não é bom mês para decisões importantes como um casamento. Mas pra gente tudo bem, agosto é um mês lindo, de muita seca em Brasília, rs. Agosto de 2015- o mês que diremos nosso SIM.

ESTILO DE CASAMENTO: Isso é muito importante, principalmente porque é isso que dará a cara dos noivos para a festa. Juro que no começo, nem pensava em recepção, pois me cansava só de pensar em organizá-la. Depois, comecei a ver fotos de recepção durante o dia, graciosas, delicadas, simples, e a partir dali tive vontade de fazer a nossa recepção assim também. 
Já fui da noite, adorava festas e de dançar até as 5 da manhã. Mas hoje não sou mais essa pessoa. Hoje sou do dia! Durmo super cedo, acordo cedo também, e amo quando sou convidada para um evento a tarde! 
Nada contra os noivos que sonham com o casamento glamouroso da noite, é lindo também, só não tem mais a minha cara, não me vejo casando assim. O noivo concorda comigo, e acho que ele também prefere o dia, não é apenas para me agradar não.
Então, optamos por um casamento durante o dia, pequeno, mais simples e rústico, e tentaremos dar a ele a nossa personalidade. Quero que o convidado chegue e diga: Nossa, isso é a cara da Cíntia e do Bruno!



LISTA DE CONVIDADOS: Achei que essa seria a parte mais difícil, pois queríamos um casamento íntimo, pequeno, onde pudéssemos conversar com todo mundo, tirar fotos e receber abraços e carinho de todos. Imaginava como ia cortar as pessoas da lista, como isso seria difícil!
Seguindo o conselho da minha amiga Raíssa: "Ninguém vai morrer se não for ao seu casamento", decidimos montar a nossa lista com 70 convidados. E gente, coube todo mundo! Sem dor, sem sofrimento! Serão os 70 mais íntimos, que tenho certeza que ficarão muito felizes em compartilhar esse momento conosco.

LOCAL- CERIMÔNIA e RECEPÇÃO: Estamos nessa fase agora, de decidir a igreja e o local da recepção. E em Brasília é muito complicado achar locais pequenos para um mini casamento. Já pesquisei bastante e fizemos algumas visitas. Vou fazer alguns posts específicos para estas pesquisas, quem sabe ajudo alguma noiva, não é mesmo?

É isso gente, que bom dividir isso com vcs!

Bjs


sexta-feira, 11 de julho de 2014

Revista Abrale Nº 29 Junho/Julho/Agosto


Oi Gente!

Vocês conhecem a Revista Abrale? É uma publicação trimestral feita pela Associação Brasileira de de Linfoma e Leucemia, com reportagens voltadas aos pacientes onco-hematológicos.
Na última edição, a nº 29, há duas reportagens super interessantes:
Na página 17 você pode ler sobre os medos e os mitos do isolamento durante o Transplante de Medula Óssea e na página 40 a revista aborda a importância dos cuidados dos parceiros para os pacientes com câncer.
Para ler a revista online clique aqui!

Você também pode solicitar à Abrale o recebimento impresso da revista, no seu endereço e sem custo.
Eu recebi alguns exemplares, mas depois elas pararam de chegar. Já entrei em contato várias vezes, mas não consegui voltar a receber a publicação. Uma pena, pois a revista é bem escrita e cheia de assuntos interessantes!

Bjos 

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Vida que segue...


E ai pessoal, como estão?

Eu estou bem, graças a Deus. Tenho trabalhado bastante, e priorizando o que tenho que fazer. Infelizmente, escrever no blog demanda tempo, e tenho deixado um pouco de lado meu espaço aqui. Mas vou me organizar para escrever pelo menos uma vez por semana, pois sempre lembro de assuntos que gostaria de dividir aqui. 

Dia 23/06 fui à consulta com a hematologista, e levei os exames de sangue que ela tinha me solicitado: hemograma completo, eletroforese de proteínas, VHS, ácido úrico, desidrogenase lática e beta 2 microglobulina. Segundo ela, alterações nesses exames alertam para uma possível recidiva, porém todos os resultados estavam ótimos, graças a Deus.

Para um paciente em remissão completa, com um último exame de imagem totalmente sem captação, os exames de sangue normais seriam o suficiente para o controle. Porém, como meus últimos PET's mostram captação, eu refarei o exame no final de julho.

Comecei até a ficar um pouco ansiosa, pensando no exame, e somado a alguns probleminhas familiares, acabei tendo crises de gastrite. Percebi que precisava focar em outras coisas, ocupar minha mente, não deixar que os acontecimentos de fora refletissem no meu corpo e atrapalhassem meu dia a dia e até o relacionamento com as pessoas.

Nesse meio, um novo concurso público do órgão em que eu trabalho foi lançado, e um dos cargos exige um conteúdo programático bem semelhante aos conhecimentos que adquiri na graduação. Resolvi mais uma vez voltar a estudar, e tem sido bom pra me ocupar. Você pode até me achar meio maluca, mas tenho um prazer imenso em aprender. Aceitei o desafio de deixar a vida em movimento, e ao final posso ganhar um cargo novo. 

Acho que a vida é isso. Não se deixar abater, procurar um caminho para viver e se sentir melhor. Cada um vai achar sua forma, sua atividade, seu jeito de melhorar as coisas. O que não dá é pra ficar reclamando e vendo a vida passar.

É isso gente!

Bjos 







sábado, 21 de junho de 2014

Oi, eu tô na Copa!

Oi pessoal!

E ai? Estão acompanhando os jogos da Copa? Fazendo seus palpites? Apostando no bolão? Indo ao estádio? Reunindo a galera para assistir aos jogos do Brasil em casa? Indo ao bar? 

Por aqui, estamos super curtindo a Copa do Mundo de Futebol no nosso país e na nossa cidade! Nunca assisti tanto jogo de futebol na vida, assisto todos que posso na companhia do meu pai. 

Assistimos à Suíça X Equador no Estádio Nacional de Brasília, no dia 15/06:

 Chegada tranquila ao estádio.

Ingresso na mão!

Estádio lindão ao fundo!

Chegamos cedo para evitar tumulto.

 Estamos na Copa!

Estamos na Copa com Cerveja! hahaha

Foi muito emocionante ter ido ao estádio ver a partida, a animação e a alegria dos equatorianos eram contagiantes. Uma pena eles não terem ganhado, mas a nossa torcida era deles. Fiquei com um arrependimentozinho de não ter comprado ingressos para qualquer outro jogo, porque assistir qualquer partida da Copa do Mundo vale a pena. Vários colegas de trabalho compraram seus ingressos por sede, ou seja, compraram o pacote com todos os jogos que acontecerão em Brasília. 

Na verdade, quando aconteceu a primeira fase de vendas de ingressos da Copa, em agosto de 2013, a última coisa que me interessava era Futebol. Estava passando pelo meu primeiro controle pós-quimio, tinha um PET com suspeita de recidiva e uma biopsia a ser feita. Planos para 2014 não estavam na agenda naquele momento. Bom, e nas outras fases de venda, acabei não conseguindo comprar mais ingressos, apenas para o jogo do Equador mesmo.

Enfim, foi ótima a experiência! Mesmo comprando a cadeira na categoria 4, a menos privilegiada e mais barata, a visão do campo foi excelente e não temos do que reclamar. Eu fui esperando que não enxergaria nada e me surpreendi muito. 

Além disso, adorei a organização em Brasília. Fomos de metrô até a rodoviária do Plano Piloto e de lá pegamos um ônibus grátis até ao estádio. Tudo rápido e eficiente. A venda das bebidas e comidas também foram bem organizadas e com muitos pontos de venda, apenas no intervalo do jogo demorou mais pra comprar algo, mas já era esperado.

É isso gente! Vamos torcer pelo Brasil!






segunda-feira, 2 de junho de 2014

Junho chegou!!!

Foto: www.abril.com.br/festa-junina

Junho chegou! Aêeee! E com ele trouxe a temporada de festas juninas e a Copa do Mundo de Futebol. Bom, não sei você, mas eu adoro festa junina. Comer aquelas coisas deliciosas, assistir quadrinha e dançar forró. 
Ontem fomos a uma festa junina de igreja super legal, bem organizada, com comidas gostosas e muito divertida.
Enquanto assistia a apresentação do grupo de quadrilha, refleti o quanto tenho orgulho de ser brasileira, tenho orgulho da nossa alegria e das nossas festas populares tão criativas. Sei que nem tudo no nosso país são flores, vivemos uma desigualdade social brutal, corrupção e escândalos no nosso governo, mas o nosso sorriso no rosto é o melhor de todos!(modéstia parte).
Quanto à Copa do Mundo, eu irei SIM torcer pelo nosso país. Já comprei meus apetrechos verde-amarelo, e vou comemorar cada Gol.
Vamos assistir a uma partida no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, mas não será do Brasil, vamos ver Suécia X Equador, jogão né? #sqn

Bjos a todos e feliz Junho!

domingo, 1 de junho de 2014

Ahhh minha eterna mania de controle...


É díficil falar sobre nossas próprias características, mas se há algo que tenho certeza que sou é controladora. Fui descobrindo isso ao longo dos anos e com maior intensidade quando fui diagnosticada com linfoma. Assim como quase tudo na nossa vida, tem o seu lado bom e em alguns momentos também o seu lado ruim.

O lado bom: controlar está intimamente ligado ao planejamento e organização. Por isso, todas as minhas viagens deram certo até hoje, sem percalços pelo caminho. Raramente pago contas atrasadas ou chego fora do horário aos compromissos. Sempre estou contando com imprevistos, tenho vários itens na bolsa para o 'e se?': remédio para dor de cabeça, band-aid para o sapato que fez calo, linha e agulha para o botão que caiu, e por aí vai. Muitas vezes minhas precauções servem mais aos outros que a mim mesma. Devo 'doar' mais da metade da cartela de dipirona aos não precavidos. 
O lado ruim: imprevistos acontecem e  não ver seu planejamento realizado gera frustração. Além disso, a frustração também aparece quando seu planejamento depende de fatores alheios a você.

Quando chega o momento de fazer os exames de rotina, me vejo mais um vez sem controlar nada, e com um certo medo e ansiedade do que está por vir. Mesmo depois de tudo que passei, não aprendi a lidar com o fator surpresa e ficar sem planejar nada. E dessa vez vou ter que esperar mais um pouquinho para ter essas respostas, pois minha médica casou e viajou e só terei consulta no dia 23/06, para saber que exames farei e se poderei retirar o cateter.

Enquanto isso, vou aprendendo a lidar minha eterna mania de controlar tudo...



segunda-feira, 26 de maio de 2014

Sumidíssima!!!

Gente!!! Bom dia!!!

Estou em débito com as postagens, né? E olha que nem é falta de assunto, porque ainda tenho um monte de postagens legais para fazer sobre Buenos Aires, além de outras coisas que queria falar.
Vou atualizar aqui contando o que aconteceu nas últimas semanas:

Fim de semana em Fortaleza (08 a 11/05): Você vai me perguntar vale a pena viajar mais de 1.800 km para ficar apenas 2 dias e meio no local? Olha, para quem mora no cerrado, só por ter visto o mar já valeu a pena. Valeu a pena pelos sorvetes maravilhosos da 50 Sabores,na minha opinião a melhor sorveteria da Galáxia. Valeu a pena pelos camarões que você compra fresquinho e pede para preparar na hora no alho e óleo, acompanhado de uma cervejinha gelada. Valeu a pena por ter encontrado a Dani e termos conversado bastante, sobre nossos medos pós tratamento e como levamos nossa vida feliz agora. Dani, foi ótimo ter te encontrado e desculpe mais uma vez por ter esquecido de tirarmos uma foto juntas! Quanta lerdeza a minha!

Psicoterapia: A terapia foi muito importante pra mim por mais de dois anos, iniciei por motivos pessoais, mesmo antes do diagnóstico do linfoma. Este mês eu recebi "alta" e elogios da minha terapeuta. Passamos agora para sessões mensais, de manutenção, apenas para não "quebrar" o vínculo de forma brusca. 
Considero a terapia um processo de construção lento, mas de bases inteiramente sólidas. O psicólogo não te dará uma fórmula pronta, mas ele te ajudará a perceber sutilezas e refletir sobre o que é realmente necessário. Se engana quem quer a vida resolvida pela terapia em 5 sessões, pois é um caminho de paciência e de conhecimento, e não traz resultados imediatos.
Ganhei os parabéns por ser comprometida com as questões que desenvolvemos durante esse dois anos, por ter me empenhado em mudar e me esforçar para atingir os objetivos que eu desejava.
Hoje, me conheço muito mais como pessoa, eu me "sinto". Por isso, não tenho mais tanta necessidade da ajuda da terapeuta para perceber o que preciso melhorar, tenho conseguido fazer isso sozinha, e me sinto imensamente feliz por isso.
Um exemplo: Tenho me sentido muito afoita em relação ao tempo. Queria fazer tanta coisa, e não dou conta de tudo. Mesmo acordando super cedo para vir ao trabalho, parece que o restante do dia não é suficiente para tantas tarefas. Então, já percebi que preciso dar mais valor ao que eu faço, e não achar que estou sempre em débito com as atividades. Tempo não falta a ninguém, o que temos que fazer é ter organização e prioridades. Fazer tudo ao mesmo tempo é o mesmo que não fazer nada. 

Exercício Físico/Pilates: Sabe aquela menina que no repouso pós biópsia estava louca para calçar o tênis e voltar para a corrida? Pois é, ela morreu. Gente, uma preguiça  falta de vontade enorme caiu sobre mim no quesito exercício físico intenso. Tá difícil retornar às atividades, e a culpa não é do tempo não, eu quem deixei de fazer disso uma prioridade. Para o Pilates eu voltei desde o fim do atestado médico, vou de 2 a 3 vezes por semana, com horário marcado e fisioterapeuta. Acho que só vou também por pago caro e gosto tanto de conversar com a  fisioterapeuta que a aula passa super rápido.

Nutricionista: Voltei à nutricionista no dia 12 e não tive alteração de peso. Na verdade, tinha perdido um pouco, mas na viagem para Buenos Aires ganhei o que tinha perdido. Acho que agora já perdi um pouquinho de novo. Agora em junho retorno em nova consulta. Assim, a dieta altera pouca coisa, mas gosto de ir à nutricionista porque dá aquele empurrão sabe? Para continuar me alimentando de forma saudável e perder uma pochete persistente aqui.

Dermatologista: Muitas espinhas apareceram no meu rosto, vale ressaltar que de um lado só, há mais ou menos um ano. Já tinha iniciado tratamento antes 2 vezes, mas sou um tanto relapsa com essas coisas, e sempre acabava deixando de lado. Como agora as espinhas estavam deixando marcas no meu rosto, resolvi levar o tratamento ao pé da letra e colocar um alarme no celular para lembrar de usar os produtos, rs. Gente, são 6 produtos! Armaria, haja vaidade! Sabonete, hidratante, creme para olhos, dois ácidos e protetor solar. E o preço disso tudo? Haja bolso também, hahahaha. Mas, mesmo tendo começado o tratamento há menos de 20 dias, já percebo diferença. A orientação é para usar os produtos por 3 meses e voltar para uma avaliação. Pois bem, assim o farei.

Casamento: Comecei a seguir vários blogs de casamento, e também a participar de um grupo do facebook só com noivas de Brasília. É muita informação, e muito amor, muita meiguice e muitas dicas. Sem querer, me pego chorando com os vídeos de casamento, hahahaha. O fato é que agora vivo pensando e maquinando sobre casamento. Noivo, desculpe a pressão! Prometo me controlar, hahahaha.
Você viu um videozinho com fotos minhas e do Bruno passeando aqui pelo blog? Nos inscrevemos para participar de uma promoção para ganhar um casamento inteiro para 200 pessoas! Escrevi uma carta enorme com nossa história e editei aquele vídeo, mas infelizmente não ganhamos, hehehehe. O vídeo veio parar aqui no desespero, porque tentamos postar no youtube, mas ele não aceitava. 
Também tenho visto fofurinhas para nossa casa nova. Já iniciei uma caixa com nosso enxoval, hahahaha. Esse fim de semana comprei toalhas lindas para bordar nossos nomes, assim que terminar venho mostrar minha obra para vocês.

Controle: Bom, minha médica está de férias até o dia 06/06. Amanhã vou heparinizar o cateter e deixar uma consulta marcada com ela. Farei exames de sangue e ela decidirá pelo PET-CT ou não, e vamos ver o que será. Quando chega pertinho assim, a ansiedade aparece, e dá um medinho de não ter um resultado satisfatório. Dá medo do bisturi também, haja biópsia meu povo! Mas, deixemos isso para junho, né?

É isso gente, desculpem o post enorme!

Bjos =)

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Casamento!


Oi gente!

Hoje inauguro uma novo marcador aqui no blog: CASAMENTO!
Com a autorização do noivo pretendo dividir com vocês os preparativos do nosso casamento.
Por enquanto só decidimos uma coisa: Haverá cerimônia religiosa. Quando, onde, e se haverá ou não festa ainda não sabemos. Aos poucos vamos pensando, decidindo, mudando de ideia, e no final tudo dará certo, tenho certeza. Ficamos noivos há um mês, e já começo a sentir a pressão das pessoas pela data do casamento, rs. Calma gente, a gente casa, em breve, em breve...

Por que falar sobre o casamento aqui?

1- Sempre gostei de escrever, e relatar aqui é uma maneira de colocar pra fora meus pensamentos e sentimentos a respeito do planejamento do casamento.
2- Diferente do facebook, poucas pessoas que me conhecem pessoalmente acessam esse blog, então eu divido a experiência com quem pesquisa sobre o assunto no google ou com pessoas que gostam e desejam ler o que eu escrevo. No facebook eu falaria para uma massa pouca interessada em meus posts.
3- Fiz muitos amigos virtuais que passavam ou passam por tratamentos semelhantes ao que eu fiz, também escrevo para esses amigos, que torcem por mim e ficam felizes em ver minha vida caminhando bem no pós quimio.
4- Escrevendo aqui posso reler os posts quando quiser, crio, assim, um registro virtual da minha trajetória estes anos.

Uma excelente semana a todos!


quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dicas de Viagens - Para Buenos Aires e para o mundo!

Oi Gente?
Como estão?

Hoje venho contar um pouco sobre como costumo planejar minhas viagens, quais sites me ajudam, como é todo esse processo. Dá trabalho sim, mas geralmente é mais econômico que comprar um pacote fechado em uma agência de viagens. Geralmente eu vejo o orçamento da agência e comparo com a soma do meu planejamento (passagem + hotel + transfer), e sem dúvida todas as vezes a viagem sem pacote compensou mais. E além disso, é gostoso demais planejar sua viagem, conhecer o lugar antes de chegar lá, não há sensação melhor. 

Vamos lá?

Passagens: As companhias áreas lançam periodicamente promoções para baixa temporada, e esse é um bom momento para comprar suas passagens. Para Buenos Aires conseguimos comprar o voo de volta por R$ 39,00 pela empresa GOL.
Uso os sites www.submarinoviagens.com.br e www.decolar.com para comparar os preços das passagens aéreas para o período que pretendo viajar. Ontem mesmo estava olhando passagens para Aracaju-SE em agosto e a diferença entre as companhias era gritante. Ida e volta pela TAM, saindo de Brasília, ficaria cerca de R$ 230,00, enquanto na Avianca e na GOL o mesmo trajeto passava de R$ 600,00.
Agora, se você comprar a passagem direto pelos sites submarino ou decolar, eles te cobrarão taxa de administração, além das taxas de embarque. Por isso, depois de escolher a melhor opção nos sites, eu faço a compra direto no site da companhia área, procurando as mesmas datas e os mesmos vôos.


Milhas: Comprar passagens com milhas também é uma excelente opção. De tempos em tempos, as companhias aéreas também lançam promoção com redução de milhas. Um trecho nacional costuma custar 10 mil milhas, mas é possível comprar por 2, 4, 6 mil durante as promoções. Compramos para Fortaleza-CE no próximo dia 8, por 5 mil milhas o trecho da ida e 4 mil o trecho da volta. Ou seja, vamos ir e voltar de Fortaleza com 9 mil milhas. Me aguarde Praia e Mar que eu tô chegando!
Eu concentro minhas milhas no programa Smiles da Gol, mas as outra companhias também possuem programas de milhagem.

E como juntas essas milhas? 
Há várias formas de acumular essas preciosidades que nos ajudam a viajar barato, essas são as minhas:
1- Viajando- quando você faz uma viagem, ela poderá contar pontos para o programa de milhagens da companhia em que está viajando. Cada uma tem os critérios próprios e também depende de qual tipo de passagem você comprou. Por exemplo: uma passagem na categoria econômica pontua menos que uma na categoria normal. Minha viagem para Buenos Aires me rendeu 3 mil milhas.

2- Cartão de Crédito- A maioria dos cartões de crédito trabalha com programas de recompensas, e entre os itens que você pode trocar estão os pacotes de milhas para viagens. Geralmente, cada dólar gasto vale um ponto e ao acumular 10 mil pontos você pode fazer a transferência para o seu programa de milhas.
Eu concentro todos os meus gastos (quase não uso dinheiro em espécie ou débito) em um único cartão de crédito para que o acúmulo de milhas seja mais rápido. Essa alternativa só vale para quem tem controle sobre o uso do cartão e paga sempre a fatura integral. Agora, se o uso do cartão de crédito não é seu forte, não é uma boa alternativa, pois você pode se descontrolar financeiramente.

3- Programa Petrobrás Premmia:
Nesse programa da Petrobras você ganha pontos ao abastecer nos postos BR, fazer compras na  loja de conveniência ou usar os serviços Lubrax. Cada R$1,00 vale um ponto e você pode trocar por diversas coisas, inclusive milhas do programa Smiles da GOL. A regra geral é que 10 mil pontos na Petrobras valem 5 mil milhas no Smile, mas de vez em quando há promoções que aumentam o número de milhas GOL.

4- Club Smile:

Já está percebendo que eu sou a Loka das milhas né? Então, essa é minha última forma de adquirir milhas. O Clube funciona assim: Você paga R$ 30,00 mensais e recebe 1 mil milhas por mês. São R$ 360,00 ao ano e 12 mil milhas. Com 12 mil milhas você pode pagar uma viagem nacional ida e volta ( lembre que vamos à Fortaleza com 9 mil), então não é um dinheiro jogado fora. Porém, o melhor do Clube é que todas as promoções da Gol são abertas com 24 horas de antecedência apenas aos associados do Club Smiles, e assim você tem a chance de garantir as melhores e mais baratas passagens.

Hotel: Pesquisamos nosso hotel pelo Booking.com e foi excelente utilizar o site. Você pode ver as avaliações e comentários de quem esteve hospedado lá e assim decidir o que é melhor pra você. O site tem todas as opções possíveis, de hostels e pousadas até hotéis 5 estrelas e resorts. Cabe a você decidir qual se encaixa no seu perfil e seu bolso.
Em Buenos Aires escolhemos o Loft & Art Apart Hotel Buenos Aires, é ótimo para quem quer uma boa localização, de forma econômica. Tem até cozinha, mas como ficamos pouco tempo não utilizamos. Ele fica no centro de Buenos Aires, próximo da Av. Mayo, fácil para ir a pé aos monumentos turísticos mais visitados. Se tiver interesse me conhecer a página do hotel no booking clique aqui. Há várias avaliações detalhadas, inclusive a minha.

Transfer/Taxi: Nesse item sempre penso no que é mais seguro, econômico e também confortável para ir do aeroporto até o hotel e vice versa. Isso sempre vai depender do local em que você está chegando, por isso é necessário pesquisar antes, e escolher sua melhor opção. Em Buenos Aires, recebi duas cotações de serviço de transfer, tanto para a chegada no aeroparque (mais próximo), quanto para a volta pelo aeroporto Ezeiza (mais longe), e nenhuma das duas opções era mais vantajosa que utilizar o táxi. Na chegada utilizamos o táxi comum, com o taxímetro ligado. Na volta, contratamos o serviço do Taxi Oficial Ezeiza , a melhor opção que encontramos. Para se ter uma ideia, teríamos pago R$ 70,00 a mais se tivéssemos contratado o transfer da agência. Fiz a reserva do Taxi Ezeiza diretamente pelo site, no dia anterior da volta, e recebi a confirmação por e-mail. Não tenho do que reclamar, pois o serviço foi bem prestado e extremamente pontual.

Dinheiro/Câmbio: É importante pesquisar a respeito da moeda corrente do local que você vai visitar, para escolher a melhor opção de troca da moeda. No caso de Buenos Aires, a maior vantagem foi trocar o Real aqui do Brasil pelo Dólar, e chegando na argentina trocarmos o Dólar por Peso Argentino no mercado paralelo. As casas de câmbio oficiais não possuem boas cotações para a troca.
Na Calle Florida há pessoas te oferecendo câmbio o tempo inteiro, mas é arriscado ser enganado e pegar notas falsas. O bom mesmo é sair do Brasil com um contato para o câmbio, seja uma indicação de um amigo ou de relatos de outros viajantes na internet.
Um amigo do trabalho me indicou um brasileiro que mora em Buenos Aires e que trabalha com passeios turísticos, além de fazer a troca da moeda de forma bem vantajosa. Para se ter uma ideia, trocamos R$ 50,00 no Banco la Nación, no aeroporto, e a cotação foi de 3,29 pesos argentinos por real. Um dólar valia oficialmente 7,93 pesos.(14/04/2014) Já com nosso contato, trocamos cada real por 4 pesos e cada dólar por 10 pesos, o que foi bastante vantajoso para nós.Muitos restaurantes aceitam o pagamento em real ou dólar, mas na maioria das vezes não é tão vantajoso que fazer a conversão no câmbio não oficial. A maioria dos restaurantes aceitava o real a 3,50 pesos.

Trip Adivisor: 

O próprio site se conceitua como: "TripAdvisor® é o maior site de viagem do mundo, possibilitando que os viajantes planejem e façam a viagem perfeita. O TripAdvisor oferece dicas confiáveis de viajantes reais e uma ampla variedade de opções de viagem e recursos de planejamento, além de contar com links ininterruptos para as ferramentas de reserva. Os sites com a marca do TripAdvisor formam a maior comunidade de viagens do mundo, com mais de 260 milhões de visitantes exclusivos por mês* e mais de 150 milhões de avaliações e opiniões sobre mais de 3,7 milhões de restaurantes, hoteis e pontos turísticos. Os sites operam em 39 países em todo o mundo, incluindo a China em daodao.com."

Tanto o site quanto o aplicativo para celular me ajudaram muito no planejamento da viagem. Ele traz informações sobre hotéis, restaurantes e pontos turísticos, e além disso mostra as avaliações dos visitantes do local. Usamos muito o aplicativo para pesquisar restaurantes, olha que moleza: informávamos a localização por GPS, e o aplicativo mostrava os restaurantes mais próximos, informava a distância, a rota a pé ou de carro e ainda podíamos consultar as avaliações deixadas pelos outros clientes dos restaurantes, muito bacana!

E vcs? Tem macetes de viagens? Dicas? Outros sites interessantes?
Deixe nos comentários!

bjos =)

domingo, 27 de abril de 2014

Buenos Aires - Puerto Madero

Bom dia gente, como estão?
Eu estou me recuperando de um resfriadinho que me pegou essa semana. Mas nada que interferisse nas minhas atividades da semana, só bobeirinha mesmo.

Vamos continuar falando sobre Buenos Aires? Hoje mais especificamente sobre o bairro de Puerto Madero.

Puerto Madero- criado, no final do século XIX, para receber navios com mercadorias e pessoas. Pouco tempo depois o porto foi desativado, pois tornou-se obsoleto. A área foi considerada por muito tempo uma das mais degradadas da cidade. A partir de 1989, a área começou a ser revitalizada e o bairro foi reconstruído. Atualmente é um bairro muito valorizado, com uma bonita paisagem urbanística.

Para ver um mapa do bairro: clique aqui
Conhecer o site de Puerto Madero: clique aqui.

Durante a viagem fomos à Puerto Madero várias vezes e em todas elas a pé. Todas as vezes nossa caminhada foi muito tranquila. No primeiro dia, Puerto Madero foi nossa escolha para o jantar. Fomos ao restaurante Cabaña Villegas, que já tínhamos lido a respeito e consultado o cardápio no site. O garçom foi super atencioso, a comida muito saborosa e o preço justo. Pagamos 452 pesos (cerca de 130 reais) por entrada, prato principal com guarnição, garrafa de vinho malbec, água mineral, sobremesa, tudo para duas pessoas, já incluso o serviço. Nossa fotos no restaurante:

 Um brinde ao nosso primeiro dia em Bs As

 Vista linda e Romântica

 Entradas: empanadas ou linguiças típicas argentinas

 Linda vista

Bife de Chorizo e Papa Frita- Dilícia!

Puente de la mujer: Localizada no dique 3 de Puerto Madero, a ponte de pedestres foi projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. A construção foi concluída em 2001.

 Puente de la mujer ao fundo


Barco e Museu "Fragata e Sarmiento": Foi um dos navios-escola da Marinha Argentina. Hoje está atracado em Puerto Madero e funciona como museu. Encontrei um post super detalhado sobre a história desta embarcação, clique aqui para conhecê-la.

Museu Fragata e Sarmiento

Puerto Madero também possui um Cassino. Ele fica dentro de dois barcos atracados, mas ao entrar você nem nota que está em uma embarcação. Do nosso hotel até lá, caminhamos cerca de 50 minutos. Se você não estiver disposto a caminhar, pode pegar um táxi, tenho certeza que ficará baratinho. Como eu nunca tinha entrado num cassino, foi interessante para conhecer o local, mas passamos pouco mais de 10 minutos lá dentro. Todos estavam compenetrados nas máquinas fazendo seus jogos, que fiquei meio com cara de turista boboca andando pelos corredores, rs. Não jogamos nada, nem no caça níquel,rs. Acesse o site do Casino Puerto Madero para maiores detalhes: clique aqui!

Não pode fotografar dentro do cassino :( 

Vista frontal do Cassino

Por último, trago mais um restaurante que experimentamos, chamado Siga la Vaca. É um restaurante que cobra um valor único para comer a vontade. Segue o estilo do rodízio das churrascarias brasileiras, a diferença é que os garçons não passam entre as mesas, é você quem vai até o churrasqueiro para se servir. O buffet de saladas e guarnições achei com poucas opções, mas como a estrela principal é a carne, então não afetou tanto. O preço é de 170 pesos por pessoa, de segunda a quinta no jantar, e está incluso, além da carne e do buffet frio, água mineral a vontade, sobremesa e uma bebida (pode escolher entre refrigerante, cerveja ou vinho, optamos pelo vinho). Um detalhe, para pedir carnes mais nobres, como o bife de chorizo, é necessário pedir ao churrasqueiro e esperar 15 minutos para que fique pronto.

Gostamos muito, saímos muito satisfeitos com o atendimento e com a comida. Gastamos cerca de R$ 100,00 para os dois, incluído a gorjeta. Chegamos no restaurante por volta das 20:30 e ainda conseguimos mesa, mas quando saímos às 22h havia fila de espera para jantar.

Na volta, optamos por um táxi e pagamos 35 pesos até o hotel, cerca de R$ 10. Quando estiver cansado vale a pena andar de táxi, mas se estiver disposto ande a pé para sentir a cidade. Andamos muito e não me arrependo de jeito nenhum.

É isso gente, aguardem que tem mais Buenos Aires pra vcs!

Bjos