terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Feliz 2014!

Enfim, chegamos a mais um fim de ano. Hoje, precisamente, o último dia de 2013.
Pra mim, começar um ano é realmente recomeçar. Embora seja só uma marca no calendário, eu sinto como se ganhasse um caderno novo, onde posso reescrever tudo, fazer tudo diferente, e arquivar aquele velho caderno que encerrou. Posso até jogá-lo fora, quem sabe? Posso tirar apenas as melhores páginas ou as de maiores lições para guardá-las e o restante arremessar no esquecimento.
É momento de refletir também, tudo que fizemos e passamos no ano de 2013. Comecei o ano de 2013 ainda em tratamento, foram 5 sessões até 1º de abril desse ano. Nesse primeiro momento, só pensava em voltar pra minha vida normal, pegar a vida nas mãos novamente. Aos poucos esse dia foi chegando, em Abril mesmo iniciei um emprego novo, fiz exames em maio que me consideraram em remissão. Ufa, que alívio!
Reiniciava com um medinho de planejar demais, de me frustrar novamente. Recomeçava com os dois pés atrás. Me abri às novidades, iniciei a prática do Pilates, comecei um curso de inglês, incentivada pelas novas colegas de trabalho continuei a prestar as provas de outros concursos públicos.
Em agosto, o susto! A suspeita de recidiva tirou meu chão. Vivi aqueles dias de uma forma tão inexplicável, que parecia que eu não era eu. Esqueci datas, compromissos, aniversários... Eu estava ali, mas de verdade não estava. Sai do consultório com a certeza de que em breve teria que fazer um novo tratamento, não acreditava que uma biopsia pudesse dar negativa, depois de um PET com captações nos mesmos lugares anteriores.
No meio dessa bagunça, coisas novas e boas chegaram até mim ou eu cheguei até elas, quem sabe. Um livro, um curso de Reiki, uma ponta de esperança no negativo daquela nova biopsia. Dias e dias se passaram até a chegada do diagnóstico, a ansiedade já dava sinais no corpo, a gastrite apareceu, já não dormia bem, os ombros reclamavam a tensão.
Talvez o dia mais feliz desse ano tenha sido o dia do resultado da biopsia negativa. Toda agonia foi embora, me senti com uma nova chance, uma nova oportunidade de continuar minha vida.
A partir dali o medo de planejar foi desaparecendo, comecei a pensar no futuro, no que desejo e que pretendo realizar em minha vida. Férias em 2014...
Não tenho nenhuma promessa para o ano novo. Nesses últimos meses iniciei novos desafios e são estes que quero dar prosseguimento. Espero vir contar muita alegria cada desafio alcançado, cada coisa nova conquistada em 2014.

E pra vc, um Feliz Ano Novo! Cheio de Saúde! 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Roupa Nova!

Oi gente,

Como estão?

Viram que o blog está de roupa nova? Está prontinho para 2014. Esse trabalho lindo e fofo foi feito pela Gabi, do blog http://www.scrapbi.com.br/

Amei o resultado. 


De cara nova também estou eu, que cortei bemmmm os cabelos. Ainda não tenho fotos da novidade, mas em breve posto.

Desejo a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de coisas boas.

Bjs 

Cíntia

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Nossa lembrança pelos sentidos

Bom, não sei qual a explicação física, química ou psicológica para tal fato, mas é bem verdade que todos nós temos lembranças que são trazidas a tona com  cheiros, sabores, imagens ou sons. Uma comida que lembra um lugar, um cheiro que lembra uma pessoa, uma música que lembra uma certa época da nossa vida.

Quando eu estava em tratamento, minhas sessões geralmente ultrapassavam o horário do almoço, e a clínica me oferecia opções para solicitar um almoço. Nas duas primeiras vezes comi sem problemas, mais algumas vezes pedi a comida e meu namorado acabou comendo, do meio pro fim do tratamento preferia nem pedir. Só de pensar na comida enjoava dela. As opções traziam carnes grelhadas, arroz, feijão, farofa, salada, batata frita... 

"Tipassim"

A partir da sexta sessão, não podia ver a foto de um prato feito, tipo esse aí de cima, que meu estômago dava uma cambalhota. Nada vinha à cabeça no momento, apenas o estômago revirava. 
Quem me conhece sabe que eu não sou de "arregar" pra comida nenhuma, muito pelo contrário, como todas as coisas que as pessoas falam "Eca". Traço dobradinha, mocotó, sarapatel, vatapá, galinha caipira, todos os tipos de carne e derivados, além de massas, folhagens, queijos, verduras, legumes, e etc. Se está comprovado que não mata, eu como.

Mas gente, até hoje, quando vejo num shopping uma foto de comida num prato montado, com um bife de carne bovina ou frango grelhado, não penso em nada, apenas o estômago embrulha e penso "Eca", rs. É inconsciente a comida me remeter as sessões de quimio.

Estranho não é?
E você, tem alguma estranheza pós tratamento?

Bjos 

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

8 Meses sem Quimio!

Bom, não é hoje que completo oito meses sem quimio, mas essa é uma tentativa de que um post saia rs. Tenho tentando escrever, por diversas vezes começo e deleto tudo no meio do caminho. Não sei explicar o porquê, simplesmente releio e decido que o que escrevi não ficou bom. Que o que eu tinha pensado não está explícito nas palavras que escrevi, é estranho, meio bizarro, não é?

O aniversário de 8 meses sem quimio acontece domingo (01/12), e tem sido muito bons esses meses longe de qualquer tratamento. Tudo bem que estar em tratamento não é o fim da vida, podemos fazer muitas coisas e remodelar nosso dia a dia para que fique dentro das nossas limitações. Mas não é legal ficar enjoada, cansada, ansiosa pela espera de resultados... É bem mais legal viver a rotina do dia a dia, com trabalho, estudo, sem muitas limitações. Hoje mesmo estou morrendo de vontade de comer sushi! E eu vou! Porque não é mais proibido, e devemos fazer o que temos vontade e está ao nosso alcance.

Uma mudança aconteceu nesses meses de uma forma muito vagarosa, mas no final consegui sentir exatamente todo o reflexo da mudança: minha formar de ver, planejar e sonhar o futuro.

Antes do diagnóstico, eu gostava de ficar planejando o futuro, meus próximos meses, minhas próximas viagens, o que eu faria daqui a 6 meses. Quando descobri o linfoma, precisei desfazer tudo que havia planejado, e foi muito doloroso cancelar ou adiar certos planos. O câncer chegou de surpresa e me mostrou que não tenho o controle de nada, que imprevistos acontecem no meio do caminho. E ainda mais, a doença me trouxe uma enorme vontade de viver o hoje, sem pensar num amanhã que eu nunca terei certeza se chegará.

Com isso veio o medo de planejar as coisas e de não poder concretizá-las. Não queria mais pensar no que eu faria daqui 6 meses, eu mal queria planejar o domingo da próxima semana. Queria só deixar acontecer, não queria me frustrar. No Pilates, combinei com a fisioterapeuta apenas um plano de pagamento mensal, não tive coragem de me fidelizar em uma promoção semestral. Afinal, não queria me comprometer com nada, caso eu fosse surpreendida com uma notícia desagradável de novo.

Ao longo dos meses, esse sentimento foi se modificando. Me interessei por um curso de inglês, e fiz um plano de 50 horas-aula. Comecei a pensar nas possíveis datas das minhas férias no próximo ano, nos destinos, olhar as promoções das cias aéreas. De repente, eu começava a planejar o futuro de novo. Foi maravilhoso perceber isso, pois mostra que o medo da frustração está indo embora.

Acho que cada um de nós deve respeitar o sentimento que tem no momento. Se desejar planejar, se quer olhar lá na frente, vá com fé, pois a vida é incerta para todos. Da mesma maneira que um câncer pode voltar, você pode ser atropelado na esquina de casa. Então, se formos nos prender ao medo, ninguém planeja nada. Por outro lado, se está sentindo que o futuro é incerto e não quer passar por frustrações, não planeje. Viva o hoje, realize o que for possível, sem pensar na semana que vem. Planejando ou não, o importante, acima de tudo, é o respeito aos seus sentimentos, sem cobranças.

Meu jantar hoje é sushi, porque sei que tenho que viver plenamente e realizar minhas vontades alcançáveis. Se posso hoje, porque vou deixar pra semana que vem? Mas há coisas que requerem planejamento, preparação, e são essas coisas que precisamos colocar lá na frente. Não é o passeio no parque,a ligação ao amigo que você não vê faz tempo ou andar de bicicleta com seu filho. O que você vai colocar lá na frente, no planejamento, é a viagem mais cara, a formatura, o casamento, a compra da casa, a troca do carro... 

Mudando de assunto, já disse no post anterior que estou com uma vontade imensa de retirar o cateter. Ele tem me incomodado. Nada físico, ele não dói, não está estragado, não traz nenhum problema. Ele está me incomodando psicologicamente, rs. Ele nunca me incomodou, sempre levei ele numa boa, como uma coisa que só me trouxe benefícios, mas atualmente parece que ele está sobrando em mim. Mas é só um desabafo, e em breve, após o próximo controle, ele deve ir embora.

E depois que ele for embora, já tem duas coisas que pretendo fazer (olha o planejamento, rs) a primeira é aprender a nadar (na verdade isso estava planejado antes do diagnóstico e precisou ser adiado) e a segunda é jogar boliche. Ontem, tivemos uma confraternização do trabalho em um boliche, foi muito legal, mas não tive coragem de jogar por causa do cateter. Alguém pode até achar bobagem, mas a bola é pesada e resolvi não arriscar, vai que esse troço resolver soltar alguma coisa, rs.

Só para constar, pois já escrevi demais:

1- Medi as mexas do meu cabelo que nasceram no pós quimio, elas já medem 7 cm e ficam todas espalhafatosas deixando meu look meio desarrumado, rs.
2- Marcada consulta com a hematologista em 06 de janeiro, meu novo controle! 
3- Fui a ginecologista e ela me pediu apenas exames de rotina para minha idade, disse que não era necessário fazer nada além por causa do tratamento. 

É isso, 

Bjossss 




domingo, 3 de novembro de 2013

O que eu poderia te dizer?

Bom dia gente, lindo domingo a todos!

Como estão?

Muitas coisas aconteceram durante os últimos dias, nenhuma ligada ao linfoma em si, mas fiquei cheia de coisas que poderia contar por aqui. Poderia ter feito vários post's, mas se você não escreve naquele momento, as ideias se diluem e fica mais complicado expor tudo o que você pensou/sentiu. Eu poderia te dizer várias coisas:

- Que completei 7 meses sem quimio em 01/11
- Que no período que não há exames, o linfoma não me amendronta
- Que o próximo controle é em janeiro, mas parece que só acontecerá daqui duas décadas
- Que inconscientemente estou voltando a fazer planos de longo prazo
- Que decidi não ser analfabeta em inglês e iniciei um curso
- Que já planejo minhas férias para o próximo ano
- Que um pão francês me fez tão feliz um dia desses, de uma forma que nunca imaginei
- Que uma reforma no banheiro de casa me deixou extremamente estressada, de uma forma que eu nunca imaginei
- Que passei 4 dias ótimos em Caldas Novas-GO, no feriado do dia do servidor
- Que diferente do que o meu pai e o senso comum pensam, eu sou servidora pública mas eu trabalho de verdade
- Que organizamos um evento para os servidores do órgão onde trabalho e foi muito cansativo, mas muito gratificante
- Que o evento contou com a participação da clínica onde eu fiz o tratamento, com palestra sobre câncer de mama e foi muito bacana. Fiquei imensamente feliz de ter feito o convite e de ter sido a ponte para que isso acontecesse
- Que muitas vezes me irrito comigo mesma por me irritar com coisas pequenas
- Que tive certos lapsos de memória que me fizeram me sentir estranha
- Que a dor e o sofrimento do outro me fere de uma maneira sem igual
- Que não vejo a hora de retirar esse cateter, mesmo sem me incomodar
-Que amanhã é meu aniversário,e estou muito feliz em poder celebrá-lo com saúde


E se tem que pedir alguma coisa Magali, peça Saúde querida, a única coisa que realmente nos importa.


Bjos, Volto em breve!


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Um olá!

Oi gente!

Estou aqui apenas para dar um olá! Está tudo bem comigo e depois que o resultado da biopsia saiu, fiquei meio sem ter o que escrever por aqui, já que não há nada de novo em relação ao tratamento/acompanhamento.
A vida segue, os medos dão lugar às alegrias, aos planos, aos sonhos, à vontade de viver tudo rapidamente e intensamente. Afinal, o que nos reserva o dia amanhã? Não sabemos. Então aproveitemos o hoje, não é verdade?

Em breve eu volto, 

Bjos =)

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Consultas Pós Biopsia!

Oi queridos!

Mais feliz que eu hoje só meu plano de saúde! A SulAmerica deve estar saltitante de alegria em não ter que bancar mais um tratamento hehehehe.

As consultas ontem só vieram confirmar o que eu já tinha postado anteriormente. Não há nada para ser tratado, está tudo bem.
Fui à oncologista e à hematologista, as duas confirmaram que não há necessidade de tratamento para a Linfadenite Reacional. A linfadenite é uma inflamação dos linfonodos causada por qualquer tipo de microrganismo (bactérias, vírus, fungos). Só sei isso, e não quero nem saber mais sobre o assunto. Se tem duas médicas dizendo que não é nada, não é nada e pronto, rs.

Eu fui à oncologista para mostrar o resultado e contar que a partir de agora eu seria acompanhada apenas pela hemato, mas não tive coragem. Ela ficou tão feliz e animada com o meu resultado que fiquei sem graça em dizer adeus. Deixei pra lá, rs. A onco pediu que eu voltasse em dois meses (final de novembro) para realizarmos um novo PET. Já a Hemato pediu que eu voltasse em três meses para novos exames de sangue e possível PET.

Seguirei a linha indicada pela Hematologista, que tem me passado mais confiança. Ontem mesmo, além de me parabenizar pelo resultado, ela me deu outras explicações sobre o raro tipo de Linfoma de Hodgkin que eu tratei, coisa que a oncologista nunca fez. Com a Onco sou tratada como Linfoma de Hodgkin, e com a Hemato sou tratada como Linfoma de Hodgkin Predominância Linfocitária Nodular. E é muito importante essa diferenciação no acompanhamento pós quimio, ele tem muitas diferenciações do Linfoma de Hodgkin Clássico.

No mais, hoje completo 6 meses sem quimio! Hururururu! Não tive intercorrências nesses meses, só um resfriado e esse susto com o PET, o corpo tem funcionado bem.

Hoje também inicia-se o Outubro Rosa, campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. Não deixe de fazer seus exames preventivos, consulte seu ginecologista com regularidade.

Um bjo para todos =)



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Saiu! Saiu! Saiu!

Oi Genteeee!

Saiu, saiu, saiu o resultado da biopsia! Agora no fim da tarde, Aleluia né? Minha gastrite nervosa não tava mais aguentando. E se começamos o post nessa empolgação toda é porque as notícias são boas, não é verdade? A conclusão do exame é:

- PAINEL IMUNO-HISTOQUÍMICO ASSOCIADO AOS ASPECTOS HISTOLÓGICOS DE LINFADENITE CRÔNICA REACIONAL FOLICULAR.
OBS: NÃO HÁ EVIDÊNCIAS DE NEOPLASIA NESSA AMOSTRA.

O que é Linfadenite minha gente? Eu não faço a menor a ideia!!!!! Pela terminação deve ser uma inflamação tipo sinusite, tendinite, hehehehe Enfim, na segunda feira tenho consulta com a onco (para dar satisfação e adeus) e com a hemato e fico sabendo o que quer dizer. Mas o mais importante está ai: Não tem neoplasia, não tem câncer!!!! Not Linfoma!

Próximo passo: Consultas na segunda feira (30/09); Retirada da bloco de parafina com o linfonodo analisado na quarta feira (02/10) para levar em outro laboratório para termos uma segunda opinião.

Gente, passei muito perrengue nesses 45 dias após PET com a possibilidade de recidiva. Mas nada nessa vida é em vão. Percebo meu grande crescimento e aprendizado nesse período. Foi punk, chorei em alguns momentos, meu mundo desabou em outros, mas o tamanho da minha mudança interna não pode ser medido.

Agradeço todo o carinho que tiveram por mim, as orações, os pensamentos positivos, os amigos presentes ou virtuais, as pessoas que vieram me contar suas histórias de exame PET com falso positivo. Obrigada, obrigada mesmo. 

Tô tão feliz, que poderia sair falando na rua pro porteiro, pro carteiro, pro cobrador de ônibus, ' ei não tenho câncer, olha esse laudo aqui ó', rs.

Um bjo a todos

Em breve trago notícias

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A saga do resultado da Biopsia!

Oi gente,

Venho aqui dar um conselho aos leitores de Brasília: NÃO deixem seus exames no LABORATÓRIO LÂMINA!
Imensa demora! E os atendentes são mais perdidos do que atendentes de Telemarketing! Tipo Judite, sabe? 

A saga continua esperando o resultado do exame, e o episódio de hoje chega a ser cômico. Recapitulando: Quando me foi dito a previsão da entrega da biópsia, achei muito tempo. No site do laboratório diz que podemos pedir urgência, pedi três vezes (não sei o que é urgência para eles). A semana passada inteira liguei duas vezes ao dia para saber se o exame estava pronto. Numa das ligações a moça me informou que havia uma pendência financeira do exame, como? No dia da entrega do material eu assinei a guia do plano de saúde! "Assinou com quem senhora?" E lá vai a moça me transferir para o rapaz que me atendeu, que disse que estava tudo certo não havia pendência nenhuma.

Hoje, ligo às 16h e pergunto pelo exame. A sujeita me diz que está pronto, mas que há uma pendência financeira e que tenho que resolver com o mesmo fulano. Falo com o fulano que me diz que está ocupado e que já me retorna a ligação. Bato lá no laboratório para pegar o resultado e resolver a tal pendência inexistente. O querido me entrega o laudo. Vejo apenas uma folha da imuno-histoquímica e não vejo da biopsia. Pergunto onde está o outro resultado. A criatura vai procurar o arquivo e me toma o laudo que entregou dizendo que o laudo ainda não era o definitivo, que aguardava a conclusão da revisão. Enfim, diz que não estava pronto e que preciso aguardar, "dá uma ligadinha amanhã senhora". Sorte dele que eu não estava para barraco.

O exame de imuno-histoquímico precisa realmente de um tempo para ser feito. Mas PQP, 1 mês?
Já pesquisei, os laboratórios costumam entregar em 5 ou 7 dias uteis! Mesmo com revisão todos os prazos já foram extrapolados!

Enfim, eu não posso fazer mais nada, só esperar, mas fica aqui o conselho NÃO DEIXE SEUS EXAMES LÁ!


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Pirenópolis e Salto do Corumbá!

Oi Gente!

Como estão?

O fim de semana no cerrado foi um tanto quente, bem do jeito que eu gosto. Aliás, nem só o fds foi quente, como hoje também amanheceu muito quente.

Bom, para aproveitar esses dias de sol e tirar um pouco o foco do resultado da biopsia (que ainda não está pronto), decidi ir fazer um passeio à Pirenópolis-GO, cidade histórica goiana que fica a 140 km de Brasília.
Um cidade bem aconchegante, cercada de cachoeiras lindas e muito verde.

Ruas de Piri ao fundo

No colo do Mascarado 

Olha o cerrado

Gelada!

Salto do Corumbá

O passeio valeu a pena, deu pra descansar a mente, o corpo não kkkk. Muitas trilhas e subidas para chegar até as cachoeiras, então foi bastante exercício, rs.

Hoje, temos consulta com a hematologista, levar o resultado do meu ecocardiograma e do teste de capacidade pulmonar, está tudo bem, graças a Deus. Vou também para tirar algumas dúvidas que sempre ficam.
Fui ao dentista  na semana passada, só limpeza mesmo, fazia tempo que não ia ao dentista pelo período que passei em quimio. Mas com os dentes  não tenho problemas, nunca me deram trabalho.

Então, boa semana a todos!

Bjos =)


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Um monte de coisas!

Oi gente,

Como estão?

Sabe, recebo muitos e-mails de pessoas agradecendo o blog, dizendo que ele ajuda de alguma forma. Quero que saibam que a ajuda é reciproca, que nesse um ano e um mês de blog, já recebi muito carinho, muita força e fiz amizades sinceras. Porque não tem um ser humano pra te entender melhor do que outro ser humano sentindo a mesma coisa, rs.

E na semana passada recebi um presente da Dani, uma querida que chegou até mim por causa do blog. A Dani mora em Fortaleza e nos conhecemos lá quando fui passar um final de semana em junho. Ela também tratou Linfoma de Hodgkin e está voltando à vida normal.



Ganhei um escapulário, obrigada Dani! Adorei! E chorei lendo seu cartão, sei que mais do que um presente você me enviou seu carinho, sua ajuda. Encaminhar o escapulário foi só uma maneira de demonstrar isso.

Outra coisa boa que o blog me trouxe foi uma indicação médica, um leitor do blog, paciente de linfoma (não?!? jura?), se tornou meu amigo virtual e me indicou a médica hematologista que acompanha o tratamento dele. Minha consulta foi ontem e estou muito satisfeita com a indicação.

Explicando a trajetória do meu tratamento até aqui: quando passei pela biópsia em abril de 2012, fui diagnosticada com Linfoma de Hodgkin subtipo predominância linfocitária nodular. O diagnóstico foi feito por um laboratório de Brasília e confirmado por um laboratório de São Paulo. Bom, era câncer e com câncer vamos ao oncologista, certo? Eu já estava sendo acompanhada por um oncologista, que me indicou o ABVD como tratamento e me explicou sobre o que era o Linfoma de Hodgkin. O que naquele tempo eu não sabia era que meu subtipo era muito, muito, muito raro. 

Depois de uns dois ciclos de quimio, vendo blogs, sites, tive noção da raridade do meu caso e de algumas particularidades, mas não vi relato de outros tratamentos em primeira linha para o meu subtipo, todo mundo caia no ABVD mesmo (pelo menos pelas minhas pesquisas). Percebi também que alguns pacientes era tratados por hematologistas e outros por oncologistas, e fiquei pensando se deveria procurar uma hemato. Acabei não procurando pois percebi que o oncologista também era competente para me tratar, e a essa altura eu já vi o ABVD fazendo efeitos positivos em mim. Fiquei tranquila pois se respondia ao tratamento devia estar fazendo a coisa certa, e eu confiava no médico que me atendia.

Quando meu tratamento acabou em abril/13 e fui considerada em remissão, meu médico oncologista aceitou uma proposta de emprego em outra cidade e deixou em seu lugar outra oncologista. Foi essa médica quem me solicitou o PET que fiz mês passado e também quem me encaminhou para o cirurgião para fazermos a ultima biopsia.

Hoje, tenho muito mais conhecimento sobre Linfoma do que no inicio do tratamento e percebi que precisava de uma opinião mais especializada sobre meu caso, e resolvi procurar um hematologista. Ai entra a super indicação que recebi, e começo a falar da minha consulta da última segunda feira.

Cheguei no consultório carregando todos os meus exames (daqui a pouco vou precisar de uma mala de rodinhas rs) e fui muito bem recepcionada pela médica. Relatei toda minha história, ela me atendeu por quase uma hora, foi extremamente atenciosa e interessada no que eu dizia.

As impressões dela: mesmo com dois laudos da biopsia feito em abril/12 ela desconfia no meu subtipo tão raro. Por isso, independente do resultado dessa nova biopsia (que parece não ficar pronta nunca, rs) encaminharemos o linfonodo retirado para um novo laboratório com um médico patologista especializado em hematologia. Ela me passou muita confiança, pois disse que vamos trabalhar para um diagnóstico muito preciso, pois ele é a base de um possível novo tratamento. 

Além disso, ela me pediu ecocardiograma e espirometria (teste de capacidade pulmonar) já que fiz 8 ciclos de quimio ABVD, com drogas tóxicas para esses órgãos. Não tenho sintomas, então farei esses exames bem tranquila, pois não há de ter nada. Farei esses exame hoje a tarde.

A depender do resultado na biopsia precisarei fazer punção de medula, também para biopsia, feito pela própria médica hematologista. Vejo o relato dos colegas  dizendo que dói pra caramba o procedimento da punção de medula, mas não tenho pra onde correr, não é mesmo? 

Ah além disso a médica se ofereceu para ligar no laboratório e apressar o resultado da minha biopsia. Quer mais atenção do que isso? Me senti totalmente acolhida, percebi alguém preocupado com meu tratamento da mesma forma que eu estou preocupada. Muitas vezes os médicos estão tão acostumados com a oncologia que perdem esse interesse por você, pelo seu caso. Deixam de ver o ser humano em você, enxergam só o seu tumor e os protocolos que devem ser seguidos no seu caso.

Enfim, é isso que tenho para falar da consulta. No resto vamos seguindo, já completou um mês de resultado do PET e viver nessa incerteza é um tanto complicado, alguns dias mais tranquilos, outros mais ansiosos e vamos seguindo. O corpo começa responder esses dias de ansiedade, os ombros doem, a gastrite ataca, o sono não é mais tão reparador. Mas, é preciso ter paciência porque pelo visto vamos demorar mais um tempinho para termos um diagnóstico fechado.

No mais é isso, 

bjos em todos =)

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Retorno com Cirurgião Pós Biopsia

Oi gente,

Um post relâmpago para informar como foi a consulta ontem com o cirurgião.
Estou liberada para voltar às atividades físicas e tudo mais que tiver vontade, o corte cicatrizou direitinho.
Abaixo da incisão sinto o local mais firme, como se houvesse um 'caroço' embaixo do corte, ele falou que era normal da cicatrização e que com o tempo vai sumir. Na outra biopsia não tive isso não, e nem quando coloquei o cateter. Mas se é normal, é normal e pronto, uai, rs.

Pedi urgência para o laboratório para entrega da biopsia, mas continuo aqui na expectativa. Segunda feira irei ligar novamente no querido laboratório, rs.

Volto em breve,


Bjos 

Cíntia

terça-feira, 10 de setembro de 2013

FAQ Doação de Medula Óssea*

Quem pode se cadastrar para doação de medula óssea?
Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos que goze de boa saúde. Uma vez no cadastro, poderá ser chamado, se identificado como compatível com algum paciente, até os 60 anos. Por isso, é importante manter os dados cadastrais (endereço, telefone) sempre atualizados.

Como é feito o cadastro?
Conforme informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA) o voluntário deve comparecer a um dos Hemocentros dos estados, munido de documento de identificação e realizar um cadastro com os dados pessoais e coletar uma pequena amostra de sangue (5 a 10 ml). No Hemocentro de Brasília o processo é rápido e não precisa ser agendado, busque informações no Hemocentro do seu estado sobre horário de funcionamento para cadastro de doadores.

Para que serve a amostra coletada?
Será realizado o exame de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador) na amostra coletada. Os dados do doador voluntário serão inseridos no sistema informatizado REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) e sempre que surgir um novo paciente necessitando de doador de medula a compatibilidade será verificada. 
Tudo seria muito fácil e simples, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e receptor. A chance de encontrar um doador compatível é, em média, UMA em CEM MIL!
Por isso, quando mais pessoas cadastradas no REDOME melhor, mais chances de encontrar um doador compatível.

Qual a situação do REDOME atualmente?
"O número de doadores voluntários tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Em 2000, existiam apenas 12 mil inscritos. Naquele ano, dos transplantes de medula realizados, apenas 10% dos doadores eram brasileiros localizados no REDOME. Agora (maio de 2013) há 3,112 milhões de doadores inscritos e o percentual subiu para 70%. O Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos Registros dos Estados Unidos (quase 7 milhões de doadores) e da Alemanha (quase 5 milhões de doadores).  A evolução no número de doadores ocorreu devido aos investimentos e campanhas de sensibilização da população, promovidas pelo Ministério da Saúde e órgãos vinculados, como o INCA."

Como o paciente que precisa da doação de medula chega ao REDOME?
O médico responsável inscreve as informações do paciente, incluindo o resultado do exame de histocompatibilidade - HLA - (exame que identifica as características genéticas de cada indivíduo), no sistema do REREME (Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea).  Imediatamente, a busca é iniciada, fazendo os testes de compatibilidade com os doadores voluntários inscritos no REDOME.

Se for encontrado um voluntário compatível com o paciente, qual o próximo passo?
Quando são identificados possíveis doadores compatíveis, a informação é logo transmitida ao médico, que junto com a equipe do REDOME, analisa os melhores doadores, faz a escolha, e é dado início aos procedimentos de doação. O doador é, então, consultado a DECIDIR quanto à doação e convocado a realizar os testes confirmatórios e avaliação do estado atual de saúde do doador.
O potencial doador deve ser avaliado com exame físico e testes laboratoriais, a fim de garantir a segurança do receptor, evitando transmissão de doenças, bem como a segurança do próprio doador.
Essa avaliação deve considerar idade, sexo, doenças crônicas, avaliação das funções hepáticas e renal, tipagem ABO e HLA, sorologias, vacinações recentes, teste de gravidez, radiografia de tórax, eletrocardiograma e avaliação psiquiátrica.
Confirmada a doação, a retirada das células é feita no hospital habilitado mais perto da residência do doador e transportada até o centro onde será feito o transplante.

E a doação, como é feita?
Existem duas formas de doar as células progenitoras ou células-mãe da medula óssea. Uma relacionada à coleta das células diretamente de dentro da medula óssea (nos ossos da bacia)  e a outra por filtração de células-mãe que passam pelas veias (aférese).

1-A coleta direta da medula óssea é realizada com agulha especial e seringa na região da bacia . Retira-se uma quantidade de medula equivalente à uma bolsa de sangue.
Para que o doador não sinta dor, é realizada anestesia e o procedimento dura em média 60 minutos. A sensação do doador é de média intensidade e permanece em média por uma semana (2 a 14 dias), semelhante a uma queda  ou uma injeção oleosa. Não fica cicatriz, apenas a marca de 3 a 5 furos de agulhas. É importante destacar que não é uma cirurgia, ou seja, não há corte, nem pontos. O doador fica em observação por um dia e pode retornar para sua casa no dia seguinte.




2- A coleta pela veia é realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a multiplicação das células- mãe. Essas células migram da medula para as veias e são filtradas. O processo de filtração dura em média 4 horas, até que se obtenha o número adequado de células. O efeito colateral mais frequente deste procedimento é devido ao uso do medicamento ,que em alguns doadores pode dar  dor no corpo, como uma gripe.




O médico vai informar sobre qual a melhor forma de coleta de células. Dependendo da doença e da fase em que se encontra, o paciente pode se beneficiar mais com uma forma de doação.

O doador por possuir uma medula sadia e bom estado de saúde, reconstituirá o que doou rapidamente e poderá voltar às atividades normais. Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.

*(Informações compiladas dos sites www.inca.gov.br e www.ameo.org.br)

Veja também uma reportagem e vídeo do G1 sobre o assunto.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Seja um doador de medula óssea!

Oi gente, 

Os último post's foram bem técnicos né? Sucintos e objetivos, bem informativos a respeito da biópsia que foi feita na sexta-feira passada (30/08).
E sobre procedimento cirúrgico informo que está tudo bem, incisão cicatrizando, dor quase nenhuma, licença do trabalho a semana inteira para cuidar do meu dodói. Fui ao laboratório para saber os trâmites do resultado da biópsia, e fui informada que o prazo é de até 15 dias úteis, sendo assim a data limite para a entrega do resultado seria 24/09. Gente, é muito tempo! Quase um mês após a retirada, como assim? Na hora nem reclamei com o atendente, nunca pesquisei sobre o assunto, não tinha certeza se precisava ou não de todo esse tempo.

Chegando em casa dei uma fuçada no google e vi que um dos exames que será feito no material, o chamado imuno-histoquímico, precisa de um prazo maior para ser feito, mas não encontrei justificativa para 15 dias úteis. Cinco, oito, até dez dias achei prática normal dos laboratórios. Enfim, dia 11/09 retorno ao médico cirurgião para ele dar uma olhada nos pontos, então conversarei com ele sobre a demora do resultado e se ele pode pedir urgência pro laboratório, já que este é um laboratório de confiança dele. Se ele não pedir, eu mesma peço, rs.

Ontem, fui à perícia médica homologar meu atestado e aproveitando que estava pela rua, chamei meu namorado Bruno e minha amiga Ana Paula para irmos ao Hemocentro de Brasília para que eles se cadastrassem como doadores de medula óssea. 

Aqui em Brasília é muito simples fazer o cadastro, é só comparecer ao Hemocentro de Brasília (SMHN Q 3 Conj A - Bloco 3 - Asa Norte Brasília - DF), com documento de identificação, passar por uma avaliação do estado geral de saúde e fazer coleta de uma amostra de sangue. As etapas foram bem rápidas, acredito que não passamos de 40 minutos no Hemocentro. No mesmo dia do cadastro também é possível fazer doação de sangue, caso esteja dentro dos requisitos necessários para a doação.

É importante que nós estimulemos nossos amigos e familiares a se cadastrarem como doadores de medula, pois nós acompanhamos as histórias de outros pacientes e sabemos a dificuldade em achar um doador compatível.  Muitas pessoas aguardam um doador de medula compatível como uma grande (e até mesmo única) chance de cura.

Depois, com mais calma, reunirei em um post as informações gerais sobre o cadastro como doador de medula e também sobre a doação em si.

E se você é meu amigo, se prepare, mais cedo ou mais tarde te convidarei para nos encontrarmos no Hemocentro, rs.

Bjos queridos

PS: Parabéns Ana e Bruno pelo gesto de carinho e solidariedade com o semelhante!

sábado, 31 de agosto de 2013

Oi!

Bom dia gente!

Foi muito tranquilo o procedimento para retirada do linfonodo ontem, não escrevi antes porque fiquei muito sonolenta, acho que pela sedação e também por ter tomado dipirona pra dor. Cheguei em casa na hora do almoço mesmo e dormi a tarde inteira.
O resultado ainda não sei quando ficará pronto, na segunda feira ligarei no laboratório para saber o prazo.

Mas estou bem, caminhando direitinho e sem dor.

Bjos =)

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Biopsia amanhã!

Gente, 

Só confirmando a biópsia está confirmada para acontecer amanhã às 09h. Energias e pensamentos positivos são bem vindos. Orações e preces, seja qual for a religião, são muito aceitas também. Será rápido, na hora do almoço já devo estar em casa.
Embora tenha passado os últimos dias bem tranquila, na hora que o trem arrocha da um gelinho na barriga, rs.

Pois bem, dará tudo certo! Depois é hora de repouso e esperar pacientemente pelo resultado da biopsia.

Bjos e até mais =)

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Cíntia no jornal de domingo!

Bom dia Gente!

O jornal Correio Brasiliense publicou neste domingo uma matéria sobre linfoma de hodgkin, desmentindo o que a forma como a novela tratou a personagem Nicole.
No jornal impresso, a matéria ocupou uma página inteira no caderno ciência e saúde, e trouxe o meu relato sobre a doença e as explicações de médicos especialistas sobre o que é, como avança e os tratamentos e expectativas sobre o linfoma de hodgkin.
A jornalista chegou até mim por meio do blog, e contei um pouquinho da minha história de tratamento para ela.

Esclareço dois pontos:
1- Eu sou muitooooo mais bonita do que apareço nesta foto. O fotógrafo tirou umas 40 fotos, se essa foi a melhor, nem quero ver as outras, rs.
2- A palavra 'curada' foi empregada pelo jornal, eu não disse em nenhum momento que estava curada. Disse que o tratamento foi eficaz, que estava em remissão e inclusive disse que passaria pela biopsia esta semana.

Mil bjos!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Aniversário do blog!


Oi gente!

Esses dias foram tão atribulados que acabei esquecendo de avisar que no sábado (17/08) foi aniversário do blog! Ele completou 1 aninho! Quando iniciei estava para fazer a 4ª sessão de quimio ABVD. Depois de lá muitaaaaaaaaa coisa já aconteceu. Foi muito bom ter feito o blog, recebi muita energia boa, muita ajuda e conheci pessoas maravilhosas. Até pessoalmente!

Esqueci de contar também sobre os resultados dos exames de sangue, estão todos ótimos. Negativo para HIV e Hepatites B e C, rins funcionando bem, fígado certinho, tireoide tranquila, colesterol no nível. É pra ficar feliz né? A quimio pode ser tóxica, e 'estragar' a gente mais que os efeitos colaterais dos dias após a aplicação, causando problemas no rins, pulmão, coração, etc. O coração a gente não viu, focada na biopsia o ecocardiograma ficou para depois. Mas acredito que esteja tudo bem, não sinto cansaço ou indisposição.

É isso, feliz aniversário para o blog!

bjos


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cirurgião

Bom dia gente!

Só para contar que ontem tive a consulta com o cirurgião, o mesmo que fez a minha primeira biopsia em abril/2012 e que colocou meu cateter em julho/2012. Médico simpático e competente na minha visão. 
Faremos a biopsia no linfonodo que eu já conseguia tocar (virilha direita), os outros não são palpáveis, nem ele mesmo conseguiu encontrar. 
A retirada do linfonodo será feita com anestesia local e sedação, vou para casa no mesmo dia, devo passar só umas três ou quatro horas no hospital. Está pré-agendada para o dia 30/08, deixei ontem a guia no hospital para o plano de saúde autorizar a internação, esta autorização costuma demorar uns 10 dias.

É isso, só para informar as questões burocráticas, rs.

Bjos 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Um minuto de cada vez

Sabemos nós, em todos os textos de autoajuda que existem por aí, que pensar no passado ou focar o tempo inteiro no futuro não resolve nossas vidas. O verdadeiro valor da vida está no presente. Nesse segundo aqui, neste momento em que vos escrevo. 
Mas daí, você colocar isso em prática é outros 500.
Venho a confessar que no passado eu não penso muito, acho que porque está tudo amarradinho, o que foi bom, foi ótimo, lembro com saudade, mas FOI. O que foi ruim, FOI também e alguma lição tirei disso. O passado não me perturba, tenho uma relação muito amistosa com ele. 
Agora com o futuro... a história é bem diferente. Não só em relação à doença, falo da minha vida como um todo. Estou sempre tentando me adiantar, me precavendo, esperando ter a solução antes mesmo do problema. Depois desse relato, não preciso dizer que me sinto constantemente ansiosa. 

Só que a ansiedade não nos ajuda muito, principalmente quando é necessário ter paciência para os próximo passos que precisamos fazer. Por isso, tenho tentado aquietar a mente, "reprogramando" meus pensamento para o presente, de forma positiva. Toda vez que uma hipótese surge, eu mando uma tacada de pensamento positivo nela, rs. Está sendo difícil, claro, mas estou tentando.

De sexta feira pra cá, os sentimentos já deram milhões de cambalhotas. Já me senti melhor, como agora, já me senti uma meleca. Já chorei, chorei, chorei. E já parei de chorar também. Já vi a luz no fim do túnel, e ela também já se apagou e já acendeu de novo e deu só uma piscadinha.

Os sentimentos 'vareiam' por aqui... Mas é normal, não é?

Outra coisa que tenho tentando, além de ser menos profeta e ficar tentando adivinhar o futuro, é ser menos racional. Acreditar que há poder de cura, em Deus, no Universo, em mim mesma. Esse laudo do PET, elaborado com muita pesquisa científica, é sim muito preciso, mas coisas inexplicáveis também acontecem, e eu quero e preciso acreditar um pouco mais nessas coisas. 

Mudar nossos pensamentos e nossa forma de ver o mundo é uma escolha. Não é do dia pra noite, é uma decisão. Por enquanto, é um minuto de cada vez, pq até um dia é longo demais e dá pra oscilar muito em 24 horas.

Um bjo


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Resultado 4º PET-CT

Oi queridos, 

Bom, não era essa a notícia que eu gostaria de estar contanto neste momento, mas se me comprometi a contar minha história no blog, devo satisfação às pessoas que com tanto carinho torcem por mim.
O PET-CT mostrou captações em alguns linfonodos novamente, axilas e virilhas, 4 linfonodos mais precisamente de no máximo 11mm cada um. A mais alta captação de SUV foi 3,4. Pela primeira vez aparece captação no timo, com SUV máximo 4,1. Ainda não digeri muito bem a informação da captação no timo, vou precisar de mais algumas consultas para esclarecer tudo.

As conclusões do PET-CT:
-Linfonodopatia hipermatabólica nas cadeias axilares e inguinais consistentes com doença proliferativa em atividade.
- Aumento do metabolismo e hiperplasia tímica
- Em relação ao estudo anterior de 02/05/2013 nota-se surgimento de hipermatabolismo das cadeias axilares e inguinais bilaterais e no timo.

Entonces, passarei por uma nova biópsia, na segunda feira irei à consulta com o cirurgião. Ele escolherá qual o melhor local para retirar o linfonodo e vamos marcar a data para a cirurgia. A médica hoje disse pra ter calma, que existe a possibilidade de ser o linfoma, mas que também pode não ser nada. Numa boa, eu queria muito acreditar que não é nada, mas é difícil depois de ter captação nos exatos lugares que existiam anteriormente.

Claro que já chorei, e é muito mais que meu direito me entristecer com tal novidade. Mas não me revoltei, com calma tudo se encaixa.

Que a fé cresça em mim, pra que eu seja muito menos racional e mais credora no impossível. Que exames assim tão reais e precisos, não me tirem a esperança de que para Deus nada é impossível. Porém, no momento, o racional pesa muito. 

Então é isso, depois da pancada de hoje, vou dormir para me restabelecer. Amanhã é um novo dia. 

Bjos

PS: Acho que escrevi esse post meio na pancada, e agora relendo, corrijo que já tive captação no Timo sim. No primeiro PET, de 30/05/2012, antes da quimio, o Timo também tinha captação com SUV máximo de 3,4.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

4º PET-CT feito

Oi gente! 

Ontem eu fiz o mais esperado exame de todos os tempos, rs. O PET-CT querido, que mostra detalhadamente como está meu querido corpo. Fica pronto amanhã pela manhã e minha consulta com a oncologista está marcada para amanhã também, às 17h. Mais uma vez levarei o envelope lacrado, sem coragem nenhuma de espiá-lo antes.
A sensação de hoje é que a vida está suspensa. Me sinto assim meio fora do chão mesmo, não tenho coragem de planejar nada, nem o que vou fazer no próximo domingo, antes de saber do querido resultado. Acho extremamente normal nos sentirmos assim, afinal sabemos muito bem do que um laudo é capaz de fazer em nossas vidas. Torcemos do fundo do coração, com toda fé e positividade para que esteja tudo bem, mas sou bem realista e o que a gente não quer também acontece.

Gostaria de fazer aqui uma propaganda gratuita da clínica onde faço o PET-CT. Acho que quando gostamos do local, e somos bem atendidos, devemos compartilhar com os outros. E quando acontece o contrário devemos botar a boca no trombone e ir atrás dos nossos direitos. 

Pois bem, faço meus exames na clínica IMEB-Instituto de Medicina Nuclear e Endocrinologia de Brasília e sou muito bem atendida todas as vezes. Ambiente limpo, enfermeiros humanizados, atendentes simpáticas, explicações dos procedimentos sem que você pergunte, entrega de resultados com enorme rapidez, atendimento telefônico rápido e com cortesia. E calma, você não precisa ter câncer para utilizar os serviços da clínica. Eles possuem diversos exames em suas unidades, como ecografias, mamografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada. E eles ainda atendem diversos convênios médicos.

Fica a dica para quem mora em Brasília. 

Volto em breve com novidades.

Bjos 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Consulta e encaminhamentos

Bom dia gente!

Na consulta ontem foi tudo muito tranquilo, gostei da médica nova da clínica, ela foi muito simpática e me passou muita confiança. Me apertou inteira procurando sinais de linfonodos aumentados, e não encontrou nada. Também do tanto que eu procuro se houvesse eu saberia.
Me passou o PET-CT, e eu já deixei o pedido na clínica e aguardo autorização do meu plano de saúde, geralmente autoriza em 2 dias, devo fazer o exame na sexta (09/08) ou na segunda (12/08). Se tem que fazer, quanto antes melhor. 
Me passou também uma pancada de exames de sangue, entre eles hepatite e HIV, estamos controlando a vida toda, não é só o linfoma, rs.
Quando eu for levar esses exames na próxima consulta, ela disse que me passará um ecocardiograma (fiz antes de iniciar as quimios), para verificarmos se o meu coração não foi 'enfraquecido' pela quimioterapia. Me sinto bem e consigo praticar atividades físicas sem muito cansaço, acredito que está tudo bem com meu coraçãozinho, será só mais um exame de rotina mesmo.

No mais, é isso, 

Nos vemos em breve.

Bjos


terça-feira, 6 de agosto de 2013

É hoje! Primeira consulta de Controle!

Bom dia gente!

Como estão?

É hoje minha consulta com a oncologista, para que ela me passe os exames do meu primeiro controle. Embora seja só uma consulta simples, para que pedidos de exame sejam feitos, já me sinto ansiosa pelo que vem por aí. O meu prazo de 90 dias de liberdade se esgotou, e é como se eu precisasse passar por um teste para ser concedido mais 90 dias tranquilos, rs. Completo hoje 125 dias sem quimio, Viva!
Para fechar o assunto Linfoma, passarei aqui essa semana novamente para falar da consulta e das datas de previsão dos exames.

Mudando de assunto, no último sábado foi o casamento de uma grande amiga, que eu tive o prazer de participar de alguns detalhes do planejamento e ser madrinha na cerimônia. Lembro que após minha primeira quimio (junho/2012), sai com ela para olhar alguns vestidos de noiva e disse pra ela: "queria tanto ter cabelo no seu casamento...". E olha o cabelão aí! Num lindo penteado, que eu adorei:





A cerimônia e a festa foram lindos, graciosos, a cara dela. Fiquei apaixonada pelo buquê, de tão singelo e elegante. Fiquei imensamente feliz de participar desse momento da vida dela, principalmente por estar com saúde para estar presente. Já dividimos muitas coisas boas e ruins nesses anos de amizade e embora sejamos muito diferentes de pensamentos e atitudes, nos entendemos de uma forma fantástica, porque aprendemos a respeitar os sentimentos uma da outra. 

Enfim, é isso! 
Volto em breve.

Bjos

terça-feira, 16 de julho de 2013

106 dias sem quimio...

Oi Pessoal!

Venho apenas dizer que tudo anda muito bem. Seguindo a reeducação alimentar perdi um pequeno excesso de peso. Estou fazendo Pilates em studio, com auxílio de fisioterapeuta, pra melhorar postura e respiração. Já completei três meses de trabalho novo, daqui mais 9 meses posso tirar férias, rs.

Hoje fiz heparinização do cateter, a terceira já. Quando a vida volta ao normal, os dias vão passando rapidamente de novo. A morosidade do tempo durante o tratamento é passado.
Já está marcada a consulta de controle. Meu médico mudou de cidade, e será minha primeira consulta com a nova médica (05 de agosto). Caso não goste, ou não me sinta segura, pedirei sugestões de outros oncos/hematos aqui em Brasólia.
Exames de controle. Pois bem, estava eu pensando neste tal  controle, que de controlado mesmo não tem nada. Confesso que levar a vida sem pensar no linfoma é bem mais fácil do que a gente imagina durante o tratamento, mas na hora que você pensa que tem que refazer os exames rola um "descontrole".
O medo de ver o linfoma voltar (ou nem ter ido embora de verdade) bate, ô se bate. Talvez a insegurança maior seja porque é meu primeiro controle. Agora vamos saber como o corpo reagiu 4 meses sem quimio. 

Falo da minha ansiedade e insegurança, mas sei que no momento só posso aguardar e ser positiva. Esperar o melhor, viver como se a possibilidade da doença voltar fosse nula, embora meu racional saiba que não é. 
Enfim, volto em breve,

Bjos =)

sábado, 29 de junho de 2013

Os meus balões!

Oi gente!

Já conhecem a campanha da ABRALE chamada #doebalões? Eu já doei meu balão, se você quer conhecer e também doar seu balão clique aqui. A campanha tem o intuito de demonstrar que doar é simples. " Pode ser financeira, pode ser de sangue. Mas, mais do que isso ela pode ser de gestos. Uma visita no hospital, alguns minutos de conversa, uma palavra de apoio, ou mesmo um sorriso. Tão simples como encher um balão. Tão simples que qualquer um pode fazer." (texto do site da ABRALE)
O vídeo da campanha também é muito lindo, assista:


Depois de conhecer a campanha, pensei nos ''balões'' que ganhei ao longo do diagnóstico e tratamento. Foram muitos, com certeza. Mas, hoje compartilho apenas um.
Antes de fazer minha primeira quimio, uma amiga do trabalho que já sabia que eu sairia de atestado, fez uma seleção de música gospel e salvou no meu cartão de memória. Intitulou a pasta "Músicas para se fortalecer, alegrar e chorar." Por um longo período era a única pasta que eu escutava no carro, e realmente em muitos momentos eu me fortaleci, me alegrei e chorei, escutando e refletindo a letra daquelas canções.
Coloco aqui hoje, uma das minhas preferidas, uma canção que eu gosto muito:




Bjos a todos!

PS: Hoje minha primeira sessão de quimio faz um ano!!!!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Fim de semana em Fortaleza

Oi gente!

Fim de semana passado foi minha primeira viagem à praia após tratamento, hoje completo 86 dias sem quimio. Sábado, dia 29 próximo, também é uma data importante, completa um ano que fiz minha primeira sessão de quimioterapia. Quantas coisas já aconteceram de lá pra cá, não é verdade? A maioria delas escritas aqui no blog também.

Pois bem, hoje não vamos falar de linfoma, vamos falar de viagem. Essa coisa que sempre adorei fazer e que por alguns meses precisei evitar.A viagem foi comprada em abril, porque para passar só um final de semana em Fortaleza, só com promoção de passagem aérea.
Fez muito sol e a viagem foi do jeito que eu esperava, bem tranquila. Lá conheci a Daniella, que também está tratando um linfoma de Hodgkin. Nos conhecemos por causa do blog, ela me mandou um e-mail e passamos a conversar. Me deu dicas ótimas do que fazer nesses dois dias em Fortaleza e combinamos de nos encontrar. Pena que esquecemos de tirar uma foto pra colocar aqui!!!! Mas foi muito legal conhecer você Dani, e saiba que estou torcendo para que logo logo todo esse tratamento faça parte de uma fase passada em sua vida.

Nos encontramos na Sorveteria 50 sabores (que na verdade tem 150), ponto de parada obrigatório de todo turista que vai à Fortaleza. Da outra vez que viajei à capital cearense visitei a sorveteria para conhecer o sorvete de caipirinha, indicado no Guia quatro rodas. Dessa vez minha escolha foi o sorvete chamado Chocobrownie. Gente, pense num trem delicioso. Ô sorvete bom, tão bom, tão bom, que no domingo tive que voltar lá pra tomar o mesmo sorvete do mesmo sabor. Acho que vou trazer uma franquia da sorveteria pra Brasília, vou rachar de ganhar dinheiro, rs. Clique aqui para conhecer a sorveteria.


No sábado, visitamos a praia Lagoinha, achei maravilhosa. Bem do jeito que gosto, água morninha, mar calmo e sem ondas fortes. Uma verdadeira piscina de água salgada. Além de ter uma paisagem muito bonita também. Vejam as fotos de Lagoinha:





No domingo, fomos a praia de Porto das Dunas, onde fica o Beach Park. Não entramos no parque, apenas ficamos na barraca de praia (super cara!), muito bem equipada, bem arrumada e bonita. Praia linda também, mas lá o mar é agitado, inclusive no fim da tarde pessoal chega de prancha e etc para aproveitar as ondas.

Como a idade avança e não consigo mais emendar praia em balada, decidi pela praia apenas. A noite saíamos para comer (camarão!!! foram só 3,5kg em 48 horas) e passear pelo calçadão e a feirinha. Ahhhh além do camarão, também íamos ao Dom Pastel, é um lugar muito legal. O local é grande, e oferece de tudo um pouco, agradando a todo mundo. Adoramos o pastel de lá, bem recheado e com um preço bacana. Além do pastel, eles servem churrasquinho, sushi, petiscos, crepe, pizza... e mais um monte de coisas,rs. Clique aqui para conhecer o Dom Pastel.


Mais algumas fotinhas do fds:

 Meus amigos protetores

 Vista do Pôr do Sol do apartamento

 Camarão no alho e óleo (nosso queridinho)

Em clima de copa das confederações

Eu e namorado na barraca do camarão


Bjs