Linfoma de Hodgkin, o que é?

O linfoma de Hodgkin ou doença de Hodgkin é um tipo de linfoma, um câncer que começa nos linfócitos, que são parte do sistema imunológico do organismo.


O linfoma de Hodgkin é distinto de outros tipos de linfoma pela presença de um tipo característico de célula, chamada célula de Reed-Sternberg. Estas células são linfócitos cancerosos grandes com mais de um núcleo.

Existem dois tipos principais de linfomas, o linfoma ou doença de Hodgkin, e o linfoma não Hodgkin. Estes dois tipos de linfomas se comportam, se propagam e respondem ao tratamento de formas diferentes.
Como o tecido linfóide está presente em muitas partes do corpo, o linfoma de Hodgkin pode começar em quase qualquer lugar. Mais frequentemente nos gânglios linfáticos, sendo os locais mais comuns a caixa torácica, pescoço e axilas.

Na maioria das vezes, o linfoma de Hodgkin se propaga de uma cadeia para outra de forma ordenada por meio dos vasos linfáticos para os gânglios linfáticos.


Sintomas:


O Linfoma de Hodgkin pode causar diferentes sinais e sintomas, dependendo da sua localização no corpo, por exemplo:

Inchaço

O linfoma de Hodgkin não é a causa mais comum de inchaço dos linfonodos. O aumento dos gânglios linfáticos, especialmente em crianças, é causado por infecções. Neste caso, o linfonodo retorna ao seu tamanho normal quando a infecção cede.

Outros tipos de câncer também podem causar o inchaço nos gânglios linfáticos. Portanto, ao perceber um gânglio linfático aumentado, especialmente se você não teve uma infecção recente, consulte um médico para diagnosticar a causa, e se necessário iniciar um tratamento.


Sintomas não Específicos

Algumas pessoas com linfoma de Hodgkin têm o que são conhecidos como sintomas B:
Febre.
Sudorese noturna.
Perda de peso.
Coceira.
Cansaço.
Perda de apetite.

Às vezes, o único sintoma pode ser o cansaço, que permanece ao longo de todo o tratamento.

Tosse, Dificuldade para respirar, Dor no Peito
Quando o linfoma de Hodgkin afeta os gânglios linfáticos da caixa torácica, o aumento de tamanho dos linfonodos pode pressionar a traquéia e provocar tosse ou mesmo dificuldade para respirar, principalmente quando deitado. Algumas pessoas podem sentir dores nessa região.

Ter um ou mais dos sintomas descritos não significa que você tenha um linfoma de Hodgkin. Na verdade, muitos destes sintomas podem ser causados ​​por outras condições, como infecções. Ainda assim, se algum desses sintomas surgirem, é muito importante que sejam avaliados por um médico para que a causa possa ser determinada e seja iniciado o tratamento se necessário.

Fonte: http://www.oncoguia.org.br/

Obs: Apesar de todos esses sintomas já terem sido detectados em pacientes, há muitos casos em que não há sintoma algum, apenas aumento dos linfonodos, principalmente na virilha, axila e pescoço. Esse foi o meu caso, por isso dê atenção a nódulos que aparecerem nesses locais.


2 comentários:

  1. Cintia no momento estou acompanhando minha mãe em tratamento quimioterapico de ca de face. Este cancer vem se arrastando há 10anos e agora sua face ja esta ficando bem deformada, mas ela sempre tem a esperança de poder fazer uma plastica. Ela é otimista, vaidosa e inverga mas nao quebra.
    Que o Pai Celestial continue lhe presenteando cada dia com fe e bom animo em sua caminhada.
    Esta semana meu sogro esta fechando o diagnostico de linfonodo de hodgkin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada por seu comentário, desejo que sua mãe continue essa pessoa com fé e otimista, pois sem isso não somos nada. Imagino as grandes dificuldades que ela passou nesses 10 anos, que Deus possa renová-la sempre em sua perseverança.
      Pro seu sogro, toda tranquilidade nesse momento de diagnóstico, que ele possa enfrentar tudo com muita fé, como sua mãe vem enfrentando.
      Precisando de qualquer coisa pode entrar em contato.

      Bjos

      Excluir

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!