quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Nossa lembrança pelos sentidos

Bom, não sei qual a explicação física, química ou psicológica para tal fato, mas é bem verdade que todos nós temos lembranças que são trazidas a tona com  cheiros, sabores, imagens ou sons. Uma comida que lembra um lugar, um cheiro que lembra uma pessoa, uma música que lembra uma certa época da nossa vida.

Quando eu estava em tratamento, minhas sessões geralmente ultrapassavam o horário do almoço, e a clínica me oferecia opções para solicitar um almoço. Nas duas primeiras vezes comi sem problemas, mais algumas vezes pedi a comida e meu namorado acabou comendo, do meio pro fim do tratamento preferia nem pedir. Só de pensar na comida enjoava dela. As opções traziam carnes grelhadas, arroz, feijão, farofa, salada, batata frita... 

"Tipassim"

A partir da sexta sessão, não podia ver a foto de um prato feito, tipo esse aí de cima, que meu estômago dava uma cambalhota. Nada vinha à cabeça no momento, apenas o estômago revirava. 
Quem me conhece sabe que eu não sou de "arregar" pra comida nenhuma, muito pelo contrário, como todas as coisas que as pessoas falam "Eca". Traço dobradinha, mocotó, sarapatel, vatapá, galinha caipira, todos os tipos de carne e derivados, além de massas, folhagens, queijos, verduras, legumes, e etc. Se está comprovado que não mata, eu como.

Mas gente, até hoje, quando vejo num shopping uma foto de comida num prato montado, com um bife de carne bovina ou frango grelhado, não penso em nada, apenas o estômago embrulha e penso "Eca", rs. É inconsciente a comida me remeter as sessões de quimio.

Estranho não é?
E você, tem alguma estranheza pós tratamento?

Bjos 

10 comentários:

  1. Oi querida.

    Pois bem no meu 1º tratamento, eu fazia quimio à 4ª feira e então nesse dia não costumava enjoar, mas pela hora do jantar de dava uma fome, assim uma coisa bem estranha, que nem consigo explicar, mas só me apetecia comida italiana com bastante molho de tomate, lasanhas, bolonhesas, assim esse tipo.

    O 2º tratamento como fiz em regime de internamento, não conseguia comer e enjoava tudo.

    Mas agora, passados quase 5 anos, já estou bem e consigo comer de tudo.

    Essa coisa que voce sente quando vê uma foto de um prato tb vai passar. É só dar tempo ao tempo.

    beijos grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gigi,

      Em muitas quimios eu também sentia vontade de comer massas, e com muito molho de tomate mesmo. Até ganhei uns quilinhos por causa disso, rs.

      Bjos

      Excluir
  2. mininaaaaa, a coisa ficou marcada mesmo... na minha clínica ofereciam lanche natural pro almoço e podia escolher..... na minha 1° sessão escolhi o q eu mais gostava, que era salame.....noooooossssaaa, não posso nem ouvir falar em lanche natural com salame, misericórdia.........depois de muito tempo já consigo comer porção de salame com limão, mas o lanche never more: Deus me livre....rs

    ResponderExcluir
  3. Querida Cintia. Continuei acompanhando o seu BLOG e cada vitória sua eu vibrei muito, muito, A minha sobrinha Çaís também está colocando as idéias e sentimentos num blog e eu vejo que isto faz bem, pois se ela tem algum pensamento de preocupação, esse pensamento perde um pouco a força quando colocados no Bog. Ela está na 3a quimio e está caminhando para fazer a 4a .Desde a 1a ele precisa tomar cortizona por causa dos glóbulos brancos.... O seu esforço na conquista da saúde é um grande exemplo para todos. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly,

      Obrigada pela torcida! O blog é realmente um lugar muito bom para expressarmos nossos sentimentos durante o tratamento, e com ele acabamos ajudando outras pessoas também

      Tudo de bom para sua sobrinha, e vou visitar também o blog dela.

      Precisando de qualquer coisa estou sempre por aqui.
      Bjos

      Excluir
  4. O nome do blog de minha sobrinha LAÍS é diariodalaiscorajosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Cintia! Tudo bem? eu já estou indo para a 7ª sessão de quimio. O interessante é que é bem o que você falou...nas duas primeiras eu praticamente não enjoei mas a partir da 3ª/4ª parece que o nosso corpo começa a rejeitar um monte de coisas (teve uns dias que eu enjoei até de Coca-Cola).

    No meu caso eu preciso comer coisas bem temperadas tipo salame, escondidinho, etc... não suporto mais sopa, por exemplo.... Forte Abraço e obrigado pelo Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roge,

      Sucesso na sua caminhada de tratamento, não é fácil, mas pouco a pouco vamos aprendendo o que fazer para amenizar as reações das sessões.

      Grande abraço e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Cintia eu também terminava as químios na hora do almoço e não cheguei a comer na clínica, porque saía as vezes para buscar meus filhos na escola, e corria para almoçar com eles, ou pelo menos para que eles pudessem me ver, eles ficavam receosos neste dia com medo que eu ficasse internada e não voltasse para casa, mas quando passava das onze horas em diante, o cheiro de comida era torturante para mim também, e três dias seguidos sem comer nada! Até àgua era dificil para mim beber, mas no meu caso não havia um alimento específico assim de rejeição, até chocolate que eu amava para mim deixou de ter o mesmo sabor e eu desprezava, como é bom viver sem quimioterapia não é Cintia, essa experiencia triste nos permite voltar a vida e viver tudo de novo como fosse a primeira vez
    Beijos para você Feliz e Saudavel 2014 p nós Ale

    ResponderExcluir

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!