sábado, 18 de agosto de 2012

Quimioterapia

Oiii!

Antes de iniciar o tratamento, eu não fazia ideia de como era uma sessão de quimioterapia. A primeira sessão gera muita ansiedade e até um pouco de medo da novidade, por imaginar ser algo tão sofrido e doloroso.

Até o momento eu fiz três sessões, um ciclo e meio de ABVD. Minhas sessões deveriam ter espaçamento de 15 dias, mas como minha imunidade estava baixa, o intervalo dessas primeiras sessões foi 21 dias. Torcer e comer bem para conseguir fazer a próxima medicação com intervalo correto. Ainda não tomei a injeção Granulokine, que grosseiramente falando aumenta a imunidade, mas o médico já solicitou a autorização ao plano de saúde.

Comigo as sessões são muito tranquilas, não tive nenhuma reação durante a medicação. Fico de 3 horas e meia a 4 horas recebendo a medicação pelo cateter e posso conversar, usar o celular, computador, ver TV, dormir, enfim, o que tiver vontade. Meu namorado querido sempre fica lá do meu ladinho, e estudamos juntos, conversamos e vemos revistas de fofocas, rs. Sabemos tudo da vida dos famosos, rs. Assim, o tempo passa rápido e logo posso voltar pra casa.

Em casa, eu tomo o medicamento Nausedron, durante 3 dias, para evitar enjoos e nauseas. Não cheguei a vomitar nenhuma vez nessas primeiras sessões e nem a ficar sem apetite. A única coisa que não gosto nos primeiros dias são alimentos frios ou gelados. Procuro comer coisas saudáveis, mas também como as coisas que sinto vontade, que no meu caso significa comer massa e molho de tomate, rs.

Os primeiros 3 ou 4 dias após a sessão são os mais difíceis. Não sei te dizer se sinto enjoo. O que sinto é um desconforto estomacal e intestinal. E é muitoooo chato. Na maioria das vezes tenho prisão de ventre, mas também já tive dor de barriga. Gases também me incomodam bastante, as vezes causam dor. Fora isso, me sinto mais cansada e em alguns momentos mais fraca. Como estou de licença do trabalho, me dou o direito de ficar deitada o dia inteiro se tiver vontade. 

E o corpo sofre e a mente responde. Esses também são os dias tristes, que graças a Deus passam. São os dias em que chorei. Os dias em que penso que faltam muitas sessões e pensar nisso entristece tudo. Nesses dias penso na vida parada, nas limitações, ai dói. Mas depois passa, como tudo na vida. O desconforto vai embora e com ele os sentimentos ruins. Ai você fica louco pra fazer a próxima sessão e dizer menos uma!

Bjos =)


2 comentários:

  1. Cintia

    Olá Novamente! Estava lendo aqui os seus posts sobre a quimio.

    Igualzinho a você a minha "programação" era de sessões de quimioterapia ABVD a cada 15 dias (todas as quartas-feiras). Semana passada fui fazer a segunda sessão e adivinhe!??...imunidade baixa!!!! (neutrófilos em torno de 720) Fiquei chateado porque na minha cabeça quanto mais sessões forem adiadas mais longo ficará o tratamento (no meu caso estão programadas 8 sessões).

    Lendo os seus posts percebi que é melhor não ficar programando muito mesmo...A boa notícia é que hoje fiz a segunda sessão (teoricamente agora faltam 6). Agora é "curtir" o leve enjoo, cansaço e gosto ruim na boca além da "nova" leve queda de cabelos.

    Mais uma vez obrigado por compartilhar a sua experiência! Tem sido muito bom e ajudado no meu tratamento "psicológico" juntamente com a minha namorada e a minha família. bjs e saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roge!

      A queda da imunidade é uma sacanagem com a gente rs. Várias vezes perguntei ao médico se eu estava fazendo alguma coisa errada, se faltava algum alimento, se vitaminas podiam me ajudar, etc e etc. Ele disse que não, que a baixa da imunidade é uma reação do organismo a toxidade da quimio. E claro que devemos nos alimentar bem, mas açai, laranja, couve e feijão não vão garantir que a imunidade não caia.

      Acho que é como a história da queda de cabelo. Não perdi todo o cabelo, perdi uma grande quantidade, mas nada que os outros percebessem. Algumas amigas que passam pelo ABVD perderam todo o cabelo. E o q elas fizeram de errado? Nada. Diferente de mim? Nada. Apenas o corpo delas reagiu de uma forma diferente a toxidade da quimio.
      E muitas dessas amigas que perderam todo o cabelo não precisaram adiar nenhuma sessão por causa de imunidade baixa.

      Precisando de qualquer coisa fico à disposição,

      Um abraço!

      Excluir

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!