sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O câncer, você e os outros

Antes de escrever o meu blá blá blá de hoje, quero dar as últimas notícias. Hoje irei aplicar minha quinta injeção de Granulokine e não senti nenhuma reação. Nem uma dorzinha na ponta da unha. Li relatos de pessoas que se sentiram atropeladas por um trator depois das injeções, mas eu não senti absolutamente nada. Por isso, não dá pra se desesperar, cada organismo reage de uma forma, e tudo nesse tratamento depende. O próximo hemograma será feito dia 09/09-domingo, depois conto como a Granulokine ajudou na imunidade.

Depois das notícias triviais, mudemos de assunto. Vou compartilhar um post da atriz Márcia Cabrita, postado em seu blog em 03/04/2011. O título é "Como não encher o saco de alguém com câncer", para ver o texto completo clique aqui.

No post a atriz fala sobre o que nós, pacientes em tratamento contra o câncer, não merecemos ouvir e o que deveríamos escutar das pessoas que estão ao nosso redor. Do que nós não merecemos mais ouvir, concordo com dois itens em especial: 

1-"Aquela doença"- Eu tenho um câncer do sistema linfático, tenho um Linfoma de Hodgkin. Eu já aceitei isso. Não tenho problemas com a palavra câncer. Não é um palavrão. Outra coisa que não gosto de ouvir é "essa maldita doença". Não posso dizer que é uma bendita doença, mas qual doença é boa? É uma doença com um tratamento mais demorado, um tanto doloroso, mas é só mais uma doença entre tantas que a gente nem sabe que existe.

2- "Todos os efeitos colaterais são o de menos"- Só eu posso dizer isso, eu quem sinto as reações! O mais importante é chegar a cura no final, é claro, mas não posso ignorar os efeitos colaterais que sinto hoje. Não posso desprezar a dor no corpo, a sensação de que eu nunca mais vou ser a mesma pessoa. No começo, ficar escutando dos outros que não devia reclamar das reações da medicação, me dava a sensação de ser ingrata. Ingrata por reclamar de coisas pequenas quando o objetivo é a cura. Mas, quer saber? Não sou de ferro, nem mártir, nem super-heroína, se doer eu vou reclamar mesmo, vou chorar o quanto quiser, porque ficar passando mal não é o de menos.

Agora, com as palavras de Márcia Cabrita, o que nós devemos escutar:

O que merecemos ouvir:
- "Posso te ajudar?"
- "Rezo por vc e sei que vai ficar boa"
- "A medicina evolui a cada dia."
- "Isso vai passar"
- "Ficar careca é ruim sim, comprei um lenço lindo pra vc, quer experimentar?"
- "Só liguei para vc saber que estou pensando em vc"
- "Eu te amo"
Se vc for muito rico:
- "Posso pagar a cirurgia'
Se vc for médio rico:
- "Posso pagar próxima consulta"
Se vc for pobre:
- "Trouxe esse pirulito"

E é isso mesmo, é isso que a gente quer ouvir! Ainda bem que estou cercada de pessoas discretas e delicadas que na maioria das vezes dizem o que eu preciso escutar. Há apenas um item na lista acima que eu mudaria, não gosto de escutar "Isso vai passar", eu já sei. Até uva passa. Melhor dizer o "Posso te ajudar", aí talvez eu peça um abraço, ou um ombro pra chorar e você não precisa dizer nada. Talvez eu te mande para casa porque quero ficar sozinha, talvez eu peça um sorvete. Não importa o que for, você terá ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!