segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O protocolo ABVD


Oiiiii

Sempre falo ABVD pra lá, ABVD pra cá, sei que este é meu protocolo de quimioterapia, mas não tinha parado para pensar quais são essas quatro drogas e como cada uma delas age. Resumindo:

Atualmente, o ABVD, regime de quimioterapia, é o padrão ouro no tratamento da doença de Hodgkin. A abreviatura representa quatro drogas: adriamicina (Doxorrubicina), bleomicina, vinblastina e dacarbazina. Desenvolvido na Itália na década de 1970, o tratamento ABVD normalmente leva entre seis e oito meses, embora tratamentos mais longos possam ser necessários.

O que cada droga faz?

Adriamicina, também chamada Doxorrubicina, altera o funcionamento celular, evitando a proliferação de células malignas.

Bleomicina, Liga-se ao DNA provocando fragmentações.

Vinblastina, assegura que as células cancerígenas não continuem a crescer fazendo com que morram.

Dacarbazina, causa uma reação química que provoca danos ao material genético (DNA) das células tumorais, o que resulta em morte celular.

Será que escrevi tudo certo? Quanto nome difícil! Ainda bem que não li essas bulas antes, porque descreve tanta reação, contra indicação, efeito colateral e coisas prejudiciais que eu ia ficar com medo de fazer o tratamento, kkkkk.

Mas o importante é que elas são eficazes e se Deus quiser estão fazendo o resultado esperado em mim! Amém!

Bjos 

24 comentários:

  1. Costumo dizer que cada medicação nova que minha mãe toma é uma amiguinha que chega. A gente fica tão familiarizado. Eu pelo menos sempre procuro saber mais sobre cada uma delas.

    Um bjo e se cuida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade ;)
      Como eu sempre digo, é o ''pesadelo do bem'', que logo logo em breve, irei acordar dele ^_^ kkkkkkk

      Excluir
  2. Dacarbazina é a vermelhinha, danadinha, causadora de ardência nas veias e ainda por cima, enjoos.... Mas estou em outra no momento, ICE.
    Bjinhos querida Cintia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a vermelhinha é a mais temida, vejo as pessoas comentarem na clínica.

      Christiane, está sentindo mais reações com a ICE?

      Bjoss

      Excluir
    2. Noooossa Cris, nem me fale dela =( tenho pavor quando chega a vez dela sabia?!
      Não consigo tomar ele sem correr o soro junto. A queimação é muito grande, intensa. Ela entra gelada, e o soro ameniza bastante. No começo dela entrando, dá um desconforto muito grande, que parece que não vou aguentar. Mas como minha mãe diz, a dor é psicológica, e é você quem a inventa. Por isso, procuro me distrair ouvindo músicas e mexer no face. E olha que funciona viu ^^
      Fica a dica aii s2
      Bom é isso kkkk
      Bjs ;*

      Excluir
    3. Dacarbazina é branca... e é a ultima do protocolo a ser instalada, por ser irritante e ciclo inespecífico.
      A vermelha é a Doxorrubicina. É a primeira do protocolo a ser instalada, por ser vesicante.

      Excluir
  3. Oi me chamo Andréa e também estou passando por esse processo . Já vou para o segundo ciclo e graças a DEUS os efeitos colaterais foram fracos e espero que continuem assim.Estou com fé que tudo vai dar certo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa,
      os efeitos são menos intensos do que a gente imagina no começo,
      incomodam, mas é suportável.

      Tudo de bom pra vc, que continue tranquilo seu tratamento!

      Obrigada pelo comentário,

      Bjs

      Excluir
    2. Isso mesmo Andrea!!! Foco, força e fé amiga, que a gente chega lá!! Demora, mais chega viiuu, é só ter fé, e acreditar muito naquele que nunca nos deixa só <3 ^-^
      Fica bem, que o mestre Jesus a ilumine flor!!!
      Bjokas ;*

      Excluir
  4. Eu passei por isso em Janeiro. Fiz 8 sessões com a ABVD e, graças a Deus desde maio não faço mais quimio. Não tive quase reação, não caiu 100% dos cabelos, não baixou minha imunidade nem minhas plaquetas. Acho que estava tão determinado a acabar com o mostrinho que essa droga fez todo o efeito esperado.

    Que vocês todos que estão passando por isso possam ter forças de lutar sempre, pois vale a pena....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que bacana <3
      Eu estou bem confiante em minha recuperação ^^
      Já tomei quatro sessões de QT, e meus cabelos estão caindo muito. Não de tufo sabe, só quebrando nas pontas mesmo. Não vou falar que não tô com medo de ficar careca, pois estou :(
      Mas confiante sempre no mestre Jesus, que sempre está comigo e jamais me deixará só :) Sei que não ficarei carequinha não, e se cair, cresce neh \o/
      Em relação a imunidade, tbm tenho medo. Pq ela me impede de sair de casa pra ir pra facul, pra sair com meus amigos e namorado, e passear em locais públicos. Mas fazer o que neh, tem que se cuidar pra adquirir 100% de cura!! C=

      Excluir
  5. Oiii Cintia, fui diagnosticada com Linfoma de Hodgkin predominância linfocitária Nodular, o mesmo do seu, vc deve imaginar né!! rsrrs já li todo seu blog e queria te parabenizar pois escreve e explica muito bem, eu que já tinha lido muito na net á respeito fiquei feliz de encontrar seu blog pois assim pude acompanhar.Ainda não comecei a quimio, o meu protocolo vai ser o ABVD também e como não vi você em momento algum falar de esterilidade e ou preservação da fertilização, gostaria que compartilhasse comigo se sabe algo a respeito, o melhor tratamento, se vc teve o ciclo suspenso etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii tudo bem?

      Olha, na época do inicio do meu tratamento consultei ginecologista e oncologista e eles não acharam necessário fazer nada para preservar fertilidade, disseram que a possibilidade de gravidez com ou sem o ABVD seria praticamente a mesma. Realmente já vi várias mulheres grávidas após o ABVD. Agora, acho que você deve conversar com seu médico, pois não há consenso nesse mundo oncológico.
      Meu ciclo continuou normal, mas algumas pacientes têm o ciclo suspenso pela quimio, acho que é normal as duas coisas acontecerem. Cada organismo reage diferente, inclusive com as reações da quimio. Por exemplo, tem gente que enjoa muito e põe tudo pra fora, e no meu caso nunca vomitei.

      Sucesso no seu tratamento, caso precise de algo estou por aqui!

      Excluir
  6. Ooii Cíntia!!
    Gostaria de te parabenizar, pela força e garra de enfrentar e contar toda a sua história e luta contra seu linfoma. Ajudando muitas pessoas com suas dicas e histórias, faz com que outras pessoas como eu, não fique achando que é só com a gente que isso acontece. Todos estão sujeitos não é mesmo? Bom, eu amei seu blog, ele é perfeito e me ajudou bastante, tirou muitas dúvidas minhas e me senti a vontade pra responder outras perguntas também! Descobri que tenho o Linfoma de Hodgkin, dia 20 de fevereiro. Já começei o tratamento no GRAACC, e fiz ontem minha quarta sessão de QT. Tive o privilégio de receber a primeira dose no dia do meu aniversário, 12/03/2015. Claro que só foi alegria neh?! Melhor presente de aniversário de todos ^-^
    No total, os médicos disseram que faria só cinco sessões de quimio. A que estou fazendo é essa mesmo, a com ABVD.
    Cíntia, tenho muitas perguntas kkkk vou ir fazendo mais pra frente ok?! Acho que ficará melhor pra você responde-las.
    Minha pergunta pra você Cíntia, é ''Vc acha que só tomarei essas cinco sessões mesmo que foram previstas??? E se você teve que tomar mais??? Quantas sessões falaram que vc iria tomar???''

    ResponderExcluir
  7. Oiii Cíntiaaa!!
    Sou eu de novo kkkk
    Gostaria que vc falasse sobre as reações e os efeitos colaterais que essa quimio traz. Pois cada site diz uma coisa. Fica difícil acreditar no que eles dizem. Desde já, agradeço. Bjus ;*

    ResponderExcluir
  8. Cíntia, você poderia dizer um pouco sobre a imunidade?
    ela é nossa vilã mais temida, e a causa das quimio na maioria das vezes vem dela. Qual a prevenção necessária!!??
    Obrigada (:

    ResponderExcluir
  9. Os alimentos que comemos, com a quimio, causam ânsias de vômitos. Qual alimento, é mais forte, e qual é mais fraco em relação a isso?
    Obrigada (:

    ResponderExcluir
  10. Cíntia, kkkk Bom dia <3
    Prometo que é a ultima pergunta, e que te deixarei em paz kkkkkk
    Depois da sua quimio com a ABVD, você teve que fazer Radioterapia?? Pois estou vendo em outros sites, e diz que após a Quimioterapia, tem alguns casos que é preciso fazer a Radio. Você precisou? E porque?
    Obrigada (:

    ResponderExcluir
  11. Parece que a Cínthia cansou de responder!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, cansei não Rodrigo! Continuo respondendo todos os comentários que recebi notificação e aos e-mails também. Não sei o que aconteceu no caso das perguntas da Ana Paula em 2015, não vi mesmo. Desculpa Ana, nao foi nada pessoal,rs. Três anos depois, acho que vc não tem mais interesse nessas respostas, mas espero que seu tratamento tenha sido um sucesso!

      Excluir

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!