domingo, 14 de outubro de 2012

Filme: Antes de Partir



Sinopse e detalhes

Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a "lista da bota", algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.

Esse filme passou na TV aberta ontem, é de 2007, mas eu não havia assistido ainda. Achei muito bacana e reforça convicções minhas. A primeira é de sempre lembrarmos que somos finitos neste plano, e por temos fim devemos aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece da melhor forma possível.
Eu já realizei muitos sonhos, fiz coisas que queria fazer, mas nos últimos tempos estava deixando algumas coisas de lado, algumas coisas para depois, as vezes porque queria economizar, outras vezes por pura preguiça mesmo.
Eu decidi que quero voltar a ser como antes, realizar mais e colocar menos no papel. Quero sonhos menores, porém mais rápidos. Não quero pensar em como será minha vida em cinco anos. É um horizonte muito longe. Quero meus planos pra essa semana, pra esse mês. 
Não quero mais trocar minhas férias por um cursinho pra concurso(fiz isso em jan/12), quero viajar, quero reprogramar a mente, desestressar. Claro que vou estudar, fazer as provas, buscar um cargo melhor. Mas acho que posso fazer isso com mais calma, não preciso sacrificar férias, não estou tão desesperada assim.
Não estou pensando em largar tudo, em ser extremamente imediatista. Só quero definir melhor o meu foco no presente. Acredito que dará certo, os olhos focados aqui e uma olhadinha de rabo de olho no futuro. Também não posso abandonar os planos que exigem mais tempo, que não podem ser realizados agora, há sonhos que precisam de um planejamento maior. Só não quero que isso seja meu foco. Não quero olhar láááá na frente e acabar tropeçando.

3 comentários:

  1. Lindo sua visão do filme.
    Eu assisti um que gostei. Não sei se vc já viu. Os pinguins do papai.

    Tem uma mensagem bem bacana. Pelo menos eu consegui enxergar...

    Não estou tendo tempo, mas no meu pc tem milhares de filmes. Meu esposo é tipo viciado. E assinamos Netflix. Tem tipo mto pra assistir, mas é tão corrido. Tenho uma listinha a espera.

    Um bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara,
      Mesmo com o tempo q tenho durante o tratamento não tenho visto muitos filmes. Eu gosto mas não sou tão viciada,rs. Esse eu gostei muito.

      Bjos

      Excluir
  2. Eu assisti esse filme tb quando estava doente e foi assim um abrir de olhos. Gostei bastante.

    ResponderExcluir

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!