sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dia das crianças, dia de feira, dia de relembrar...

Quando eu era criança (o que não faz tanto tempo assim), lembro de irmos à feira muitas vezes, geralmente aos domingos. Íamos andar, olhar, comer (menos minha mãe que morria de nojo de comer na feira), fazer hora, sei lá qual era o objetivo, lembro que sempre gostei da muvuca de feira.
Ainda hoje aprecio as cores das frutas expostas, das verduras, dos temperos, ahh os temperos, a banca mais bonita.

Quando fiz meu trabalho de conclusão de curso na faculdade, tive a opção de elaborar um produto ao invés de uma monografia. Como meu curso é comunicação social, elaborei um suplemento jornalístico com tema Culinária Nordestina e como não podia faltar, fiz uma reportagem sobre as feiras de Brasília (que carregam muito das tradições do Nordeste). 

Hoje, revivi meu encanto com as feiras, fomos a feira da Torre de TV de Brasília. Lá tem muitos artigos de decoração, de artesanato, móveis e como não poderia faltar: comidas! Pra comer em feira não pode ter frescura, rs. Na feira da Torre tem barracas com comidas típicas de vários estados brasileiros. Baiana, paraense, goiana... Vi uma senhora comendo açaí com farinha de tapioca e só me lembrei da viagem que fiz em 2007 pra visitar uma amiga em Belém.

Que viagem deliciosa! Uma das culinárias mais diferentes que experimentei, pois moro no centro oeste e também estou acostumada com a culinária nordestina mas não conhecia nada do Norte. Provei de tudo, Maniçoba, Tacacá, peixe com açaí e farinha de tapioca, pupunha, e por ai vai...rs
Fui também visitar o Mercado Ver o Peso, muitas frutas e coisas que eu nunca tinha visto na vida, como por exemplo Pupunha, pra mim, frutinha com gosto de pamonha, essa amarelinha ai da foto:


O passeio de hoje, além de me fazer relembrar essa viagem que foi bem bacana, me fez ver várias crianças saltitantes pela feira com brinquedos parecidos com os que eu tive! Gente, que coisa boa relembrar isso! 
Quem não teve um passarinho de madeira que batia as asas quando a gente o empurrava pelo quintal? E o bichinho fazia tec, tec, tec, tec...





E esse cachorrinho, quem teve? Ele funcionava a pilha, ia latindo, sentando devagar, quando de repente dava um mortal pra trás kkkkk Eu tive! Por que não guardei? Acho ele muito legal. 




Bom mesmo foi ver os pais levando suas crianças pra feira no feriado, como meu pai fez comigo. Comprando pipa, passarinho de madeira, balão, pipoca e bola, ensinando que existe muito mais que televisão, computador, videogame e celular.
Melhor ainda foi distrair um pouco, esquecer tratamento, doença, nem que seja por alguns momentos, porque tem hora que tudo fica muito pesado. Os últimos dias foram um pouco ansiosos, um pouco de medo do que ainda vem por aí no tratamento, muita saudade da vida normal e de poder fazer planos, mudanças e repensar a vida que está em standyby.


2 comentários:

  1. Oi querida. é sempre bom relembrar né. Ainda mais quando temos bons momentos na memoria. Pessoas marcantes, lugares incriveis. Essa semana estou assim. O dia das crianças me levou a um mundinho só meu. E hoje, dia dos professores, liguei pra minha tia da 1ª série acredita? De 1997. Falei também com minha ta da 4ª serie. É tão bom sentir a voz delas embargadas por saber que nos marcou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara,
      Com ctz, se eu fosse prof iria amar se um aluno entrasse em contato comigo depois de tantos anos.
      E como estou ficando velha, em 1997 eu estava na 7ª série kkkkk

      Bjim

      Excluir

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!