terça-feira, 30 de outubro de 2012

Reações quimioterápicas

Oi gente!

Ontem eu estava pensando e resolvi postar aqui, como cada sessão de quimioterapia traz reações semelhantes e diferentes ao mesmo tempo.

Primeiro, existem vários protocolos (combinação de medicamentos) para cada tipo de câncer ou de estágio da doença. Cada protocolo vai trazer reações diferentes, por serem drogas diferentes se combinando. Segundo, mesmo utilizando o mesmo protocolo, o organismo dos pacientes também reage de forma diferente.
Por exemplo, o cabelo. Pessoas que fizeram ou fazem o mesmo protocolo que o meu, chamado ABVD, podem perder o cabelo. Li pessoas que perderam um pouco, outros que perderam quase tudo e no meu caso, perdi muito pouco. O próprio médico, em toda consulta, fala do meu cabelo, acho que ele fica espantado de não ter caído quase nada mesmo após 8 sessões.

Além de todas essas diferenças, há a reação diferenciada do seu organismo. Nenhuma sessão traz reações iguais a outra, podem ser semelhantes, mas iguais não são. Nessas oito sessões, deu pra ter uma noçãozinha disso. Vejam o que já aconteceu comigo:

1. Estômago: Sinto enjoos moderados após todas as sessões, mas nunca cheguei a vomitar. Desde a quarta sessão não tomo mais remédios para enjoo, o médico havia me recomendado Nausedron, durante 03 dias após todas as sessões, mas percebi sozinha que ele mais me atrapalhava que ajudava. Prendia meu intestino e ai eu me sentia mais mal ainda. Dramin, Plasil também não fazem diferença no enjoo, me ajudam a dormir só, rs. 

2.Apetite: Eu sempre como bem, mas em algumas vezes não tinha vontade de certos alimentos. Acho que essa é a parte mais caixinha de surpresa. Eu já passei 3 dias sem querer tomar nada frio, nem água direito, gelado então nem pensar. Foi um pós-quimio de sopa, caldo e mingau. Mas eu também já sai da sessão direto pra comprar sorvete e comi quase metade do pote de uma vez.
Na sétima sessão, eu passei dois dias sem conseguir comer comida mesmo (almoço, jantar) só tinha vontade de comer lanches. Ontem, sai da sessão direto pro restaurante e enchi o prato de tudo que gosto. É ou não é uma caixinha de surpresas?

3.Cansaço e Fraqueza: O cansaço e fraqueza são sempre bem parecidos. Na primeira semana pós-quimio, fico mais cansada rapidamente, com esforços que antes não me cansariam. A única diferença entre as sessões é que teve vezes que sentia muito sono e conseguia dormir muito, outras vezes dormia o normal de sempre.

Fora esses sintomas mais frequentes, eu tive afta apenas uma vez, na primeira sessão. Tenho também uma coceira nas mãos, como uma dermatite, eu sei que é normal e devido a reação da medicação, pode irritar a pele mesmo. A coceira vem fica uns cinco dias e depois some, deixando as marquinhas castanhas no local onde coçou.

Acho que por hoje é só. Estou me sentindo bem após a oitava sessão, escrevendo aqui me distrai um pouco, o que é muito bom, porque nesses primeiros dias só quero que a hora passe rápido, rs.

Bjos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!