terça-feira, 23 de outubro de 2012

Check-up Básico

Oi, 

Quando eu era criança, minha mãe tinha o hábito de me levar ao médico pelo menos uma vez ao ano para uma check-up básico. E eu aprendi com ela que cuidar da nossa saúde, mesmo que não tenhamos qualquer sintoma, é de suma importância. Nesses últimos dias eu fui ao oftalmologista, ginecologista e no pneumologista.

No oftalmologista, fiz uma consulta de revisão anual, pois fiz cirurgia de correção de miopia em dezembro/2010 e enxergo muitooooo bem. Depois de anos e anos de óculos e lentes de contato, a cirurgia a laser de 15 minutos, com anestesia local, me devolveu a perfeição da visão. Está tudo Ok com as minhas "vista".

Pela primeira vez, o ginecologista me pediu ecografia das mamas, não sei se porque estou ficando idosa ou por ter contado sobre o linfoma. Mas, felizmente, mamas, útero, ovários e etc estão todos bem também.

O pneumologista, eu fui tirar dúvidas na verdade, não é um médico que costumo ir anualmente. No meu PET de maio/2012 e na tomografia de outubro/2012 aparecem pequenos nódulos no pulmão direito, com 5mm e 8mm. Perguntei ao oncologista o que eram e ele disse apenas que eu não precisava me preocupar. Meu oncologista é simpático, gente boa, atencioso, mas não é muito didático. Fui eu então ao pneumologista  para que ele me desse uma aula sobre nódulos no pulmão, rs.

E não é que acertei um médico legal pela rede referenciada do convênio? O médico, com 30 anos de experiência em pneumologia, me disse que não se faz, em nenhuma hipótese, biopsia de nódulos tão pequenos, e o que deveríamos fazer era acompanhar semestralmente se esses nódulos não irão crescer.
Me explicou que certas pessoas têm nódulos benignos, que são como cicatrizes de gripes, tuberculose ou pneumonia. Ficam no pulmão pra sempre mas não crescem.




O gosto ruim na boca e o enjoo deram uma trégua, mas acho que a imunidade caiu esses dias porque senti bastante dor de cabeça. Nada que não fosse suportável, parece com aquela dorzinha de cabeça que a gente tem no inicio de um resfriado. Farei um hemograma no domingo, 28/10.

Outra coisa que já faz um tempo que vem acontecendo é uma coceira nas mãos. Começam a surgir bolinhas vermelhas que coçam bastante e depois que param de coçar deixam uma marquinha marrom. Falei pro médico na última consulta e estou usando uma pomada receitada por ele. Sei que é uma reação normal à quimioterapia, o próprio manual da clínica avisa sobre irritações na pele.

Bom é isso, não tenho mais nada a contar, rs.


Bjos =)


2 comentários:

  1. ESSE NEGÓCIO DE CHECK-UP EU APRENDI TAMBÉM. DE TEMPOS EM TEMPOS TINHAMOS QUE FAZER O BÁSICO (SANGUE, FEZES E URINA)
    QUANDO CHEGUEI EM SP E CONTEI PRO CLÍNICO QUE ESTAVA ALI POR ROTINA, QUE EU TINHA O COSTUME DE FAZER AQUELES EXAMES DE 3 EM 3 MESES ELE QUASE RIU NA MINHA CARA. TIPO, PRA QUE FURAR O BRAÇO SEM NECESSIDADE.

    ACHO QUE EM SP O VOLUME DE PACIENTES NA REDE PUBLICA É TÃO ALTO QUE NÃO SOBRE ESPAÇO PARA OS CHECK-UP.

    AGORA COM O CONVÊNIO POSSO FAZER SEMPRE QUE EU ACHAR NECESSÁRIO.

    BJINHOS
    SE CUIDA

    ResponderExcluir
  2. Oi Sara, na rede pública é tudo mais difícil mesmo.
    Eu fazia meus check-up's anualmente, mas sempre pelo plano de saúde.

    Se eu não tivesse o plano, nem teria ido ao pneumologista agora, pq fui só pra conversar, só pra questionar. Não pagaria uma consulta de R$ 200,00 pra isso.

    Bjos

    ResponderExcluir

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!