terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sessão Seis de Quimioterapia!

Imunidade é algo que não dá pra perceber no rosto ou na disposição de um paciente em quimioterapia. Na última semana, eu fiz três hemogramas para a contagem dos Neutrófilos (tipo de célula de defesa) e me sentia extremamente bem e disposta nos três exames. Os neutrófilos de uma pessoa normal, com imunidade adequada, têm valor de referência acima de 1.500.

No meu primeiro exame eles contavam 830 e não fiz sessão de quimioterapia. O segundo, três dias depois, eles caíram ainda mais, chegando a 540. Passaram-se mais três dias e eis que ontem eu tinha 2360 neutrófilos. Agora me diz, dá pra entender? É minha medula quem manda minha gente, eu sou mera expectadora.

Enfim, ontem fiz minha sexta sessão, intervalo de 21 dias. Não fiquei ansiosa dessa vez, bem diferente da quinta vez. Acho que na quinta sessão, eu tinha passado um feriadão tão de gente normal, que não queria voltar a realidade do tratamento. Dessa vez não, eu fui tranquila, e o nosso psicológico ajuda demais.

Hoje estou me sentindo benzinha, já tomei café, estou tomando muita água, sem comprimidos de enjoo, e meu estômago só conversa comigo de vez em quando, ainda não tenho um gato brincando com a bola na barriga, daqui a pouco ele chega, rs.

Trouxe pra casa as cinco injeções de Granulokine (que ajuda a aumentar a imunidade), vou tomar de hoje até sábado. Meu plano de saúde gosta de fazer um charme para autorizá-las, mas sempre acaba autorizando. Graças a Deus é o único momento que o plano de saúde gosta de fazer dengo, o resto ele sempre autoriza prestativamente. Se houver reações da Granulokine eu conto depois.

Daqui a 10 dias farei uma tomografia de abdômen e tórax, para verificar se o tratamento está  dando o resultado esperado. Podemos estar na metade do tratamento. O médico preferiu não pedir o PET-CT, apesar de mais detalhado, ele disse que vai deixar esse exame para o final.

Descobri ontem que engordei 4kg desde o início das sessões, em três meses. Nunca fui magrinha, mas conseguia manter meu peso em 60, 62kg. Estou com 66kg. As enfermeiras sempre falam que está ótimo, a medicação incha, e que ruim é o paciente emagrecer, mas eu não estou muito adepta dessa teoria não, rs. Sei que o medicamento causa retenção de líquido mas também sei que sou maquininha devoradora de carboidratos, rs. E em casa, sem trabalhar, a cozinha logo ali, difícil resistir, rs.

Enfim, são essas a novidades! Até depois!

Bjos 

PS: Seis sessões de quimioteraia (protocolo ABVD), 97% do cabelo aqui, na cabeça!

9 comentários:

  1. Estou feliz por você Cíntia. É estranho, mas cada bateria de sessões dá a sensação de uma batalha vencida, um alívio para quem esta em tratamento e para quem tá acompanhando, principalmente a família. Parabéns amiga! Continuo aqui torcendo e acompanhando seu blog. É um pouco difícil para mim falar sobre o assunto, você bem sabe, mas tenho rezado e pedido muito a Deus por ti.
    Cada postagem tua que leio me encanto mais contigo, por sua força, tua gara e com a pessoa maravilhosa que é e que, apesar de não precisar, esta se tornando mais maravilhosa ainda.... um crescimento espiritual incrível.
    Meu pai era meio fechado e não tive a oportunidade de saber o que se passou com ele durante seu processo, mas dava para ver que em muitas coisas ele se tornou melhor, mais paciente, mais confiante, mais sereno e com muito mais fé em Deus.
    Enfim, só queria que tu soubesse que continuamos torcendo e rezando por ti amiga, eu, minha mãe e todos aqui da GPAG e com fé em Deus vc estara logo logo de volta aqui, retomando sua vida e desfrutando todo aprendizado deste processo.
    Beijo no coração,
    Val.

    ResponderExcluir
  2. Oi Val, querida!
    Que lindo seu comentário, sou muito feliz por ser querida dessa forma verdadeira por vc e pelos meus amigos da GPAG, sei que estão de coração torcendo por mim.

    A minha força vem de Deus, com certeza, e das orações q vcs fazem por mim. Tive momentos ansiosos e tristes mas nunca me desesperei e nunca questionei estar doente.

    Toda vez q algo me incomoda penso: o q posso fazer para ser melhor? Para deixar esses sentimentos ruins? E sempre acabo achando uma solução.

    Tenho aprendido muito e espero não esquecer desse aprendizado nunca, sendo sempre uma pessoa melhor.

    Bjos Val

    ResponderExcluir
  3. Cintia, parabéns. Fico feliz que tenha recuperado a imunidade e conseguiu fazer a quimio.
    Que você continue com essa garra e com quilinhos a mais ou nao sempre linda.
    Em breve novidades lá no blog hehe.
    Estou meio sem tempo. Semana de prova na faculdade mas vamos que vamos...

    Bjinhos
    Sara Ramos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Cintia!
    É a segunda vez que leio seu blog e estou muito feliz de ver que vc está firme e forte como sempre foi. Parabéns por vencer mais uma etapa. Continue escrevendo, acredito que isso lhe faça bem.
    Admiro vc, não sei se eu estaria com essa força ainda se estivesse passando por essa provação. Estamos torcendo e orando muito por vc.
    Beijos linda!
    Nádia

    ResponderExcluir
  5. Nádia, Sara, obrigada pelos comentários!

    Nádia, a força vem quando a gente menos espera e quando mais precisa dela. Ela surge,enfim.

    Bjos =)

    ResponderExcluir
  6. Oi querida ! Não se preocupe que os cabelos irão cair e somente 3% ficará, experiência de quem já passou por isso! kkkkk Os meus ficaram bons até o quinto ciclo, praticamente faltando um pouco mais de um mês para acabar, eles caíram absurdamente e fiquei com meia dúzia na cabeça, na loucura de achar que estava bom e que eles iam ficar, daí já estava cansada de ficar usando o chapéu, passei num salão e mandei raspar. Que bom que você está reagindo bem! Fiz o pet scan depois do quarto ciclo e depois ficamos só na tomografia. Só vim fazer o PET Scan agora em Julho mas aí você já sabe da história, estou na luta novamente! Beijinhos e vamos que vamos guerreira!
    http://meuhodgkin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christiane!

      Essa coisa do cabelo com o protocolo ABVD é muito relativa. Terminei o terceiro ciclo sem perder quase nada, mas tenho consciência de que eles podem cair até terminar os ciclos necessários.

      Vi casos que foram até o fim sem perder todo o cabelo, ou que perderam tudo no primeiro ciclo, ai não dá pra saber o que vai acontecer com a gente.

      Se cair eu vou chorar, né? kkk Acho que é algo que não tem como se preparar, é chorar até cansar, desabafar, comprar um lenço lindo e ir a luta! Depois as nossas madeixas voltam.

      Bjossss Vamos em frente com nossos tratamentos né? Força pra gente!



      Excluir
  7. Oi linda, Cíntia! Confia sempre no Senhor ... a nossa vida é de ciclos e td acontece exatamente como tem que ser para o nosso crescimento. Sei que às vezes não entendemos, e me incluo neste entendimento. Mas nosso Pai, nosso Criador está sempre ao nosso lado, muitas vezes no carregando no colo. Um grande beijo!

    ResponderExcluir

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!