sábado, 13 de outubro de 2012

Linfoma, tipos, subtipos e o meu tipo

Olá, 

Encontrei um vídeo bem legal, principalmente pra quem não conhece a doença, que explica informações básicas sobre o Linfoma:




Há diversos tipos de Linfoma, divididos em dois grupos: Linfoma não Hodgkin (com mais de 30 subtipos, segundo o site da Abrale) e o Linfoma de Hodgkin (com 4 subdivisões), que é o meu tipo de linfoma. Abaixo um quadro com os quatro tipos de Linfoma de Hodgkin com o meu subtipo marcado em vermelho:




Como podem observar, eu fui extremamente sorteada com meu tipo de linfoma, apenas 3% dos casos são como o meu e também é um subtipo com evolução lenta. Acredito que por isso eu não tive sintomas da doença, mesmo passando 1 ano enrolando pra fazer a biopsia de um nódulo que eu achava que não era nada.



Além dessa divisão, também é feito o estadiamento da doença, como para saber até onde ela avançou, veja a tabela:



O meu estádio é o III, tenho gânglios aumentados na virilha e também na axila. Há também a divisão entre estádio A e B, sendo o A para pacientes sem sintomas e o B para pacientes com sintomas, então no meu caso sou III-A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!