terça-feira, 3 de setembro de 2013

Seja um doador de medula óssea!

Oi gente, 

Os último post's foram bem técnicos né? Sucintos e objetivos, bem informativos a respeito da biópsia que foi feita na sexta-feira passada (30/08).
E sobre procedimento cirúrgico informo que está tudo bem, incisão cicatrizando, dor quase nenhuma, licença do trabalho a semana inteira para cuidar do meu dodói. Fui ao laboratório para saber os trâmites do resultado da biópsia, e fui informada que o prazo é de até 15 dias úteis, sendo assim a data limite para a entrega do resultado seria 24/09. Gente, é muito tempo! Quase um mês após a retirada, como assim? Na hora nem reclamei com o atendente, nunca pesquisei sobre o assunto, não tinha certeza se precisava ou não de todo esse tempo.

Chegando em casa dei uma fuçada no google e vi que um dos exames que será feito no material, o chamado imuno-histoquímico, precisa de um prazo maior para ser feito, mas não encontrei justificativa para 15 dias úteis. Cinco, oito, até dez dias achei prática normal dos laboratórios. Enfim, dia 11/09 retorno ao médico cirurgião para ele dar uma olhada nos pontos, então conversarei com ele sobre a demora do resultado e se ele pode pedir urgência pro laboratório, já que este é um laboratório de confiança dele. Se ele não pedir, eu mesma peço, rs.

Ontem, fui à perícia médica homologar meu atestado e aproveitando que estava pela rua, chamei meu namorado Bruno e minha amiga Ana Paula para irmos ao Hemocentro de Brasília para que eles se cadastrassem como doadores de medula óssea. 

Aqui em Brasília é muito simples fazer o cadastro, é só comparecer ao Hemocentro de Brasília (SMHN Q 3 Conj A - Bloco 3 - Asa Norte Brasília - DF), com documento de identificação, passar por uma avaliação do estado geral de saúde e fazer coleta de uma amostra de sangue. As etapas foram bem rápidas, acredito que não passamos de 40 minutos no Hemocentro. No mesmo dia do cadastro também é possível fazer doação de sangue, caso esteja dentro dos requisitos necessários para a doação.

É importante que nós estimulemos nossos amigos e familiares a se cadastrarem como doadores de medula, pois nós acompanhamos as histórias de outros pacientes e sabemos a dificuldade em achar um doador compatível.  Muitas pessoas aguardam um doador de medula compatível como uma grande (e até mesmo única) chance de cura.

Depois, com mais calma, reunirei em um post as informações gerais sobre o cadastro como doador de medula e também sobre a doação em si.

E se você é meu amigo, se prepare, mais cedo ou mais tarde te convidarei para nos encontrarmos no Hemocentro, rs.

Bjos queridos

PS: Parabéns Ana e Bruno pelo gesto de carinho e solidariedade com o semelhante!

3 comentários:

  1. Me convida pra lanchar? Já sou cadastrada como doadora de medula! =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Rai, parabéns pra você também por já ter se cadastrado!
      E claro q te convido para lanchar! rs

      Bjos

      Excluir
  2. Cintia quando fiz a biopsia ela também não foi conclusiva e na sequência a amostra foi encaminhada para o estudo imunohistoquimico, como cirurgião pediu com urgência uma semana depois recebi o resultado, sobre doação de medula também tenho mobilizado meus familiares para se cadastrarem tbm, bjs Ale

    ResponderExcluir

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!