sábado, 15 de setembro de 2012

Doe sangue, doe medula, doe plaquetas, DOE-SE!

Dessa vez foi mais difícil me livrar das reações da sessão, acho que a falta de umidade em Brasília também colaborou. Todo mundo está sofrendo com a seca, então acabei sofrendo mais. Já estou disposta, o estômago já voltou pro lugar e só quero que a próxima semana passe bem devargazinho pra que a sexta sessão não chegue logo. Fiquei abatida psicologicamente esses dias. O tempo todo me lembro que estou doente, é estranho, não estava assim. Eu desencanava mais. Agora a cada minuto me lembro da minha condição de paciente.

A sala da quimioterapia é arrumadinha, as enfermeiras são uns doces, o médico é gente boa, não passo mal durante a sessão mas, só de lembrar que vou sentar lá de novo, meu estômago repugna. É psicológico, só pode. Mas bom meu psicológico ir se acostumando porque terei que sentar lá mais algumas vezes.

Tenho até notícias boas, o linfonodo que eu conseguia tocar sumiu. É um bom sinal, o médico disse q ele deveria sumir mesmo com o tratamento. Só não fiquei muito animada porque também tenho linfonodos aumentados em outros locais que não são palpáveis, só o exame PET-CT mostrou, então não tem como saber como estão os outros. Só com novo exame mesmo. 

O Jornal Hoje, de hoje, trouxe uma matéria sobre doação de médula óssea para transplante. Antes, eu sabia que o transplante era necessário em casos de Leucemia, hoje também sei que pacientes com Linfoma, em alguns casos, também necessitam do transplante. Encontrar um doador compatível é algo muito raro, difícil mesmo. 

Há um cadastro nacional de doadores de medula óssea, chamado REDOME. Nele, os interessados podem deixar seus dados e caso, em algum momento, um paciente compatível necessite do transplante, o interessado será chamado para fazer novos exames e verificar se há real compatibilidade.

Lembro que uma amiga do trabalho me contou que tinha se cadastrado como possível doadora, ela foi a única pessoa que conheci até hoje a se cadastrar, e minha reação foi perguntar: Sério? Você terá coragem?
O doador também passa por uma cirurgia para a retirada da medula, e fazer esse gesto, passar por um procedimento cirúrgico para ajudar uma pessoa desconhecida, é algo que requer um coração bom demais. Eu tão egoísta não enxerguei isso aquele dia enquanto conversávamos. E nem imaginei quantas pessoas têm a esperança de cura, a esperança de vida, no doador compatível, desconhecido e disponível para fazer o transplante.

Ana Maria, você que se cadastrou, mesmo que nunca precisem da sua doação, você é uma pessoa maravilhosa por este gesto! 

Falando em doação, o estoque de sangue de todos os tipos do hemocentro de Brasília está baixo e precisando de doações! Que tal essa semana gente?



Um comentário:

  1. Eita, então você conhece duas pessoas! Me cadastrei há dois anos e sempre faço pensamentos positivos no sentido de estar disponível caso alguém seja compatível comigo!
    Me cadastrei num dia em que fui doar sangue! Rs

    ResponderExcluir

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!