quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cateter permanente (Port-a-Cath)

Antes de mais nada quero dizer que os últimos dias foram muito bons. Quase normais. Estive mais disposta e até consegui fazer exercícios físicos sem cansaço extra. Prevejo um feriadão de 7 de Setembro bem feliz, preparando-me para a quinta sessão de quimioterapia dia 10. As dores da Granulokine, apesar de parecer um parto, só duraram um dia.

Tem uma matéria bem legal na Folha de São Paulo, de 03/09/2012, sobre a mudança do cabelo do Gianecchini após o tratamento do câncer. Quer ler? Clique aqui.


Cateter

Mais uma coisa que eu não sabia que existia antes de iniciar o tratamento: o tal do cateter implantável de longa duração. Ele é um dispositivo implantado por meio de uma cirurgia com anestesia local, geralmente na região superior do tórax. O meu fica do lado direito. Olha como ele é:

Na cirurgia, o médico introduz a ponta do cateter em uma veia de calibre maior e por meio dele será feita a medicação da quimioterapia. A minha cirurgia foi muito tranquila, não demorou nem uma hora. Nos primeiros dias, por causa do corte, não consegui fazer muitos movimentos com o braço direito e pra dormir também incomodava um pouco. Em uma semana tudo voltou ao normal.

Nas aplicações da quimioterapia, a enfermeira sente o cateter, que fica sob a pele, e punciona com a agulha nesta parte gelatinosa, como se fosse um silicone (pode até ser, porque eu não sei do que é feito, rs). As enfermeiras me recomendaram usar a pomada anestésica EMLA, no local, uma hora antes da sessão. Com a EMLA não dói nada. Puncionei uma vez sem a EMLA e doeu como uma coleta de sangue pra mim. Se eu não tivesse comprado 5 pomadas de uma vez, economizaria e nem compraria a pomada.

Estou com o cateter desde o dia 13/07/12 e sei que ainda vou ficar muito tempo com ele, pelo menos até 6 meses depois do final do tratamento.Por isso, resolvi ser brother dele. Eu não o incomodo e ele não me incomoda. O médico me disse que a única coisa que eu não deveria fazer, estando com o cateter, era nadar. Mas eu evito pegar peso, forçar demais o braço, essas coisas que não custam nada prevenir. 

Não tenho vergonha de sair com alguma blusa que mostre, ele é muito discreto. A cicatriz é mais feinha, costumo esconde-la por causa do sol, pra não manchar e uso protetor solar. O meu cateter está assim agora, quase não dá pra ver, é essa bolinha do lado da cicatriz:

Achei um site bem bacana com informações sobre cateter, clique aqui se interessar.

O melhor de tudo é que com o cateter não há necessidade de usar as veias do braço para receber medicação. Antes de colocar o cateter, fiz uma sessão de quimioterapia no braço e depois senti muita dor. Tive a chamada flebite, inflamação da parece da veia, e causa uma dor parecida com tendinite, só que o que está inflamado são veias e não tendões. Sofri bastante, dormia com a bolsa de água quente no braço, para aliviar. Com o cateter não tenho mais esse sofrimento, Graças a Deus!


Bjosss em breve conto mais novidades!


14 comentários:

  1. Oi Cintia! Que bom que nos encontramos. Como você tem passado em relação ao tratamento? Estou olhando a cicatriz do seu cateter e ficou igual a minha, exceto que a minha está na horizontal. Doeu muito para cicatrizar? A minha doeu um pouco. Te desejo toda a sorte do mundo e vamos viver muito o presente! Um beijo e qualquer coisa estamos aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christiane!
      Estou bem em relação ao tratamento, ansiosa pela primeira tomografia depois que iniciei as sessões de quimioterapia, farei essa próxima semana.

      Não senti muita dor até cicatrizar não, incomodava um pouco pra dormir, tinha que colocar várias almofadas ao redor.

      BJosss e se precisar também estamos aqui! Unidas contra o Hodgkin rs

      Excluir
  2. Vou pedir p o meu médico colocar em mim, já fiz 2 sessões, meus braços ficaram arrebentados, nossa 10 dias de dor, nem conseguia dormir,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francielle,

      Questione seu médico a possibilidade de colocar o cateter, facilita muito a hora da medicação e depois que coloquei nunca mais senti dor no braço.

      bjos

      Excluir
  3. Querida, o meu cateter é igual o seu mas como eu sou mais gordinha, ele nem fica a mostra! Força pra gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayanna, já fez um ano que ele está implantado e ajudou demais a receber as quimios!

      bjos =)

      Excluir
  4. Oi, me chamo Margarida tenho 74 anos, moro Garça -SP e todos falam que sou muito guerreira.
    Depois de 24 anos e meio da primeira cirurgia câncer de mama, dia 26.3.14 fiz a segunda cirurgia. Confesso que estava com muito medo desse bendito cateter. Minha filha e minha neta pesquisaram aqui na internet e já fazia uma semana que era para eu ver sobre o assunto, mas fui protelando. Como amanhã vou fazer a entrevista com o anestesista tomei coragem para ler. Você conseguiu passar tranquilidade para mim e me ajudou MUITO, obrigada. Te admiro! Como é bom a gente passar as nossas experiencias para o próximo. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que prazer receber seu comentário Margarida! Sinto uma felicidade imensa em saber que meu simples relato ajudou. Desejo que a senhora passe por este tratamento da melhor maneira possível, com muita fé e positividade. Estou há um ano sem tratamento e continuo com o cateter, ele não me atrapalha em nada! E a senhora vai ver que ele vai ajudar demais na hora de aplicar as quimios! Bjos

      Excluir
  5. Oi.Fiz o implante do cateter onten. Foi muito tranquilo. Não tive dor..na próxima terça farei minha primeira quimioterapia. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meirilucia,

      Retirei meu cateter há pouco mais de um mês. Ele ajudou muito nas sessões de quimioterapia, poupou os braços.
      Sucesso no seu tratamento!

      Excluir
  6. Recentemente fui diagnosticada com linfoma estágio IIB, já fiz minha primeira quimioterapia no dia 04/03/15 ,foi na veia e sentir dor na veia.ontem coloquei o catéter e estou ansiosa dia 18/03 será a segunda quimioterapia acredito que seja através do catéter. Estou com um curativo no pescoço e outro no catéter isso é normal? É tranquila a,retirada dos curativos? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Desculpe a demora em responder!

      Acredito que já tenha feito sua quimio e retirado os curativos, né? Eu só tinha um curativo, mas não sei se isso é regra. Acredito que já tenha tirado essa dúvida com o médico, se não, é sempre bom perguntar e estamos esclarecidos com o que acontece em nosso corpo.

      Sucesso em seu tratamento!

      Excluir
  7. Recentemente fui diagnosticada com linfoma estágio IIB, já fiz minha primeira quimioterapia no dia 04/03/15 ,foi na veia e sentir dor na veia.ontem coloquei o catéter e estou ansiosa dia 18/03 será a segunda quimioterapia acredito que seja através do catéter. Estou com um curativo no pescoço e outro no catéter isso é normal? É tranquila a,retirada dos curativos? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas me chamo Fabiana e fui diagnosticada com um tumor na perna em 11/11/15, estou precisando colocar o cateter já que esse não é meu primeiro câncer que tenho, devido a isso não tenho mais veias para fazer a pulsão. Faço tratamento na Santa Casa de São Paulo e que não é secreto pra ninguém a crise que está passando resumindo eles não estão colocando e sem isso não posso começar a quimioterapia.
    Gostaria de saber ser vocês se colocaram pelo hospital ou particular e qual seria o preço e o local, estou desesperada atrás desse cateter.

    ResponderExcluir

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!