domingo, 7 de abril de 2013

Recomeçar!

Oi pessoas, 

Praticamente uma semana se passou após a quimio e estou me sentindo muito bem. O fim de semana foi ótimo, bem divertido e comilão (amanhã de volta a reeducação alimentar, rs).

Algo foi muito difícil pra mim nos últimos dias, conseguir falar que o tratamento acabou. Dizer com fé que a 16ª foi a última sessão. Parece que ainda vai aparecer alguém e dizer Ahhhhhhh pegadinha do malandroooo!!!! Vai ter mais tratamento, se prepare kkkkkk

Minha terapeuta disse que essa minha dificuldade é meu mecanismo de "defesa". Em dezembro eu criei a certeza de que faria apenas 12 sessões e comecei a fazer vários planos pra voltar à rotina, comprei passagens para viajar, queria comemorar o fim do tratamento, e tirei os pés do chão mesmo, vivi de esperança e fé.
Só que eu não sou assim, eu sou racional, gosto de ter os pés no chão, as coisas confirmadas, controladas.
Daí a primeira vez que eu levitei e acreditei em algo que não tinha certeza, eu levei uma rasteira e precisei fazer mais sessões de quimio. 

Então agora, não consigo mais tirar o pé do chão, eu quero ter certeza, provas, fatos, enfim, eu quero um PET limpo pra ter certeza que o linfoma foi embora. Só que PET só no início de maio e eu não posso ficar um mês inteiro ansiosa vendo a vida passar, eu preciso recomeçar, afinal, as quimios acabaram e não temos mais previsão de mais tratamento.

Um pouco antes da última sessão, fui conversar com meu oncologista, pois andava pensando muito sobre esse recomeço. Contei pra ele que tinha medo de fazer planos e tomar decisões sérias nesse pós tratamento e ver tudo por água a baixo de novo, que isso me fez muito mal da primeira vez. Pedi que ele fosse sincero com suas expectativas, se ele acreditava mesmo que estávamos chegando ao fim do tratamento de verdade. Eu sei que meu médico não tem bola de cristal e não pode adivinhar o resultado do meu PET, mas ele me acompanha, acompanhou outros casos e estudou pra isso, então pelo menos um bom palpite ele tem.
A resposta dele foi que meu tratamento foi bem sucedido, disse que eu respondi muito bem ao protocolo de quimioterapia, e é pouquíssimo provável que o PET não esteja limpo. E completou: "Vá viver. Viva planejando sua vida nos 90% de chance da sua doença nunca voltar. Não viva nos 10%". Então, fui seguir o conselho e tomar minhas decisões.

Então, desde sexta-feira quando coloquei os pés no chão, eu recomecei. A ficha 'fim do tratamento' não caiu no automático, mas eu estou forçando-a. Eu terei novidades muito boas essa semana deste recomeço, se Deus quiser. Quando estiver tudo acertado e confirmado venho contar, aguardem!

Bjos 
Fiquem com Deus e 
Excelente semana!

8 comentários:

  1. Oi Cíntia,

    Que alegria poder ler que acabou a quimio e que esta bem. Quanto ao pet fique tranquila, vai dar tudo certo, se for da vontade de Deus vai estar limpinho e então vai poder dizer que esta curada. Estar com câncer não significa parar de viver. você fez o certo em ter planos para o fim do tratamento, eu também tenho. Afinal, esperança é o que nos move.
    Siga o que o seu médico disse, viva com a vida diante desses 90¢ de chance da doença não voltar. E se a doença voltar, encare da melhor forma possível porque a forma com que encaramos a doença ajuda muito na cura.
    Saiba que você tem uma amiga, virtual ou não, afinal, moramos na mesma cidade hehe!

    Fica bem,

    Beijos,

    Pris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!
      Obrigada pelo carinho!
      Estou aprendendo a recomeçar, para isso o melhor é tentar viver um dia de cada vez, e estou tentando.
      Estou muito feliz com tudo, com meu recomeço, a noite vou fazer um post para contar.
      Bjos

      Excluir
  2. Oi Cintia também fui diagnosticada com linfoma de hodking, tenho 32 anos dois filhos de 6 e 9 anos e a um pouco mais de um mês este furacão passou em minha vida, iniciei meu tratamento, agora que estou conseguindo falar e me expressar diante desse desafio, adorei seu blog, e já fico na torcida e orações e na certeza de que seu Pet lhe trará a boa nova de Vida Nova bjo gde p vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Fico na torcida por seu tratamento, e feliz do blog ter ajudado um pouquinho.
      Tiver alguma dúvida ou quiser conversar pode me mandar um email cintiaucb@gmail.com, estou à disposição. Bjos

      Excluir
  3. Então muitos parabéns.

    Agora que tudo já acabou é de fato um pouco difícil de recomeçar, mas aos poucos você vai aprender a viver como antes ou até ainda melhor.

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, querida!

    Eu fazia parte do grupo Linfoma-Brasil no facebook, mas depois que meu marido terminou o tratamento, nós retomamos nossas vidas e o assunto linfoma ficou pra trás... Só volta à tona em caso de consultas de rotina, quando falamos com algum amigo da época das quimios, ou quando ele vê algum caso no hospital (ele é médico radiologista).

    Lembro bem dessa sensação de recomeçar. Nós nos mudamos de cidade para que meu marido fizesse o tratamento e ficamos 7 meses afastados do trabalho. O medo de ter de passar por tudo novamente nos impede de fazer muitos planos... Mas os planos é que nos fazem seguir adiante. Então enquanto seu PET não chega, curta bastante cada dia e retome seus objetivos (fazer um curso, um trabalho voluntário, viajar, etc.). Quando o exame constatar o que seu médico afirmou, volte a programar a aquisição do carro ou imóvel, dê passos largos, porque o medo não ajuda em nada.

    Há 2 anos, quando voltamos pra "casa", nós nos sentimos um pouco perdidos também e inseguros para tomar algumas decisões. Mas o tempo inevitavelmente vai passar, e quando você perceber, já se passaram 2 anos também. Confie, o fantasma pós-linfoma diminui a cada dia.

    Beijos e sucesso pra você!

    Rafaella.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella,

      Muito obrigada por compartilhar sua história comigo, me enche de esperança de estar realmente deixando o linfoma pra trás.
      Muita saúde pra vc e seu esposo!
      Que Deus os abençoe muito!

      Bjos

      Excluir

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!