terça-feira, 12 de março de 2013

O exercício físico e o paciente Oncológico

Oi Gente,

Eu fui à academia hoje e consegui fazer meia hora de bicicleta e meia hora de esteira, huruuuuu! Nem parece a disposição da pessoa que depois da quimio não consegue nem caminhar até a padaria. A intenção era ter feito a aula de Pilates, mas o professor não estava bem e não deu a aula. Hoje a tarde vou fazer a avaliação física.

O site Oncoguia tem uma parte dedicada a informar os pacientes sobre a prática da atividade física durante o tratamento. Quem se interessar pode clicar aqui.

Vou postar aqui um pedacinho do texto, que não é meu, é do site.


"No passado, acreditava-se que pacientes em tratamento de doenças crônicas, como câncer ou diabetes, deviam manter-se em repouso e reduzir suas atividades físicas. Hoje em dia, só precisam seguir essas orientações se o movimento provoca dor, aumento da frequência cardíaca ou falta de ar. Recentes pesquisas demonstram que a prática de exercícios não só é segura e possível durante o tratamento do câncer, como também pode melhorar a disposição, o corpo e também a qualidade de vida do paciente.
Por outro lado, o repouso em excesso pode resultar em perda funcional, atrofiamento muscular, além de reduzir a amplitude dos movimentos do paciente.

Programa de Exercícios

Embora haja muitas razões para ser fisicamente ativo durante o tratamento do câncer, o programa deve ser baseado no que é seguro, eficaz e agradável para cada paciente. O programa deve levar em conta os programas anteriores de exercícios que o paciente já costumava seguir antes da doença e também seus novos limites. Portanto, o programa de exercícios deve ser adaptado aos seus interesses e necessidades.

O que levar em consideração:

Tipo e estadiamento da doença.
Tipo de tratamento.
Condicionamento físico.

Só inicie a prática de exercícios físicos após liberação de seu médico oncologista, e certifique-se que o profissional que irá elaborar sua rotina de exercícios conhece seu diagnóstico e suas limitações.

Precauções
  1. Certifique-se que seus níveis sanguíneos estão adequados.
  2. Não faça exercícios físicos se estiver com anemia.
  3. Se suas taxas sanguíneas estiverem baixas evite locais públicos.
  4. Não pratique atividades físicas se o nível dos minerais no sangue, como sódio e potássio, não estiverem normais.
  5. Se você se sente cansado e sem vontade de praticar exercícios físicos, tente pelo menos fazer 10 minutos de alongamento diariamente.
  6. Evite superfícies irregulares e exercícios que possam fazer você se machucar.
  7. Evite exercícios que provoquem muita tensão nos ossos, se você tem osteoporose, metástase óssea, artrite e lesões nos nervos.
  8. Se você tem problemas de equilíbrio, prefira a bicicleta ergométrica à esteira.
  9. Avise seu médico se ganhar peso sem motivo aparente, tiver falta de ar ao mínimo esforço, tontura, dores, inchaços e visão turva.
  10. Observe a ocorrência de sangramentos, especialmente se estiver tomando anticoagulantes.
  11. Evite piscinas com cloro se tiver feito radioterapia.
  12. Se você estiver usando um cateter, evite esportes aquáticos e outros riscos que podem causar infecções. Evite também treinos de resistência que exercitem os músculos na região do cateter.

No link lá em cima tem muito mais dicas e informações!

Bjos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!